No terceiro episódio do Podcast da OSP o maestro Raphael Haeger compartilhou a história de um escritor da Alemanha Oriental. Ele teria dito, em meados da década de 80, que defendia o fechamento compulsório de todos os teatros, salas de concerto e casas de ópera por um ano.
Opinião polêmica, mas ele justificava: só assim aprenderíamos a valorizar as manifestações culturais.
2020 não foi a primeira vez na história que os teatros fecharam. Durante um surto de peste bubônica na Inglaterra de Shakespeare, por exemplo, a rainha Elizabeth I decretou o fechamento dos teatros de Londres e das grandes cidades inglesas.
Há suspeitas de que o clássico Hamlet tenha estreado poucos anos depois da reabertura. E que o nome, Hamlet, tenha sido inspirado por Hamnet, filho de Shakespeare que morreu durante a epidemia.
O retorno ao palco é, historicamente, um momento marcante. Um momento, como definiu a maestrina Mara Campos no concerto desta sexta-feira (24), de Travessia.
O programa foi escolhido a dedo para este momento em que há o vislumbre de um retorno após o trauma pandêmico. Cada música foi apresentada com uma introdução da maestrina, explicando como ela se relacionava com a temática do concerto. Todas as músicas eram inéditas em Curitiba.
Com programa de duração reduzida, orquestra reduzida, coro reduzido e plateia reduzida, a sensação para quem estava na plateia do concerto foram várias, mas de forma alguma reduzidas.
Este foi o primeiro concerto que assisti presencialmente desde dezembro de 2019. A sala de concerto já estava bem diferente do que eu lembrava. Menos gente e mais câmeras e microfones. Reflexos dos tempos que vivemos.
Fui ao concerto sozinha e percebi, na saída, que não era a única que optou por ir sem companhia. Na sala, era difícil saber quem estava só e quem estava acompanhado. Da forma como a plateia foi organizada, há uma cadeira bloqueada entre cada cadeira disponível. Os ingressos são vendidos com lugar marcado e a programação do concerto encontra-se disponível em formato QR Code nas poltronas.
Mas mesmo quem foi em grupo precisou sentar separado. Da forma como a sala está organizada, há uma cadeira bloqueada entre cada cadeira disponível. Os ingressos são vendidos com lugar marcado e a programação do concerto encontra-se disponível em formato QR Code nas poltronas.
O concerto Travessias marcou o retorno do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba para o palco. E emocionou já na primeira música.
The Secret of the Sea, de Jake Runestad, foi a escolha perfeita para abrir esse momento. A obra, de um compositor contemporâneo, tem a letra escrita por Uvavnuk, uma mulher da etnia Igluik, nativos do norte do Canadá.
A música, assim como a letra, transporta o ouvinte para uma costa gelada. As vozes do coro lembram os movimentos das águas, ora agitadas e violentas, ora entrando em uma caverna, silenciosas.
O que mais me impressionou nesta música foi a percussão. Parecia que ela estava ali para pontuar, no tímpano ou com os sinos de vento, o cenário que a música desenha na nossa imaginação.
A segunda obra apresentada foi Dreamweaver, do norueguês Ola Gjeilo. Esta música contou com a participação da soprano solo Karolyne Liesenberg. Conheci o trabalho da Karolyne na ópera João e Maria, apresentada pela Orquestra Sinfônica do Paraná em 2018, e foi simplesmente uma delícia poder ouvi-la cantar ao vivo novamente.
O terceiro movimento desta música se chama The Bridge, a Ponte, em português. Novamente, aparece aqui a temática de “travessia”, escolhida para o concerto. A travessia que aparece de diversas formas.
Cruzando o mar, na primeira música, e trazendo o coro para o palco pela primeira vez desde janeiro de 2020. A Ponte e o Salmo 148, de Gustav Holst, representando a travessia daqueles que perdemos nos últimos anos.
Olhei ao redor e percebi a ausência de um elemento muito presente nos concertos que frequentei em 2018 e 2019: celulares filmando. Durante todo o programa, apenas uma foto ou outra foi tirada, ninguém filmou. Pelo menos ninguém em meu campo de visão.
Há mais uma travessia representada nesse concerto e que, pessoalmente, considero uma das mais importantes: a nossa, de quem está sobrevivendo à pandemia. Entramos em 2020 como pessoas muito diferentes do que somos hoje. Os eventos que presenciamos, as vidas que perdemos, todas essas experiências nos marcaram, foram uma espécie de travessia.
Não filmar o concerto parece algo simples, mas, na minha cabeça, representa um aprendizado importante: aprendemos, pelo menos por enquanto, a estarmos presentes, a viver os momentos em que estamos, pois, clichê, amanhã, tudo pode mudar.
Sou uma pessoa que, aos poucos e com muito cuidado, está se esforçando para colocar o focinho para fora de casa. Com a diminuição nos casos de Covid em Curitiba e o aumento da vacinação, estou reunindo coragem para ir em lugares onde me sinto segura e não preciso tirar a máscara (sim, restaurantes e cafés ainda são um desafio para mim).
Me senti muito segura durante o concerto e isso se deve às medidas adotadas pela organização do evento.
A máscara, claro, era obrigatória para todos na plateia. Porém, muito provavelmente devido à arquitetura da Capela, todos os músicos da orquestra de cordas, maestrina, coro e a solista também usavam máscaras de proteção.
Me senti tão segura e envolvida com a música que só me dei conta que estava, de fato, presente em uma sala fechada com mais de cem pessoas pela primeira vez em quase dois anos, meia hora depois do início do concerto.
As tosses, antes tão comuns nas plateias curitibanas, praticamente sumiram. Ouvi uma única, que mais era uma limpada na garganta do que uma tosse propriamente dita.
Reflexos do mundo pós-Covid: álcool em gel, distanciamento social, transmissão ao vivo das apresentações e maior controle das tosses.
Outra medida de segurança que reparei foi a abertura das portas da sala entre uma música e outra. Não só para a troca de músicos, mas também para ventilação do ambiente.
Em uma de suas falas entre as músicas, a maestrina Mara Campos nos lembrou que nem todos os grupos coralistas têm a estrutura da Capela para retornar aos palcos com segurança. Ela dedicou um trecho do concerto a esses grupos, com votos de que nosso cenário melhore e que todos possam voltar aos palcos da cidade.
No fim do concerto, ninguém queria ir embora. A plateia, unânime, pediu bis. Ouvimos novamente o movimento The Bridge e, só então, uma ou outra pessoa levantou o celular para filmar um pequeno trechinho. Provavelmente, com aquela sensação de que precisava registrar o momento vivido e mostrar para quem não pode comparecer naquele dia.
Eu não filmei, mas entendo. Já na metade da música eu estava tão encantada que me arrependi de ter ido ao concerto sozinha. Queria muito poder compartilhar aquele momento de tanta beleza com a minha família.
O concerto será repetido hoje (25), às 18h30 com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube do ICAC. Não vi lugares vagos na sala ontem, então, se não houver mais ingressos disponíveis, recomendo acompanhar o concerto online. Para quem se interessar em acompanhar a programação da Capela Santa Maria, é só mandar um WhatsApp para (41) 99961-4747
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Marietta Baderna – Dos Palcos aos Dicionários é um documentário emocionante sobre a história da chegada da bailarina italiana que encantou os brasileiros. Em um cenário de guerra, Marietta e seu pai precisam abandonar a Itália, por ter sido dominada pela Áustria, assim buscando refúgio no Rio de Janeiro. Nas terras cariocas, a chegada da estrela do Scala de Milão animou a elite da sociedade. No entanto, sua visão mais liberal tomou frente no julgamento da população conservadora e Marietta teve seu nome atribuído a bagunça e desordem no governo de Dom Pedro II. Repleta de curiosidades, a trama conta com a presença de especialistas da dança.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Entre Penas e Bicadas mostra a tragetória de Goldbeak (David Henrie), uma jovem águia, foi criada por uma família de galinhas depois de perder seus pais. Embora acolhido com amor, ele sempre sentiu que não se encaixava completamente no galinheiro. Quando seus instintos o chamam para explorar o mundo além do quintal, ele parte em busca de sua verdadeira identidade. A jornada leva Goldbeak ao Santuário de Pássaros, onde descobre sua origem, conhece outros de sua espécie e encontra um novo propósito: integrar a Patrulha Emplumada, um grupo dedicado à proteção de Avian City. Ao lado de sua corajosa irmã adotiva, Ratchet (Valkyrae), ele enfrenta desafios que o ajudam a entender o valor da coragem, do pertencimento e da família. No entanto, Goldbeak não imagina que uma conspiração sombria está em andamento na cidade. Para proteger os que ama e provar que é digno de suas asas, ele terá que voar mais alto do que nunca, enfrentando perigos e descobrindo que o verdadeiro lar está onde o coração está.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Milton Bituca Nascimento, dirigido por Flávia Moraes, é um documentário emocionante que acompanha a turnê de despedida de Milton Nascimento, uma das maiores lendas vivas da música brasileira. Filmado ao longo de dois anos, o longa registra os últimos shows de “Bituca”, como é carinhosamente conhecido, e captura a profunda conexão entre o artista e seus fãs. Com estreia prevista para 20 de março de 2025, a obra vai além dos palcos, apresentando cenas de bastidores e depoimentos de grandes artistas nacionais e internacionais. Esses relatos celebram a importância de Milton e o impacto universal de sua música, reafirmando seu legado como um dos maiores nomes da música global. Entre emoções e celebrações, o filme é uma despedida inesquecível de um ícone cuja obra transcende fronteiras e gerações.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Os 80 Gigantes acompanha a jornada da Cia dos Ventos, um grupo de teatro de bonecos fundada por um casal de bonequeiros nos anos 2000. Tadica Veiga e Joelson Cruz construíram seus bonecos gigantes inspirados no Carnaval de Antonina e, de pouco em pouco, ganharam as ruas e a comunidade local de São José dos Pinhais, no Paraná. Durante uma década, a companhia ocupou um galpão na cidade, onde guardavam os gigantescos bonecos, além de organizar um projeto social chamado O Boneco e a Sociedade, que fez a diferença para mais de 28 mil alunos. Mas, o que se tornou uma tradição familiar e um programa especial, acaba sofrendo com uma manobra política que os despeja do espaço. Sem lar para os 80 bonecos ou para a família produtora, a Cia do Vento precisa se reinventar e, logo, reconstruir o mundo fantástico e mágico desse espetáculo teatral e artesanal.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Em Meu Verão com Gloria acompanhamos a história de amor e carinho forjada por uma criança e sua cuidadora. Aos seis anos, Cleo é apaixonada por sua babá Gloria, que a cria e cuida desde seu nascimento. Um dia, após uma notícia trágica, Gloria precisa retornar urgentemente ao seu país natal Cabo Verde, onde vivem sua família e seus filhos. Cleo sente a infelicidade e o fardo dessa notícia e, rapidamente, pede para seu pai que traga Gloria de volta em razão de uma promessa feita entre as duas: que se reencontrem o mais rápido possível. Gloria, então, convida a pequena para conhecer o seu país e passar um último verão com ela em Cabo Verde como forma de despedida. Enquanto Cleo conhece um lado desconhecido da vida da babá e desbrava um mundo novo, Gloria precisa lidar com as questões de seus dois filhos que, querendo ou não, ela deixou para trás.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Em Amor Bandido, um corretor de imóveis tenta deixar seu passado sombrio para trás até que recebe uma mensagem de sua ex-parceira de crime que ele achava que estava morta. O vencedor do Oscar Ke Huy Quan encara seu primeiro protagonista, Marvin Gable, um corretor de imóveis que vive uma vida pacata nos subúrbios de Milwaukee. Ele tenta a todo custo deixar os erros cruéis que cometeu no passado. Ele será obrigado a confrontá-los quando recebe um misterioso bilhete de Rose (Ariana DeBose), sua ex-parceira de crime que ele deixou para morrer anos atrás. Agora, Marvin precisará embarcar novamente em uma missão que envolve os assassinos mais perigosos e os fantasmas de seu passado.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Em Brave the Dark, assombrado por traumas de infância, Nathan Williams (Nicholas Hamilton) vive preso em um ciclo de escuridão e autodestruição. Após ser preso, ele encontra uma inesperada mão estendida e disposta a ajudá-lo: seu professor de teatro, Sr. Deen (Jared Harris), que paga sua fiança e o acolhe. Determinado a resgatar Nathan de seus próprios demônios, o Sr. Deen descobre segredos devastadores que ameaçam consumir o jovem por completo. O que começa como um ato de bondade transforma-se em uma batalha desesperada para salvar Nathan de seu passado e de si mesmo. Enquanto Nathan afunda cada vez mais no desespero, o Sr. Deen precisa enfrentar seus próprios limites, questionando até onde está disposto a ir para proteger alguém à beira de perder tudo.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Em O Intruso, um refugiado misterioso surge nu dentro de uma mala às margens do rio Tâmisa, apresentando-se como um enigmático forasteiro. Acolhido por uma tradicional família burguesa de classe alta, ele passa a viver na casa como funcionário. Sua presença, no entanto, desenrola uma série de encontros íntimos e transformadores com cada membro da família, abalando as convenções sociais e emocionais que sustentam suas vidas. Paralelamente, descobre-se que ele é apenas um entre vários homens idênticos espalhados por Londres, todos mascarados sob diferentes identidades. O estranho não apenas provoca desejos ocultos, mas também serve como um catalisador para despertares espirituais, permitindo que a família redefina seus próprios caminhos de forma radical e inesperada.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Em Flow, o mundo parece ter chegado ao fim, coberto apenas por vestígios da presença humana, mas sem nenhum por perto. O gato é um animal solitário que, um dia, enquanto é perseguido por uma manada de cães, vê seu lar ser devastado por uma grande enchente. Buscando uma forma de sobreviver após a inundação, ele enfrenta diferentes ameaças, até que encontra refúgio em um pequeno barco povoado por diversas espécies. Enquanto tentam fugir de toda essa situação hostil, os animais terão que se unir apesar de suas diferenças. Nesse veleiro, navegando por paisagens místicas e transbordantes, eles passam pelos desafios e perigos da adaptação a este novo cenário pós-apocalíptico. Flow acompanha uma aventura por entre as ruínas de um mundo inundado e destruído e os sobreviventes que buscam permanecer à deriva com a ajuda e esperança de cada um.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
O Brutalista se passa em 1947, quando o arquiteto visionário húngaro László Toth (Adrien Brody) e sua esposa Erzsébet (Felicity Jones) fogem da Europa devastada pela guerra em busca de um novo começo na América. Em sua jornada para reconstruir seu legado e testemunhar o surgimento da América moderna, eles se deparam com uma oportunidade que pode mudar suas vidas para sempre. O industrial rico e carismático Harrison Van Buren (Guy Pearce) oferece a László um sonho americano em bandeja de prata: a chance de projetar um grandioso monumento modernista que moldará a paisagem do país que agora chamam de lar. Este projeto ambicioso representa o auge da carreira de László, prometendo levar ele e Erzsébet a novas alturas de sucesso e reconhecimento. No entanto, o caminho para a realização de seus sonhos é repleto de desafios e reveses inesperados, que os levarão a enfrentar tanto triunfos quanto tragédias ao longo de quase três décadas.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Fé para o Impossível é o longa biográfico do diretor Ernani Nunes que vai retratar um fato na vida de Renee Murdoch, uma pastora norte-americana, que vive no Rio de Janeiro e foi brutalmente atacada por um morador de rua que a atingiu com um pedaço de madeira na cabeça em uma corrida em setembro de 2012, no bairro da Barra da Tijuca. Internada em estado gravíssimo e com baixas perspectivas de cura sob o diagnóstico de traumatismo craniano, Renee contou com a ajuda de seu marido, Philip, e com o apoio de sua família que compartilharam a luta da pastora com o mundo a fim de reunir o máximo de pessoas para uma poderosa corrente de oração pela sua recuperação, tal ato que foi concedido pelo divino. Hoje, Renee e Philip são um casal de pastores que lideram a Igreja Interdenominacional Luz às Nações, conhecida como Ilan Church, no bairro do Recreio, a partir de um movimento de implantação de igrejas pelo Brasil e são autores do livro Dê a Volta por Cima, cujo também retrata esse ato milagroso.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.