O Fluxo da Vida

Foto: Liv Bruce/Unsplash

Uma das heranças mais preciosas que recebemos de quem veio antes de nós é a Vida! Inocentemente imaginamos e até ficamos a esperar que nos deixem por herança posses, bens e quantias em dinheiro, mas na verdade tudo o que poderiam ter verdadeiramente nos dado, eles já o deram: o Dom da Vida!

A maturidade revela esta verdade e nos faz sair da inocência da criança que espera o tempo todo pelo provimento que lhe será dado pelos seus genitores. Mas sejamos francos, o que ainda esperar de nossos pais após a chegada da vida adulta? Chega a ser vergonhoso observarmos na atualidade, jovens e até mesmo adultos, que já passaram dos 25 anos a um bom tempo, ainda dependendo emocionalmente e financeiramente de seus pais!

Ficar estagnado nesta posição chega a ser ofensivo para a força da vida que corre nas veias de cada um de nós. Cada geração tem o seu papel, o seu poder e as suas obrigações, e com este movimento, cada uma fazendo a sua parte, a vida segue leve e em seu fluxo contínuo. Quando alteramos a ordem deste movimento a fluidez se interrompe e os problemas aparecem.

Então pais super-protetores passam a realizar tarefas e funções que se realizadas e cumpridas por seus filhos trariam a eles o saudável e desejado crescimento e evolução, mas na ânsia amorosa de poupar os rebentos de situações desagradáveis e frustrações, os genitores assumem estas responsabilidades em nome destes, que não terão a chance de evoluir e progredir como seres humanos autônomos a auto-suficientes.

Assim vemos idosos se queixando do porque seus filhos são assim ou assado, fazem isto ou aquilo, e a resposta infelizmente não está longe da pergunta: De quem é a culpa? – Dos pais!

Não estou sugerindo aqui que se abandonem os filhos logo que possível com o intuito de amadurecê-los, mas entendo que poupar os filhos de todas as dificuldades que estes poderiam ter vem sendo um equívoco da atual geração de pais. As condições materiais assumiram uma facilidade maior nos últimos anos e presentear com bens materiais passou a ser uma prática corriqueira na maior parte das famílias, privando os jovens de terem seus sonhos e desejos acalentados por longos períodos, nos quais estes teriam que verdadeiramente lutar pela concretização destes. O sabor da vitória é muito melhor se a conquista fizer parte dele! E estas experiências geram crescimento, evolução e por consequência: maturidade.

E você? Como pai ou mãe, tem proporcionado estes movimentos aos seus filhos ou tem os poupado de toda e qualquer frustração? Já parou para refletir nas consequências da forma como vem educando seus filhos? Essa é uma reflexão importantíssima, que vale o sucesso de nossos pequenos.

Boa reflexão, boa semana e até domingo que vem.

Sucesso nesta jornada incrível!

Por Kelly Von Knoblauch
05/12/2021 16h25

Artigos Relacionados

O Tamanho da Nossa Coragem

Aprendi espanhol com meu bisavô alemão