Dia Nacional das Artes (12/08): 06 espaços alternativos que você precisa conhecer

Carbono Cult. Foto: Hay Ramos/Curitiba Cult.
Foto: Hay Ramos/Curitiba Cult

As artes brasileiras são comemoradas em toda sua pluralidade em uma data especial. O Dia Nacional das Artes acontece todo ano em 12 de agosto. Reconhecida pelo Governo Federal por meio da Fundação Nacional das Artes (Funarte), a data celebra profissionais de diferentes linguagens, como dança, teatro, música, artes visuais, circo e artes integradas.

Curitiba conta com diferentes espaços dedicados à arte, com locais multieventos ou ainda que inovam os formatos tradicionais de galerias. Confira a lista de endereços culturais que você precisa conhecer.

Urban Arts

Urban Arts. Foto: Divulgação.

Urban Arts. Foto: Divulgação.

A galeria de arte traz uma proposta inovadora. São mais de 30 mil artistas brasileiros e internacionais reunidos em um acervo variado em estilos. Há obras surrealistas, pop art, urbana, infantil e muitos outras, com várias coleções temáticas. O espaço físico da Urban Arts traz vários destaques que o cliente pode escolher de impressões on demand com tiragem limitada.

Onde: R. Gabriel de Lara, 121.

Carbono Cult

Carbono Cult. Foto: Hay Ramos/Curitiba Cult.

Carbono Cult. Foto: Hay Ramos/Curitiba Cult.

Inaugurado este ano, o Carbono Cult une no mesmo espaço cursos e eventos de arte, de shows até aula de pintura e performance burlesca. O endereço por si só é uma atração: uma casa modernista dos anos 1970 criada pelo engenheiro e artista Pedro Demeterco e o arquiteto José Sanchonete, pensada para receber apresentações artísticas em sua ampla sala principal, além de outros ambientes como o ateliê. Hoje, tem até bar e estúdio de tatuagem.

Onde: R. Alferes Ângelo Sampaio, 2580.

Campo das Artes

Campo das Artes. Foto: Divulgação Campo das Artes.

Campo das Artes. Foto: Divulgação Campo das Artes.

Longe do centro urbano, o Campo das Artes é um refúgio cultural criado pelo ator Luis Melo. Ali, acontecem pesquisas e produções de obras e também apresentações culturais. A paisagem dos Campos Gerais adiciona a magia da natureza ao local, que já recebeu eventos como o Mata Atlântica Ecofestival, com feira de artes e performances variadas.

Onde: Estrada da Laje, 370 – São Luiz do Purunã; Balsa Nova.

Soma Galeria

Soma Galeria. Foto: Reprodução Instagram.

Soma Galeria. Foto: Reprodução Instagram.

Dedicada à arte contemporânea, a Soma Galeria busca trazer novos artistas, surpreendendo o público que busca novidades. Workshops e cursos de arte também acontecem no local. A galeria funciona numa casa adaptada com artes espalhadas pelos ambientes e corredores, e até na área externa da piscina, em um endereço descontraído e inspirador.

Onde: Rua Marechal José Bernardino Bormann, 730.

Espaço SFCO Multieventos

Espaço SFCO. Foto Júnior Padilha.

Espaço SFCO. Foto: Júnior Padilha.

Dentro do complexo SFCO 179 funciona o Espaço SFCO Multieventos. Em cima do restaurante e do café, com vista para a área verde aberta, o local recebe exposições de arte e até apresentações musicais. A exposição atual, “Territórios” de Mariana Branco, marca ainda o lançamento da galeria virtual Casa Guru na plataforma internacional Etsy.

Onde: R. São Francisco, 179.

Espátula Print Shop

Espátula Print Shop. Foto: Reprodução Instagram.

Espátula Print Shop. Foto: Reprodução Instagram.

Em um dos endereços mais antigos da cidade, uma novidade bem contemporânea: a Espátula Print Shop, que abriu em julho e funciona nas arcadas de São Francisco. Próximo as famosas ruínas no Centro Histórico, o local é dedicado às artes gráficas, contando com loja e exposições de vários artistas independentes. O espaço abre de quinta a domingo.

Onde: Arcadas de São Francisco (Av. Jaime Reis, 107).

Por Brunow Camman
12/08/2024 09h00

Artigos Relacionados

Curitiba recebe artes místicas de monges tibetanos

“Um dos públicos que a gente mais gosta”: Claudia Raia dá entrevista exclusiva sobre Conserto Para Dois