Com data de estreia marcada no Brasil, a plataforma de streaming “Disney+” aderiu a uma ação que mostra a importância dessas discussões em todos os âmbitos. Agora clássicos infantis vão exibir um aviso inicial em filmes que tiverem quaisquer cenas ou estereótipos racistas. Alguns dos exemplos de longas são “Dumbo“, “Peter Pan” e “Mogli: O Menino Lobo“.

A mensagem funcionará da seguinte forma: aparecerá um aviso na tela escrita “Este programa inclui representações negativas e/ou maus-tratos de pessoas ou culturas. Esses estereótipos estavam errados na época e estão errados agora.” Além disso, o anúncio ainda mostra ainda que, ao invés de remover o conteúdo (ou as cenas) e fingir que nada daquilo não aconteceu, o serviço deseja “reconhecer seu impacto prejudicial, aprender com ele e iniciar conversas para criarmos juntos um futuro mais inclusivo“.

Além dos filmes já citados, o clássico “A Dama e o Vagabundo” também exibirá a mensagem, já que no longa dois gatos siameses são retratados de forma anti-asiática.