Oficina gratuita de mediação de leitura acontece em maio com a poeta Daniele Rosa

Oficinas de literatura. Foto: divulgação.
Foto: divulgação

Nos dias 20 e 21 de maio (terça e quarta), o projeto “Viagens Extraordinárias de Júlio Verne pelo Litoral do Paraná” promove uma oficina de mediação de leitura com a poeta Daniele Rosa. O evento é online e gratuito, conta com 40 vagas disponíveis e acontece através da plataforma Google Meet. As inscrições podem ser realizadas através deste link.

O encontro tem caráter formativo, e busca capacitar os participantes para atuarem como mediadores de leitura,  promovendo o incentivo à leitura em seus contextos profissionais e sociais. O público alvo inclui educadores, artistas, agentes culturais e estudantes do Ensino Superior.

Oficina

De acordo com a poeta e mediadora da oficina, Daniele Rosa, a mediação de leitura é uma ponte entre o livro e as pessoas. “Acreditamos que não se ensina alguém a gostar de ler, mas é possível transmitir o prazer e o amor pela leitura. A ideia da oficina é sensibilizar os participantes e oferecer ferramentas para que possam desenvolver esse trabalho em seus próprios contextos, tornando-se agentes de partilha”, afirma.

Além de incentivar a leitura, a proposta mostra que ser mediador também pode ser profissão. Além de incentivar a leitura, a proposta mostra que ser mediador também pode ser profissão. A ideia é reconhecer essa prática como parte da economia criativa, ajudando a criar oportunidades de trabalho e renda no setor cultural.

O evento integra as ações de um projeto inspirado no universo literário de Júlio Verne. Realizada pela Canô Produções, a iniciativa vem promovendo diversas atividades de incentivo à leitura no litoral paranaense. Nesta edição, a oficina será realizada on-line, por meio da plataforma Google Meet com objetivo de alcançar um maior público e garantir mais visibilidade para o projeto.

Serviço – Oficina de Mediação de Leitura com Daniele Rosa

Quando: 20 e 21 de maio de 2025 (terça e quarta)

Onde: via Google Meet

Quanto: evento gratuito

Inscrições: abertas até dia 16 de maio neste link.

Por Yasmin Luz
15/05/2025 16h38

Artigos Relacionados

Bienal de Quadrinhos de Curitiba tem datas confirmadas

Semana Nacional de Museus tem diversas atividades especiais em Curitiba