Novo espaço cultural reúne cursos e eventos em casa modernista icônica no Champagnat

Carbono Cult - Ana Lemes
Foto: Ana Lemes

Um ateliê múltiplo dedicado ao poder agregador da arte dá nova vida a uma casa icônica do Champagnat. O coworking de arte Carbono Cult inaugurou em março com uma proposta inovadora na cidade. O endereço, na Residência Demeterco (Rua Alferes Ângelo Sampaio, 2580), agrega o estúdio de tatuagem Fractta, realiza cursos e workshops e abre as portas para mais eventos que exploram os sentidos de formas criativas.

O objetivo do Carbono Cult é criar um ambiente agregador para artistas, destacando a economia circular”, explica Rodrigo Gnani, um dos sócios da empresa e da Fractta. Os espaços amplos do casarão onde está localizado valorizam a fluidez entre as propostas de ações, que passeiam por cursos de tatuagem, desenho, performance, escultura, produção musical e outros. Logo depois da inauguração, o Carbono Cult já realizou eventos que trouxeram de arte circense até degustação de vinhos, shows de jazz e DJs. “O espaço é muito plural e aparece cada vez mais possibilidades”, explica Gnani.

Residência Demeterco

A casa que hoje abriga o Carbono Cult foi construída nos anos 1970 pelo engenheiro e artista Pedro Demeterco com o amigo arquiteto José Sanchotene. A construção ampla e ao mesmo tempo acolhedora é uma obra em madeira, metal, vidro e pedra, múltipla como a proposta da marca. Demeterco criou um espaço de fácil circulação, com destaque para a sala de amplas janelas, onde recebia pequenos shows para amigos e família. Na parte de baixo, funcionava o ateliê do artista. A família cedeu algumas obras dele para manter a aura de produção artística do local. “O casarão estava sendo usado por escritórios com divisórias que não valorizavam a arquitetura original, e agora, podemos resgatar a vida da casa”, Gnani conta.

A ambientação segue o conceito de upcycling, reutilizando materiais e elementos autênticos, dado uma estética original e cheia de personalidade em casa detalhe.

Carbono

Valorizar as narrativas, da casa ao conceito, fazem parte do Carbono Cult. O nome combina referências como do componente químico presente em toda a matéria, até o resgate do conceito de agregar pessoas em torno do fogo para contar histórias. “É um nome para mostrar a cultura na nossa essência, e usar essa essência do que une o ser humano em torno da arte”, o sócio revela.

A democratização do fazer artístico está no coração da marca. Os criadores do Carbono Cult desejam se afastar da visão elitista do mercado de arte e conectar mais pessoas. “Queremos chamar mais artistas para produzir com a gente, realizar ateliês abertos, com o intuito de estimular conversas e congregar diferentes expressões artísticas”, define Gnani. “A arte se trata de uma expressão, mas usando outros mecanismos além da fala. O principal intuito aqui é achar uma forma diferente de se expressar, de fazer as pessoas se sentirem mais parte do processo artístico”.

Assim, os eventos trazem uma nova movimentação ao local, bem como o bar, que destaca cervejarias artesanais. No Instagram @carbono.cult, é divulgada a programação, que conta com DJs, shows e festas nos fins de semana.

Cursos

O Carbono Cult tem seis cursos confirmados em sua grade, que destacam a produção artística em diferentes áreas. Nomes de peso da arte gráfica como o ilustrador André Meister (que já fez obras para a Marvel e publicou um livro pela Darkside) ministram os cursos. Meister dá aulas de Desenho. O escultor curitibano Thiago Provin comanda os encontros de Escultura tradicional. “Decidimos valorizar um curso com processo manual de escultura, oferecendo algo diferenciado”, Gnani explica. O mestre em arte Emerson Persona ensina pintura tradicional, e Matheus Jesus e Heve Bluu’e ministram Performance burlesca e circense. Gnani e Henrique Travinski ensinam Tatuagem.

SERVIÇO – CARBONO CULT

Onde: Rua Alferes Ângelo Sampaio, 2580

Horário: de quinta-feira a sábado, das 18h às 23h

Informações: @carbono.cult

Por Brunow Camman
15/05/2024 16h53

Artigos Relacionados

Martinho da Vila lança álbum; artista faz show em outubro em Curitiba

Versão remasterizada de clássico do cinema nacional tem sessões no Cine Passeio