Teste de ancestralidade

Foto: Braño via Unsplash

Já imaginou poder saber de onde eram os seus antepassados, sem deixar nenhum deles de fora? Tomar conhecimento de quais grupos étnicos é formado o teu DNA e qual foi a trajetória realizada pela história para que a vida chegasse finalmente até você? Então prepara teu coração, pois esta possibilidade existe e se chama Teste de Ancestralidade. Mas, você sabe o que é um Teste de Ancestralidade?

Um teste de ancestralidade é um exame laboratorial que combina e analisa milhares de pontos do DNA, encontrando valores percentuais para a elaboração de um diagnóstico aproximado da localização biogeográfica do material genético enviado por uma pessoa para ser testado. Os laboratórios tem conseguido análises satisfatórias que abrangem várias gerações, ou seja, conseguem descobrir onde estavam os seus trisavôs, e até muitos outros, antes destes. 

E apesar de se tratar de algo tão complexo e minucioso, o processo de realização é realmente muito simples. O kit de coleta vem com cotonetes especiais que devem ser esfregados na parte interior da bochecha, lacrados e enviados para o laboratório. Tudo muito rápido e simples. Além disso, os valores destes testes estão a cada dia mais atrativos e acessíveis.

Os resultados que poderão ser visualizados a partir de 30 dias, revelam de quais regiões do mundo vieram aquelas pessoas que contribuíram para construção do seu DNA, indicando a sua verdadeira ancestralidade. Neste mesmo pacote, o cliente ainda tem a oportunidade de verificar o cruzamento com dados de outros clientes, para a busca por parentes distantes, com o mesmo DNA que o seu, descobrindo assim primos de 1ª até a 5ª geração.

Além de uma experiência individual inesquecível, estes exames têm trazido luz e até mesmo acalanto para inúmeros indivíduos que não possuem nenhuma informação sobre o seu passado ancestral, pois suas histórias se misturam á milhares de outras que nos processos de conquista e colonização tiveram seus direitos cerceados, omitidos e apagados, como por exemplo, os afro-brasileiros e igualmente os nativos americanos. Rastrear as origens destes sujeitos através de documentos é uma tarefa praticamente impossível, e nestes casos os testes de ancestralidade mostram quais foram alguns dos caminhos percorridos por seus ancestrais, devolvendo-lhes a dignidade de pertencer a seus grupos étnicos ancestrais.

Em outras vezes, os testes revelam informações verdadeiramente surpreendentes, revelando ancestralidades que nem imaginávamos ter, mas que explicam, por exemplo, aquela paixão injustificada por um determinado local do mundo. E descobrir cientificamente que se tem ligação com ele é uma experiência impagável.

E você? Já tomou posse do seu legado Familiar? Já pensou em fazer um Teste de Ancestralidade e descobrir quais são verdadeiramente as suas origens? Se esta informação foi interessante para você, aproveite e compartilhe com seus conhecidos, eles certamente irão gostar, e quem sabe vocês não descobrem juntos que esse mundo não é tão grande assim, e seus antepassados eram afinal de contas, conterrâneos. 

Boa leitura e até a semana que vem.

Por Kelly Von Knoblauch
07/11/2021 16h40

Artigos Relacionados

Aprendi espanhol com meu bisavô alemão

Memórias de outras vidas