O Tamanho da Nossa Coragem

Foto: Japheth Mast via Unsplash

Você já parou para refletir qual é o tamanho da sua coragem? Quanta força teria para suportar ou enfrentar diferentes problemas ou situações em sua vida? Já parou para pensar o que seria capaz de suportar por seus entes queridos?

Em diferentes momentos de nossas vidas já estivemos envolvidos em problemas sérios que necessitaram profundamente que acionássemos a nossa mais intensa coragem e seguíssemos em frente como verdadeiros heróis. Nestes momentos vimos florescer em nós uma coragem que sequer sabíamos que existia. Principalmente quando essas questões envolvem nossos filhos ou outros amores verdadeiros.

Quando jovens enfrentamos “Deus e o Mundo” em nome de nossos amigos e de outras tantas questões que acreditamos serem fundamentais em nossas vidas, sejam elas em favor de nossos valores, como no amparo a grupos minoritários ou excluídos, ou como para a nossa própria sobrevivência, na luta por um lugar no mercado de trabalho.

Com o passar dos anos a ânsia de lutar vai diminuindo e nos assentamos confortavelmente em nossa cadeira favorita e passamos a apreciar o que construímos até então. Mas, e se o cenário não nos agradar? Ou se nossas preferências tenham se alterado, ou mesmo se, com a aquisição de tantas experiências e o aproximar da maturidade percebemos que o que nos torna felizes não é mais aquilo que temos no momento? O que fazer?

Apesar de a sociedade nos apresentar a juventude como o auge de nossa coragem, ao adentrar na maturidade, percebo que a verdadeira coragem nos é exigida a partir daqui. Por sermos responsáveis por nossa vida, e carregarmos o preço de nossas escolhas ate agora, encarar o nosso presente e não gostar muito do que se vê é realmente um ato de profunda coragem.

E o que fazer então? Continuar sentado apreciando o que se tem e esperar os dias passarem até que tudo de apague ao fecharmos os olhos derradeiramente? Ou, tomar posse mais uma vez de nossa coragem, e agora, repletos de muita experiência e vivências de sucesso e fracasso, construirmos o Final Feliz que desejamos?

Bem, assim como o “Amor não tem Idade”, penso que coragem e disposição também não tenham. A vida é uma experiência incrível para ser desperdiçada com apenas uma opção possível. Mude de opinião, mude de casa, de cidade, e até de parceiro se não estiver feliz! Felicidade é uma opção pessoal, é você que escolhe, é você quem decide! Você já realizou tantas coisas importantes até aqui, quem sabe agora seja o momento ideal para você olhar com mais carinho para você mesmo e construir definitivamente o teu sonho. Não aquele sonho comercial apresentado pela pressão da sociedade, mas o sonho de felicidade que vive em seu coração. Desde sempre.

E então? Você sabe qual é este teu sonho? Já pensou cuidadosamente sobre isso? Quem sabe agora seja o momento de você começar a escrever a história que sempre gostaria de ter vivido. Coragem! Você consegue, já fez tanto até aqui! Vá em frente! Coragem para isso você sempre teve!

Boa leitura e até a semana que vem.

Por Kelly Von Knoblauch
15/11/2021 14h16

Artigos Relacionados

Teste de ancestralidade

Aprendi espanhol com meu bisavô alemão