
No começo do ano fizemos algumas listagens de todos aqueles filmes que até então eram considerados como as maiores estreias cinematográficas para 2018, mês por mês foram elencadas produções que certamente chamariam atenção ao serem lançadas. Já passamos da metade do ano e o verão americano, época de grandes lançamentos, bem dizer acabou. É hora então de darmos uma analisada nas obras que corresponderam, fracassaram ou surpreenderam, tendo em vista tanto bilheteria quanto recepção. Para conferir nossa crítica ou saber mais sobre o filme, é só clicar em seu título.
Janeiro logo de cara trouxe dois grandes hits com Jumanji: Bem-Vindo à Selva e Viva – A Vida é Uma Festa; se o primeiro foi uma das grandes surpresas do ano faturando quase 1 bilhão, o segundo mostrou a força Disney/Pixar e acabou agraciado com o Oscar de Melhor Animação. O fim do mês ainda estava reservado ao encerramento da trilogia Maze Runner, só que A Cura Mortal não emplacou; apesar de agradar, rendeu menos que os antecessores.
Já no começo de fevereiro, outra trilogia acabou por baixo; Cinquenta Tons de Liberdade amargurou várias críticas e se salvou na bilheteria graças ao fiel público. Entretanto, a salvação mensal surgiu no trabalho mais inesperado da Marvel; com aquele que é certamente o queridinho de 2018: Pantera Negra e sua enxurrada de críticas favoráveis e uma incrível bilheteria de 1,3 bilhão de dólares.
Infelizmente, março não foi o dos melhores em sua maioria e apresentou muitos filmes grandes rendendo aquém do que deveriam. De cara Jennifer Lawrence viu seu Operação Red Sparrow ser total esnobado; então veio Alicia Vinkander sem conseguir atingir o esperado da força de Lara Croft com Tomb Raider: A Origem; e pra fechar, o maior fracasso Disney nos últimos anos veio no insucesso de público Uma Dobra no Tempo. O fim do mês rendeu pelo menos um grande filme: Jogador Nº1 de Steven Spielberg, uma excelente mistura de aventura fictícia com nostalgia.
Em abril tudo se fez valer ao recebermos o maior filme e a maior surpresa do ano: Vingadores: Guerra Infinita e Um Lugar Silencioso. Se todo mundo esperava um grandioso estrondoso com a reunião de heróis da Marvel, acertou; o filme passou a barreira de 2 bilhões de dólares em bilheterias. Enquanto o terror chegou despercebido e conquistou vários adeptos com sua temática inesperada de pouco barulho.
Maio chegou e se por um lado trouxe Deadpool 2 com a mesma grandiosa bilheteria e divertida funcionalidade de seu antecessor, por outro a Disney tomava mais um banho de água fria com o fracasso comercial de Han Solo: Uma História Star Wars.
Junho foi de grande sucesso graças aos seus lançamentos de peso que juntos conseguiram mais de 2 bilhões em bilheteria. Méritos maiores a Jurassic World: Reino Ameaçado que ultrapassou o bilhão com a volta dos dinossauros, enquanto Os Incríveis 2 vem batendo vários recordes e se estabelecendo entre as melhores animações da história. Neste comecinho de julho recebemos Homem-Formiga e a Vespa, mais um excelente capítulo adicionado ao Universo Marvel; porém, com uma bilheteria muito baixa aos padrões da empresa.
Missão: Impossível – Efeito Fallout – 26 de julho
Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo – 2 de agosto
Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível – 16 de agosto
A Freira – 6 de setembro
O Predador – 13 de setembro
Venom – 4 de outubro
Nasce Uma Estrela – 11 de outubro
Halloween – 25 de outubro
Bohemian Rhapsody e O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos – 1 de novembro
Animais Fantásticos: Os Crimes de Grinderwald – 15 de novembro
Aquaman – 13 de dezembro
Bumblebee – 25 de dezembro

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.