Curitiba é palco de muitas bandas de qualidade e com diversos estilos musicais. Reggae, folk, rock, música alternativa e psicodélica, entre outros. Há bandas curitibanas para todos os gostos. Por esse motivo, nós selecionamos 10 delas para você conhecer ou até mesmo relembrar e curtir um bom som.
Quando a música “Oração” (com participação do cantor Leo Fressato) foi publicada no YouTube em 2011, ela virou um grande hit na internet. O vídeo, que tem mais de 14 milhões de views hoje, possibilitou uma maior visibilidade para outras bandas curitibanas. Portando, nada mais apropriado do que começar a nossa lista com A Banda Mais Bonita da Cidade. A banda de MPB e rock alternativo existe desde 2009, mas só depois do sucesso de Oração começou a gravar o primeiro álbum (que leva o nome da banda) com a ajuda do crowfunding. O segundo álbum (O Mais Feliz da Vida), além de ser mais conceitual, marca a estreia da vocalista Uyara Torrente como compositora. O primeiro show d’A Banda Mais Bonita da Cidade em 2015 já tem data marcada em Curitiba. Clique aqui para mais informações.
Já imaginou que interessante seria misturar indie, funk, folk e outros estilos? Afinal, para que se contentar com um único gênero musical se você pode ter vários em uma música só? Se você gosta de uma boa mistura, a Banda Gentileza pode te agradar. A banda surgiu em 2005 e o primeiro álbum da banda foi lançado em 2009. De acordo com o site da banda, o segundo álbum ainda está em pré-produção.
Criada em 2004, a banda (que antes se chamava Sabonetes) tinha como principal característica o rock urgente. Em 2013, ano de lançamento do segundo álbum, muita coisa havia mudado. A música era diferente, pois buscava melodias inusitadas e tinha outro conceito. Dessa forma, os integrantes da banda decidiram que a mudança deveria ser completa e mudaram o nome da banda para Esperanza. Toda mudança é um risco. Porém, no caso da banda Esperanza, valeu a pena.
Naked Girls and Aeroplanes é um projeto formado por três artistas: Artur Roman, Wonder Betim (ambos da banda Esperanza) e Rodrigo Lemos (A Banda Mais Bonita da Cidade, Lemoskine). A banda lançou um EP em 2012, que tem um estilo indie folk.
Outra banda para quem gosta de músicas que misturam gêneros musicais. Trombone de Frutas consegue juntar bossa nova, rock clássico e um rap improvisado em uma música. Tudo isso com maestria e uma sonoridade muito rica. O primeiro álbum da banda se chama “Chanti, Charango?” e foi lançado em 2014. Confira a primeira faixa do álbum:
É impossível ouvir alguma música da Confraria da Costa e não imaginar uma banda de piratas em alto mar. Isso mesmo, Confraria da Costa é uma banda de rock pirata! Apesar de não ser um gênero muito popular, vale a pena conferir as canções divertidas e inusitadas. A banda lançou seu primeiro álbum autointitulado em 2010. Já o segundo, Canções de Asassinato, é de 2013. Aproveitem, marujos!
O nome da banda pode se apresentar de várias formas por aí: Simonami; Sí, mon ami ou {Sí}monami. Mas isso não importa muito. O que você realmente precisa saber sobre essa banda é que a música é bela, suave e agradável. Algumas músicas abordam assuntos triviais e outras são mais complexas, mas a banda toca todas sempre com a mesma delicadeza. O álbum “Então Morramos” foi lançado em 2013.
ruído/mm (ruído por milímetro) é uma banda de rock instrumental com um som quase indescritível. É a pura criatividade que permite criar algo novo para atingir o ouvinte e pegá-lo de surpresa. A banda já tem 4 discos lançados: Série Cinza (2004), A Praia (2008), Introdução à Cortina do Sótão (2011) e Rasura (2014).
“Leash” é aquela cordinha que prende o surfista a sua prancha. Portanto, um nome muito apropriado para uma banda de surf rock. A Banda Leash foi criada em 2011, mas a maioria dos integrantes já tocava junto em outra banda (a extinta Manawaii) desde 2005. A Banda Leash tem dois discos lançados até agora: Leash (2013) e Sementes de Chuva (2014).
A banda de rock psicodélico Marrakesh surgiu em 2014 e, apesar de ser a mais nova da lista, tem um grande potencial. No canal do You Tube da banda já foram publicados três vídeos de apresentações ao vivo das músicas Constance, Endless Colours e Don’t Expect Too Much, Just Lay Down And Smile (Cry).
Foto: Breno Galtier Photography
Data de Lançamento: 15 de agosto
Princesa Adormecida é um longa dirigido por Claudio Boeckel e trata-se da segunda adaptação dos livros Princesas Modernas, de Paula Pimenta (Cinderela Pop). A trama irá conta sobre Rosa (Pietra Quintela), uma adolescente, que assim como qualquer outra, sonha em ter a sua liberdade e independência. No entanto, essa conquista fica sendo apenas um sonho, uma vez que seus três tios que a criaram como uma filha, Florindo (Aramis Trindade), Fausto (Claudio Mendes) e Petrônio (René Stern), superprotegem a menina a todo custo, não permitindo que ela viva as experiências que a adolescência traz. Quando Rosa completa seus 15 anos, ela descobre que o mundo ao qual ela pertence, na verdade é um sonho, e o mundo com o qual ela sonhava, é a sua verdadeira realidade. Rosa é uma princesa de um país distante e, por isso, sua vida pode estar em perigo. Rosa é mais que uma simples jovem que vai à escola e se diverte com sua melhor amiga e troca mensagens com o seu crush. Um mistério do passado volta à tona e uma vilã vingativa coloca sua vida em perigo.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Dirigido por Fede Álvarez, Alien: Romulus é um thriller de ficção científica que retorna às raízes da franquia de sucesso Alien, o 8º Passageiro (1979). Ambientado entre os eventos do filme de 1979 e Aliens, O Resgate (1986), a trama acompanha um grupo de jovens colonizadores espaciais que se aventuram nas profundezas de uma estação espacial abandonada. Lá, eles descobrem uma forma de vida aterrorizante, forçando-os a lutar desesperadamente por sua sobrevivência. O elenco inclui Cailee Spaeny, David Jonsson, Archie Renaux e Isabela Merced. A produção é assinada por Ridley Scott, enquanto o roteiro é de autoria do próprio Álvarez, baseado nos personagens criados por Dan O’Bannon e Ronald Shusett. Com essa nova abordagem, o filme busca resgatar a atmosfera claustrofóbica e o terror psicológico que consagraram a franquia, prometendo agradar tanto aos fãs antigos quanto aos novos espectadores.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Meu Filho, Nosso Mundo, longa dramático do renomado diretor Tony Goldwyn, irá acompanhar o comediante de stand-up, com casamento e carreira falidos, Max Bernal (Bobby Cannavale) e por conta dessas complicações da sua vida, ele convive com o seu pai, Stan (Robert De Niro). Max têm um filho de 11 anos, chamado Ezra (William A. Fitzgerald), junto com a sua ex-esposa, Jenna (Rose Byrne), com quem vive brigando sobre a melhor maneira de criar o menino, uma vez que o mesmo é diagnosticado com o espectro autista. Cansado de ser forçado a confrontar decisões difíceis sobre o futuro do filho e decidido a mudar o rumo do jogo, Max parte com Ezra em uma viagem de carro cross-country para encontrar um lugar onde possam ser felizes, algo que resulta em um impacto transcendente em suas vidas e na relação íntima de pai e filho.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Protagonizado por Haley Bennett e dirigido por Thomas Napper, o A Viúva Clicquot apresenta a história de Barbe-Nicole Ponsardin – uma viúva de 27 anos que depois da morte prematura do marido – desrespeita as convenções legais e assume os negócios de vinho que mantinham juntos. Sem apoio, ela passa a conduzir a empresa e a tomar decisões políticas e financeiras desafiando todos os críticos da época ao mesmo tempo em que revolucionava a indústria de Champagne ao se tornar uma das primeiras empresárias do ramo no mundo. Hoje, a marca Veuve Clicquot é uma das mais reconhecidas e premiadas do setor e sua ousadia já a sustenta por 250 anos de história.