
Na virada do último ano, muito se esperava de 2021. Nossas vidas viraram de cabeça para baixo em 2020 por conta da pandemia, e esperávamos ansiosos a chegada do novo ano, das vacinas, da chance de uma volta a tudo que tínhamos saudade. Nem tudo foi como planejamos. Ainda vivemos em meio às restrições de segurança, muitos hábitos mudaram, e ainda há muito para enfrentar. Mas teve um ponto que não nos decepcionou – a música.
O ano que nos deixa nesta noite, às 23 horas e 59 minutos, trouxe muitos hinos e hits para nossas playlists. Algumas que nem sequer dá para imaginar que chegaram neste ano – já ouvimos tanto que parece que só podem ter sido lançadas há mais tempo. Mas como depois de 365 dias sempre temos a chegada de um ano novo, vamos relembrar as canções pop que mais bombaram no nosso 2021 e abrir as portas para o que nos espera em 2022?
*aos swifties de plantão, fica a dica: coloca “22 (Taylor’s Version)” para tocar exatamente às 23h15 para virar o ano ao som exato de “I’m feeling 22!” (estou me sentindo aos 22!).
8 de janeiro e 14 de maio de 2021
O single de estreia de Olivia Rodrigo surpreendeu a todos. Foi sucesso de crítica, em especial por seus ótimos vocais e habilidades de composição, e alcançou indicações para Gravação do Ano, Música do Ano e Melhor Performance Solo Pop na próxima edição do Grammy. Algum tempo depois veio a também aclamada “Good 4 U”, que trouxe à tona o lado mais grunge, rock e punk da cantora. Sucesso global e primeiro lugar em 23 países, a música também gerou polêmica pela semelhança com “Misery Business”, do Paramore. Os compositores da canção original, Hayley Williams e Josh Farro, acabaram por ganhar crédito de co-composição na música de Olivia.
5 de março de 2021
O gingado suave de “Leave the Door Open” garantiu o primeiro lugar para o superduo Silk Sonic em diversas partes do mundo, além de ótimas críticas e nomeações ao Grammy 2022. Uma das melhores músicas do ano, não deixou as paradas de sucesso desde o lançamento.
19 de março e 9 de julho de 2021
O quinto single do álbum Justice de Bieber colocou todo mundo para dançar. Ficou em primeiro lugar na Billboard Hot 100, e recebeu quatro indicações ao Grammy 2022. Alguns meses depois foi a vez de “Stay” dominar as paradas e a trilha sonora das redes sociais. Em novembro, a música bateu o recorde de “Shape of You”, de Ed Sheeran, ao ser a música mais rápida a alcançar 1 milhão de streams no Spotify, em 118 dias.
26 de março de 2021
Lil Nas X não veio para brincadeira com o lead single do álbum de estreia – Montero. Meses antes de podermos ouvir ao trabalho completo, a canção já começou a dominar as paradas e garantiu o primeiro lugar na Billboard Hot 100 para o artista pela segunda vez – a primeira foi com “Old Town Road”. A música é muito representativa por garantir a presença da temática LGBTQIA+ no universo fechado do hip hop. Além disso, a canção também concorre na próxima edição do Grammy.
21 de maio de 2021
“Suave como manteiga”, o segundo single totalmente em inglês da banda BTS dominou as paradas no lançamento e nas semanas seguintes. A canção de pop dance tem refrão daqueles que ficam grudados na cabeça, e tornou-se rapidamente a música do verão – ficou em primeiro lugar em mais de 30 países ao redor do mundo. É ainda o videoclipe mais assistido nas primeiras 24 horas do lançamento – 108.2 milhões de visualizações, e ficou cinco semanas consecutivas em primeiro lugar na Billboard Hot 100, quebrando o recorde de grupo com mais semanas seguidas na parada, que antes era do Aerosmith.
30 de julho de 2021
O tão aguardado segundo álbum de Billie Eilish chegou às nossas playlists no mesmo momento que o sexto single – que também leva o nome do trabalho – foi lançado. A música foi sucesso de crítica e já pode-se dizer que foi aclamada no Grammy também – são quatro indicações para a premiação de 2022.
15 de outubro de 2021
O primeiro single do quarto e tão aguardado álbum de estúdio de Adele chegou para quebrar recordes. A balada pop trouxe à tona a temática do álbum, repleta de detalhes sobre o que se passou na vida pessoal da cantora. Quebrou no dia da estreia os recordes do Spotify e Amazon Music, e ficou em primeiro lugar em 27 países.
12 de novembro de 2021
Originalmente, “All Too Well” foi lançada em outubro de 2012; mas foi em 2021 que ouvimos pela primeira vez a versão de 10 minutos, com versos ainda mais detalhados, vocais maduros, e produção ainda mais emocionante. Tornou-se a música mais longa da história a alcançar a primeira posição da Billboard Hot 100, e ainda contou com um curta-metragem dirigido por Taylor e estrelado por Sadie Sink e Dylan O’Brien.
25 de junho de 2021
O primeiro single do quinto álbum de Ed Sheeran não foi o que ele havia originalmente pensado como lead do trabalho. No entanto, o cantor disse que queria algo dançante para acompanhar o momento em que o mundo vivia em junho, com alguns lugares reduzindo as restrições após o avanço da vacinação contra o COVID. Foi sucesso comercial no mundo todo, em especial na Inglaterra, onde passou onze semanas seguidas em primeiro lugar.
***
Quem quiser conferir estes e outros hits do ano, se liga na playlist abaixo para ouvir na festa de Ano Novo! Para você que acompanhou a coluna durante este ano, fica aqui o meu agradecimento especial. Que 2022 seja repleto de saúde, amor e muita música! Nos vemos logo mais!

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.