
Curitiba é cidade natal de muitos grupos musicais que têm aquele algo a mais para oferecer. Seja pela produção ou pelo som ousado, há diversas bandas curitibanas que merecem a atenção do público. No ano passado o Curitiba Cult fez uma lista com 10 bandas curitibanas para conhecer, porém, já que a cena musical curitibana é grande demais para uma lista só, resolvemos fazer outra. Confira outras 10 bandas curitibanas para conhecer:
Fundada em 2012, a banda de rock alternativo Fauno lançou seu primeiro EP “Corona” em 2014. Logo no início da carreira, conseguiu mostrar uma forte personalidade nas músicas. “Corona”, por exemplo, significa a luz que não se apaga. As canções passam uma mensagem de autorreconhecimento e entrega total. O compacto “Polaroid” (2015) e o EP acústico de Corona são outros trabalhos da banda. Para 2016, já está se preparando para lançar um novo projeto chamado “Volcano”. A gente já viu uma apresentação deles. Saiba mais aqui.
Provavelmente a banda The Shorts foi uma das melhores surpresas para a cena musical curitibana em 2015. O grupo surgiu no ano passado e, apesar do pouco tempo de existência, já impressionou com o EP Serendipity. O EP tem quatro músicas com influências do rock alternativo e post-punk. O instrumental marcante e a voz hipnotizante da vocalista Natasha Durski lembram o estilo da banda britânica Savages.
Criada em 2011, a banda Dunas é composta por Guilherme Nunes, Francisco Bley, Gabriel França e Lorenzo Molossi. O primeiro EP “Dunas” foi lançado em 2013 e tinha um estilo pop rock, mas não era o que eles queriam realmente. Dessa forma, a banda começou a trabalhar com a música experimental. O resultado dessa mudança foi o EP Boas-Vindas (2014), e assim Dunas encontrou sua verdadeira identidade. Os álbuns Ad Astra e 45 minutos, ambos lançados em 2015, seguem o mesmo caminho que Boas-Vindas, usando o instrumental e o improviso para criar um trabalho espontâneo e autêntico.
O Veenstra começou como um projeto solo de Lorenzo Molossi, que também usa o pseudônimo François Veenstra e é baterista da banda Dunas. Entre maio de 2012 e novembro de 2013 o músico produziu três álbuns sozinho. É preciso escutar a trilogia “Journey To The Sea”, “Six Months of Death” e “ People & The Woods” para entender o quanto esse feito é brilhante. Além da rica sonoridade, a narrativa da trilogia é baseada em sonhos que Lorenzo teve e quis refleti-los em sua música. Para o próximo disco, que será lançado no dia 17 de março, a banda conta com mais cinco membros. Veenstra consegue puxar o ouvinte para dentro de seus sonhos instantaneamente. E que fique avisado: não será fácil de sair de lá.
O grupo Jazz Cigano Quinteto foi fundado em 2008 e é uma grande referência do jazz manouche (cigano) no país. A banda, além de já ter um disco lançado e trabalhar em composições, também faz releituras de outras músicas sem abandonar o estilo do jazz cigano. Os atuais membros da banda são John Theo, Lucas Miranda, Vinícius Araújo, Wagner Bennert e Mateus Azevedo.
Cefa é uma banda de rock alternativo e existe desde 2009. Seu primeiro EP, intitulado “Os Dias Que Antecedem As Rosas”, foi lançado em 2012. Em 2015, o grupo apresentou o álbum “O Fantástico Azul Ao Longe”. As letras das músicas passam uma sensação de desamparo e impotência diante do tempo que não poupa ninguém. Porém, há também uma mensagem de esperança. A formação atual da banda é Caio Weber, Victor Farias, Carlos Slu, Israel Cantido e Lucas Smuk. Inclusive já fizemos uma entrevista exclusiva com o vocalista, Caio, e você pode conferir aqui.
Farol Cego é uma banda de indie rock formada pelos integrantes Leonardo Guimiero, Thomas Berti, Felippe Mileke e Henrique Neves. Até agora, a banda lançou um single, o EP Zênite (2014) e Dói // Cai, uma música produzida para a primeira coletânea do Coletivo Atlas. O estilo das músicas é um equilíbrio entre rock alternativo, post-rock e psicodelismo.
Fundada em 2008, lançou o primeiro EP “Oliver no Planeta do Sol” em 2010, apresentando músicas do gênero rock psicodélico. Além do EP, Trem Fantasma também tem os singles Casmurro, Júlia e Nunca Se Sabe, sendo que o clipe desse último já alcançou mais de 50.000 views no YouTube. De acordo com a página do Facebook da banda, a gravação do novo disco já foi finalizada e ele será lançado em março.
Pertinho de Curitiba, a banda de rock Caneco de Madeira foi criada em 2010 em Araucária. O primeiro EP da banda “Vizinho” foi lançado em 2015. “Vizinho” é o resultado das experiências que a banda teve em cinco anos de existência e também das influências de cada um dos integrantes da banda. Lá na matéria com a Fauno também tem um pouco mais sobre eles!
A banda de rock Monreal foi criada em 2012, fruto da ideia do quarteto de amigos Gabriel Silva, Gilberto Filho, Marcelo Leodoro e Vinicius Barboza, que tinham vontade de formar uma banda juntos. Monreal já tem dois álbuns lançados: o autointitulado Monreal (2014) e Um Por Todos (2015).
Foto de destaque: Gosmma/Curitiba Cult

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.