A relação da homossexualidade com a religião é um assunto que, quando discutido, leva a declarações extremistas e emocionais. É sobre esses discursos exaltados de pecado, condenação e fé que o livro Entre a cruz e o arco-íris (2013), de Marília de Camargo César, trata. A série de reportagens da obra segue a trajetória da autora na busca pela resposta de uma pergunta central: Como alguém que é homossexual pode expressar sua fé cristã publicamente?
Marília de Camargo César tem em sua carreira mais duas produções literárias: Marina: a vida por uma causa (2010), e outra obra de conteúdo religioso, Feriados em nome de Deus (2009). Como jornalista, ela fez parte da equipe do periódico Valor Econômico, no qual conheceu Ricardo Alexandre, que escreveu o prefácio do livro-reportagem que é tema central desta matéria.
A jornalista pratica a religião cristã protestante e aponta que a sua concepção de família não ultrapassa a relação entre homem e mulher. Logo nas páginas iniciais, ela afirma: “Foi essencial confrontar os meus próprios preconceitos (…) era necessário buscar em mim os vestígios da homofobia internalizada e da intolerância”. Ironicamente, Marília foi fiel ao dizer que “o objetivo deste trabalho é expor um quadro da situação dos homossexuais cristãos brasileiros e mostrar como eles são tratados”, pois foi com um preconceito sutil que ela, membro da comunidade cristã, conduziu e abordou as relações homoafetivas em seu livro.
Ao longo das 239 páginas, um ponto aparece como o motivo da escuridão presente no debate sobre a homoafetividade no contexto das igrejas cristãs: a falta de isenção e maturidade. O mais interessante é que a própria obra conversa com essas duas características ao pender um pouco mais para a defesa da igreja, que é o universo mais próximo da autora. Um exemplo claro é a reprodução de discursos conservadores de figuras evangélicas conhecidas nacionalmente pela luta inflamada contra os direitos dos homossexuais, como Silas Malafaia, Marco Feliciano e Jair Bolsonaro. Os trechos reproduzidos não trazem o ódio constante na fala desses políticos, assim como evita tratar das situações polêmicas nas quais eles estiveram envolvidos.
Há uma passagem em que Marília de Camargo César deixa evidente a sua imaturidade para tratar do assunto. Ao falar sobre as comunidades inclusivas, ela pondera: “Como seria a sua liturgia? Seria como uma balada LGBT gospel, com músicas evangélicas dançantes e uma atmosfera sensual, onde todos se abraçavam e entravam em êxtase?”. Mais adiante, ela confessa: “Eu, que esperara presenciar um tipo de orgia gospel, acabei sendo presenteada”.
Há uma passagem na Bíblia que comprova a existência de um vínculo fortíssimo entre Davi e Jônatas. Alguns teólogos de igrejas inclusivas interpretam os versículos como a narração de uma relação homoafetiva entre os dois homens. Já na reta final do livro, a jornalista se abstém da imparcialidade e faz um julgamento sobre essa interpretação. Segundo ela, essa leitura defasada desconsidera a capacidade de um ser humano do mesmo sexo se amar e respeitar como irmão. Ela coloca, também, que os “teólogos gays” – generalização inadequada por parte da autora, uma vez que nem todo pastor de igreja inclusiva
é homossexual – praticam uma atitude discriminatória.
A pergunta é: Quem está sendo discriminado? Uma das principais defesas das igrejas protestantes é a liberdade de interpretação dos textos bíblicos. Por mais que, em quesito de redação e apuração de fontes, o livro esteja em um nível jornalístico elevado, eticamente ele satisfaz apenas os olhos de grupos mais conservadores.
Ficha técnica e preços:
Título: Entre a Cruz e o Arco-íris
Subtítulo: A Complexa Relação Dos Cristãos Com a Homoafetividade
Autor: Marília de Camargo César
Editora: Gutenberg
Edição: 1
Ano: 2013
Idioma: Português
Livraria Saraiva: R$ 27,90
Livraria da Folha: R$ 34,90
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
As Linhas da Mão é um longa documental sobre encontros imprevisíveis que fez Viviane de Cássia Ferreira, uma artista brasileira de cinquenta anos, falar sobre a sua experiência e vivência com a loucura. O longa reúne músicas, conversas e performances que, juntos, abrem uma discussão política da arte, assim como estereótipos do que é a loucura no mundo atual.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Lucía tem 6 anos e é uma menina transexual que seus colegas continuam chamando pelo antigo nome. Querendo fugir daquele ambiente, ela só quer a chegada do verão para deixar para trás o inferno que sofre na escola. Mas, sua mãe tentará esconder sua situação na cidade para se desconectar e poder ficar calma. Os desejos de ambas não demorarão a se complicar durante alguns meses que mudarão suas vidas.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta animação, Beckett (Mo Gilligan) é um gato mimado que não reconhece a sorte que ao ser resgatado e acolhido por Rose (Simone Ashley), uma estudante apaixonada e de bom coração. Mas sua rotina sofre mudanças quando ele perde sua nona vida e o destino entra em cena para colocá-lo em uma jornada transformadora.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
A relação entre Eugenie, uma conceituada cozinheira, e Dodin, para quem trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, seu vínculo se transforma em um romance e dá origem a pratos deliciosos que impressionam até mesmo os chefs mais conceituados. Quando Dodin se depara com a relutância de Eugenie em se comprometer com ele, ele decide começar a cozinhar para ela.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Baseado em experiências reais de quase morte, o longa de Stephen Gray e Chris Radtke explora a vida após a morte com a orientação de best-sellers do New York Times, especialistas, médicos e sobreviventes que ajudam a lançar uma luz sobre o que nos espera.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta sequência da franquia Ghostbusters, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida.