Ser criança não é nada fácil

Foto: Larm Rmah via Unsplash

Você já observou como é a vida de uma criança? 

E qual foi a sua conclusão?

Que é uma vida boa, cheia de mordomias, dormir por bastante tempo e até a hora que quiser, ter comidinha pronta e servida fresca e saborosa na sua frente sem esforço nenhum, não ter compromissos nem precisar ir a bancos e demais instituições que exigem grandes filas e pessoas nervosas o tempo todo? Não precisar trabalhar! Que sonho! Gostaria de ser criança de novo, não e verdade?

Então se prepare, pois vamos fazer uma experiência contigo e você poderá se ver como alguém vivendo novamente como uma criança. Medite e imagine a seguinte situação:

Você esta deitado confortavelmente no escuro de teu quarto, após uma deliciosa e satisfatória refeição… Permanece ali deitado, dormindo bem aconchegado quando de repente num supetão uma força te puxa da cama pelos pés e começa e te arrastar obrigatoriamente até a porta do quarto de onde vem uma luz cegante com uma temperatura gélida, onde gigantes passam a te manusear e te carregar chacoalhando teu corpo e cérebro de um lado para o outro.

Então você se vê sozinho e apavorado em uma nova cama, todo amarrado em tecidos que tocam agressivamente a sua pele e em um lugar completamente estranho e grande. As demais sensações que se seguirão também não serão nada fáceis de serem interpretadas por você, pelo simples fato de que você nunca sentiu nada igual à fome, frio, dor, e nem tampouco ficavam saindo coisas de forma espontânea de seu corpo.

Os poucos momentos de alívio nos próximos meses serão aqueles em que você passará nos braços de um desses gigantes no qual o cheiro e os sons lhe serão familiares, mas esses momentos acabarão por se tornarem cada dia menos freqüente e você será obrigado a adaptar-se a este mundo novo.

Então terá que aprender a se comunicar, a ficar quieto, a andar, a se auto cuidar, e interagir e finalmente a se impor neste novo mundo ao qual você foi obrigado a estar. Este processo irá lhe custar pelo menos uns 10 a 18 anos e não será nada fácil. Você será testado e colocado a prova todos os dias, irá sentir medo, solidão, incompreensão e ate mesmo raiva. Não sabe por que a maioria das coisas é feita do modo como são, e não poderá opinar em quase nada na mudança destas mesmas coisas…

E agora te pergunto: Será que vida de criança é mesmo fácil?

E para tornar este cenário ainda mais cruel, muitas mulheres voltam prematuramente ao mercado de trabalho enquanto seus pequenos filhos ainda precisam de muito mais tempo com as genitoras. Na Natureza, após darem a luz a seus filhotes, os animais apenas se separam deles quando estes já estão praticamente na fase adulta ou de reprodução. Então me questiono por que nós humanos, que possuímos a prole mais sensível e frágil de toda a vida na Terra fazemos questão de abandonarmos nossas crias logo depois que estas nascem?

O que faz um ser humano crescer de forma saudável e funcional é colo de mãe, é amor de mãe, é presença verdadeira e real de seus genitores ao lado deles. Sem isto por muito tempo e em quantidade plena e abundamente, teremos apenas adultos depressivos, carentes e disfuncionais. Que passarão a buscar amor e realização em bens materiais e descartáveis. Se a humanidade continuar delegando o amor a creches ou cuidadores contratados, cada vez mais iremos precisar de terapeutas e psicólogos para darmos conta de tanta tristeza e abandono parental.

Infelizmente as estatísticas estão mostrando que a vida de nossas crianças e jovens não esta nada fácil nos dias de hoje. Sobram maquinas e faltam amores. Sobra Capital mas falta carinho. Felizmente sempre é tempo de curar a Alma, e ter uma Vida Feliz.

Quanto tempo você passou verdadeiramente com teu filho/a hoje? Larga tudo! E vai lá! Vocês só terão a ganhar… E quem sabe nesse processo se cuidar de seu filho, você não acaba curando também a tua criança interior?

Boa reflexão, boa semana e até domingo que vem.

Felicidades!

Por Kelly Von Knoblauch
21/11/2021 16h23

Artigos Relacionados

O Tamanho da Nossa Coragem

Teste de ancestralidade