O amor de Hermeto Pascoal por Ilza da Silva transborda em “Pra Você, Ilza”, álbum de inéditas que chegou hoje (28/05) nas plataformas digitais. O multi-instrumentista alagoano, ícone da música brasileira, homenageou a esposa, falecida em 2000, nas trezes faixas do novo trabalho. Uma versão em vinil também está disponível no site da gravadora Rocinante (R$ 165). O trabalho é marcado pela experimentação que consagrou o “bruxo”, como Hermeto é conhecido.
Assinando como “Hermeto Pascoal & Grupo”, o multi-instrumentista é acompanhado pelos músicos que fizeram sua turnê recente ao Japão, incluindo o filho Fábio Pascoal, percussionista e produtor musical. O Grupo ainda tem Ajurinã Zwarg (bateria e percussão), André Marques (piano acústico e teclados), Itiberê Zwarg (baixo elétrico e tuba) e Jota P (saxofones soprano, alto e tenor, flauta e flautim). A ficha técnica já entrega a abordagem inovadora de Pascoal, que vai além do choro clássico: ele toca berrante, copo com água, chaleira, cano PVC, flauta baixo, escaleta, piano acústico e teclados.
“Selecionamos as músicas a partir de um livro dedicado a ela, escrito por Hermeto entre 1999 e 2000, que abriga uma rica variedade de ritmos”, explica Fábio Pascoal. Seu pai fazia anotações nessa época, produzindo partituras em homenagem à esposa. “Inicialmente, Hermeto optou pelas primeiras páginas, repletas de choros; contudo, fiel à sua genialidade e à sua capacidade de transcender limites, ele também incorporou outros ritmos universais ao projeto. Ilza nos acompanha em cada nota tocada”.
Os nomes das canções parecem chaves para a relação do casal, sem se preocupar com ordem cronológica. Seja de viagens, do dia a dia ou ainda uma simples caminhada, o disco tem a simplicidade do amor demonstrada de forma inspiradora. “Passeando pelo jardim” abre o álbum com uma sonoridade quase clássica, mas logo se abre à inventividade característica de Pascoal. Celebrando a vida, diminui o ritmo em “Sentir é muito bom”, mais contemplativo, mas finalizando sempre positivo. “É um trabalho que é um presente para vocês todos, de todos nós aqui. Foi esse presente nosso. Pra quem quiser e pra eterna patroa, Dona Ilza”, explica Hermeto.
Pascoal recebeu recentemente sua primeira biografia. “Quebra Tudo – A Arte Livre de Hermeto Pascoal” é assinado pelo jornalista Vitor Nuzzi, resultado de mais de 50 entrevistas e anos de pesquisa. Nuzzi resgata a jornada do multi-instrumentista desde o nascimento em 1936 no Alagoas, quando ele e o irmão mais velho Zé Neto, ambos albinos, saíram do povoado de Olho D’Água e foram para Recife viver de música. O Bruxo chegou a tocar com Miles Davis nos Estados Unidos e com Elis Regina no Festival de Montreux (Suíça), entre outros grandes momentos de sua história. Não se sabe os certo quantas músicas escreveu, mas passam dos milhares. Venceu o Grammy Latino e teve seu nome como inspiração para nomear uma nova espécie de árvore da Mata Atlântica. Com a vida registrada em livro e em dezenas de discos, Hermeto Pascoal é um gigante da música brasileira.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
O ano é 1978 e o Camboja, que foi renomeado como Kampuchea Democrático, está sob o domínio de Pol Pot e do seu Khmer Rouge há três anos. O país está economicamente devastado e quase 2 milhões de cambojanos morreram durante um genocídio ainda não declarado. Três franceses aceitaram o convite do regime na esperança de conseguir uma entrevista exclusiva com Pol Pot – um repórter que conhece o país, um fotojornalista e um intelectual que se sente próximo da ideologia revolucionária. Mas à medida que descobrem uma realidade diferente por trás da propaganda e recebem tratamento especial por parte do regime, todas as suas convicções são gradualmente viradas de cabeça para baixo.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
Uma nova adaptação do clássico do terror, Nosferatu é um conto gótico sobre a obsessão de um terrível vampiro por uma mulher assombrada. A história se passa nos anos de 1800 na Alemanha e acompanha o rico e misterioso Conde Orlok (Bill Skarsgård) na busca por um novo lar. O vendedor de imóveis Thomas Hutter (Nicholas Hoult) fica responsável por conduzir os negócios de Orlok e, então, viaja para as montanhas da Transilvânia para prosseguir com as burocracias da nova propriedade do nobre. O que Thomas não esperava era encontrar o mal encarnado. Todos ao seu redor lhe indicam abandonar suas viagens, enquanto, longe dali, Ellen (Lily-Rose Depp) é continuamente perturbada por sonhos assustadores que se conectam com o suposto homem que Thomas encontrará e que vive sozinho num castelo em ruínas nos Cárpatos. A estranha relação entre Ellen e a criatura a fará sucumbir a algo sombrio e tenebroso?