Nova exposição de João Urban começa nesta quinta (23) no Vale da Música

João Urban por Lina Faria
Foto: Lina Faria

Ícone da fotografia paranaense, João Urban terá uma nova exposição no Vale da Música a partir desta quinta-feira (23/05). “Entre o Som do Mar e da Mata” reúne dez cliques do fotógrafo curitibano, expostos no anel superior da Ópera de Arame, até abril de 2025.

As fotos foram selecionadas do livro “Mar e Mata: a serra, a floresta e a baía”, que registra as comunidades caiçaras que resistem ao longo da costa brasileira. “Essa mostra celebra a trajetória de um fotógrafo veterano com mais de sessenta anos de atuação. Seus ensaios contribuíram para a criação da memória visual do nosso estado e conferem forma à nossa existência coletiva e plural”, destaca Milena Costa, curadora da exposição. Nos primeiros quinze dias de exposição, será exibido um documentário que destaca a carreira de Urban. O livro estará à venda na loja Munná, na entrada da Ópera de Arame.

Nascido em 1943, em Curitiba, João Urban começou a fotografar nos anos 1960. Fez fotografia publicitária e documental, esta última celebrando as atividades agrícolas do Paraná. Ganhou destaque internacional ao participar dos Colóquios Latino-Americanos de Fotografia no México, e levou seus cliques para países como Cuba e Itália. Conta com diversas publicações de suas obras em livros como “Bóias-frias”, lançado primeiramente na Suíça e depois no Brasil, em 1988. “Mar e Mata” foi seu último livro, de 2009. Temáticas socioculturais e a vida de comunidades no Paraná, como os caiçaras, fazem parte de seus trabalhos mais marcantes.

SERVIÇO – Exposição “Entre Som do Mar e da Mata” de João Urban

Quando: a partir de 23 de maio de 2024 (quinta-feira) até abril de 2025

Horário: funcionamento do Vale da Música, de terça-feira a domingo, das 10h às 17h50

Quanto: Entrada no Vale da Música – R$ 7,50 (meia) e R$ 15 (inteira)

Onde: Vale da Música (R. João Gava, 970)

Por Brunow Camman
21/05/2024 10h30

Artigos Relacionados

Arte além do luto: exposição fotográfica discute processos de transformação

Museus ampliam olhares ao combinar arte e história em ricas experiências