
“Toda noite eu chorava e rezava pra Deus me ‘curar’. Um dia, eu entendi que Ele não me curava porque aquilo não era uma doença”, Junior.
Engana-se quem afirma que a pior luta de um LGBTT é com a aceitação dos outros. Volto a citar aqui uma lição de Nomi Marks, do seriado Sense8: “A verdadeira violência, aquela que percebi ser indesculpável, é a que fazemos com nós mesmos quando temos medo de ser quem realmente somos”.
O Saindo do Armário traz, neste mês, duas histórias: uma de dor e aceitação e outra de amor e descoberta. Junior, 19, compartilha conosco o drama que envolveu a sua aceitação como homossexual e a experiência com o seu primeiro amor. Confira:
Ele era uma criança que se sentia diferente dos outros garotos da sua idade. Não se identificava com aquela competitividade esportiva típica dos meninos e, portanto, só tinha amigas meninas. Ser gay era a resposta que passava pela sua cabeça quando pensava nos motivos da sua “estranheza”. Mas o medo sempre o assustava e ele acabava negando.
Já mais velho, Junior começou a descobrir seu gosto sexual e a assistir pornô gay. Mas se sentir culpado depois do ato virou um hábito. Então, toda noite ele chorava e rezava para Deus “curá-lo”.
Quando ainda morava em SC, aos 16 anos, foi com a família a um restaurante recém inaugurado que ficava atrás da sua casa – a janela do seu quarto dava para os fundos do estabelecimento. Nele havia um garçom com uns 20 anos que, sempre que atendia a mesa de Junior, ficava atrás da cadeira do garoto, com as mãos em seus ombros.
E mesmo quando estava longe, o garçom mantinha os olhos fixados nos seus, quase que flertando.
Naquela primeira noite, Junior foi para o seu quarto e chorou muito. Chorou o dobro. Continuou rezando pedindo pela cura. Foi naquele momento de epifania que ele entendeu: Deus não o curava pois ele não precisava ser curado. E ali, entre lágrimas e descobertas, as coisas mudaram.
Todas os dias, Junior ficava até as 2h da manhã na janela esperando o garçom terminar o turno, pegar a moto e ir embora. Tentou descobrir o nome dele e quem ele era, mas nunca conseguiu. Nunca falou com ele. Era um romance que acontecia apenas na sua cabeça.
Naquela mesma época, decidiu fazer intercâmbio. Logo recebeu a notícia de que iria para o Nebraska, nos Estados Unidos. Para se enturmar, começou a procurar intercambistas de lá que estavam indo para outros países. Nessa empreitada, descobriu uma foto com todos os intercambistas e os adicionou no Facebook. Mas apenas dois lhe responderam: uma menina, que virou sua amiga, e Nicholas.
Junior e Nicholas viraram amigos com bastante facilidade. O americano lhe ajudava a praticar inglês pelo Skype e numa dessa conversas, revelaram um ao outro suas orientações sexuais compatíveis.
Ver como Nicholas era assumido, numa cidade de 400 habitantes, em um estado conservador dos EUA, deu-lhe muita força para sair do armário. Contou para a irmã, depois para amigos e a mãe. Não foi fácil, mas todos compreenderam.
O que Junior sentia por Nicholas representava algo completamente novo, algo que talvez ninguém tivesse lhe proporcionado. Quanto mais o tempo passava, mais próximos ficavam. Mas um relacionamento sério parecia inviável, uma vez que Jr. estava no Nebraska e Nicholas em Taiwan.
Talvez aquele misto de amor, bondade e amizade tenha feito tudo mudar durante o Baile de Homecoming da escola de Jr. No meio da festa, ele recebeu a seguinte mensagem:
“Não importa a distância, eu te amo muito para não ter você como namorado.”
Nicholas impôs o namoro e Jr. gostou daquilo. Nos meses seguintes, mantiveram um relacionamento semi-aberto. Estavam sempre em contato um com o outro. Tinham até um plano em mente: quando Nicholas voltasse do intercâmbio, Jr. passaria alguns dias na casa dele. O único problema seria convencer a organização rígida que o levou para os EUA.
O desempenho acadêmico de Jr. ao longo do ano foi fundamental para que sua família e a organização o deixassem fazer aquela viagem para visitar um amigo. O trajeto de 6 horas entre a sua cidade e a de Nicholas pareciam intermináveis. Mas os 5 dias que se seguiram foram os melhores de sua vida.
O intercâmbio acabou. Junior se mudou para Curitiba e, depois de mais 9 meses de relacionamento à distância, optou pelo término. O sofrimento foi grande, mas a boa amizade permaneceu. Mais do que isso, Nicholas foi a segunda pessoa responsável pelo amadurecimento pessoal e sexual de Junior.
Se essa história tem um final feliz, Jr. gostaria de contá-lo da seguinte forma:
“Conheci um certo alguém aqui na cidade. Essa pessoa é muito especial para mim, e eu me sinto especial para ela. Temos bons tempos juntos.
Nicholas e eu não conversamos mais. Ele não conseguiu suportar me ver com outra pessoa. Ainda acredito que um dia eu e ele possamos ser amigos de novo, mas só quando ele encontrar alguém para ele também.
No momento, estou feliz. Minha vida está onde eu queria: faço faculdade, tenho bastante amigos, moro sozinho e tenho uma pessoa que gosto do meu lado.
Ainda estou descobrindo a minha identidade pessoal, me aceitando aos poucos. E essa pessoa tem me ajudado muito. Com ela, posso ser quem eu sou.”

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.