Mesmo com senhores feudais e seus vassalos, batalhas de espada e de parecer uma típica história medieval, “O Último Duelo” se mostra atual e infelizmente uma representação muito similar a de uma mulher que hoje busca justiça.
O longa é baseado no livro homônimo escrito por Eric Jager e conta a história real de Jean e Marguerite de Carrouges que em 1386 acusaram Jacques Le Gris de ter estuprado Marguerite. A acusação resultou no último duelo judicial na França. O duelo até a morte revelava a vontade de Deus, e o homem que sobrevivesse estaria contando a verdade.
A história do último duelo dividiu opiniões durante todos esses anos, mas assim como Jager, os roteiristas Nicole Holofcener, Ben Affleck, Matt Damon escolhem acreditar na versão de Marguerite. Embora tenha alguns erros, como a metáfora desnecessária usando um cavalo, o longa, dividido em três capítulos que leva o espectador pela versão da história de cada protagonista, tem um roteiro consistente e sensível.
Apesar de ter escrito o roteiro, o capítulo e a performance de Matt Damon deixam a desejar. Seja pela incapacidade de manter o sotaque ou pela falta de carisma que o ator emprega em sua atuação, Jean de Carrouges, mesmo sendo um dos protagonistas e um dos “injustiçados” com o ato de Le Gris, não consegue ganhar a empatia do público. Fica claro que o intuito é que o personagem seja alguém mais simples e até injustiçado, mas mesmo com essa narrativa Jean não consegue ganhar ninguém para o seu time.
Infelizmente a monotonia e a antipatia do personagem de Matt Damon prejudicam o primeiro ato do filme e, com certeza fará com que no futuro – quando o filme chegar aos streamings – o público de casa pause e troque de título.
No segundo capítulo as coisas começam a melhorar. Ao invés de guerras começamos a experimentar a vida luxuosa dos senhores feudais. Ainda que o ponto de vista continue masculino, desta vez acompanhando Jacques Le Gris, é possível observar através de pequenos detalhes o papel das mulheres da corte. As performances também melhoram exponencialmente.
Adam Driver dá vida a Le Gris, um galanteador que em sua narrativa consegue convencer o público de sua integridade até o último segundo quando se revela apenas mais um homem que se vê como proprietário do corpo de uma mulher. Junto com Jodie Comer, que interpreta Marguerite de Carrouges, os atores apresentam as performances mais consistentes, que se encaixam perfeitamente na história.
Ben Affleck, também no segundo capítulo, traz uma interpretação impecável do Conde Pierre. Um personagem caricato, exatamente o que você espera da corte francesa da idade média. Affleck não tem medo de exagerar na sua versão de Pierre, o tornando quase um alívio cômico em alguns momentos, o que traz um respiro ao filme.
Por fim, no último capítulo conhecemos a versão de Marguerite de Carrouges, a filha de um nobre traidor da coroa que teve como única opção casar sua filha com um escudeiro sem muitos bens. Ao contrário de seu papel em “Free Guy”, Jodie Comer parece se encaixar perfeitamente em dramas de época e traz uma representação sóbria e graciosa de Marguerite. No clímax da trama, apesar de Jean e Jacques estarem duelando, os olhos se voltam para a personagem de Comer.
Ridley Scott, mais uma vez em seu elemento, não decepciona. Seja no foco nas correntes ao que envolvem os pés da personagem ou nas encenações do mesmo acontecimento, o tom que o diretor traz ao filme, junto com o trabalho dos roteiristas, consegue transmitir a seriedade da história.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.