Fenômeno mundial, vem relembrar o legado “Rebelde”

Foto: Divulgação

Há 17 anos (quase uma vida), um fenômeno televisivo deu o primeiro passo na carreira musical e iniciou uma jornada de sucesso repleta de hits. É o RBD, grupo mexicano que faz parte do imaginário e infância de muitos – em especial no Brasil – e que celebrou mais um aniversário do primeiro álbum, #Rebelde, no início de dezembro. O grupo tem em sua carreira nove álbuns lançados, e apesar de alguns desentendimentos entre os integrantes ao longo dos anos, o legado rebelde é inegável. Vai dizer: tem muita gente que coloca o grupo na trilha sonora daqueles nostálgicos passeios de carro (se identificou?).

É muito especial como cada fenômeno musical atinge uma determinada geração com mais força. O motivo para mim é simples – a identificação acontece por meio da alegria e emoções que as músicas nos oferecem, e esse tipo de conexão fica marcada por toda a vida. No caso do RBD, o grupo quebrou barreiras ao ultrapassar as fronteiras do México e alcançar popularidade no restante da América – de Norte a Sul – e até mesmo na Ásia. Tiveram impacto não só na música, mas também na moda, e influenciaram diversos artistas. É o caso de Pablo Vittar, Marília Mendonça e Anitta, por exemplo, que já mencionaram ter vivido a fase Rebelde. 

Em notícias mais recentes, o grupo teve um reencontro oficial em 2020, com a realização do show online que reuniu na transmissão ao vivo mais de 320 mil espectadores de 20 países. Depois disso, a promessa de uma turnê mundial – que passaria pelo Brasil em 2022, mas que agora, devido à pandemia e outras crises internas do grupo, pode ficar só para 2024. Na quinta-feira, uma surpresa da integrante Dulce María trouxe uma nova versão da música “Te Daria Tudo” ao lado de Priscilla Alcantara – não só em espanhol, mas também em português. O lançamento vem logo na sequência de mais uma novidade para o mundo Rebelde – Anahí apresentou uma versão rock de “Nuestro Amor” na última semana, em parceria com a banda Moderatto

Nos bastidores, alguns desentendimentos e problemas de percurso nos deixam em dúvida a respeito do futuro do grupo. O comportamento Christopher Uckermann é um dos mais criticados, e pode ter sido a alavanca para o recente unfollow de Anahí ao Instagram do RBD. Enquanto isso, as carreiras solo seguem estáveis, entregando muitas novidades aos ávidos fãs.

Mas hoje o objetivo é relembrar, entrar no clima de nostalgia, e marcar o motivo de tanto sucesso e tantas boas memórias no imaginário dos millennials. A trajetória foi curta – o grupo nasceu em 2004 e fez seu último show em 21 de dezembro de 2008, em Madrid, na Espanha. Composto por Alfonso Herrera, Anahí, Christian Chávez, Christopher von Uckermann, Dulce María e Maite Perroni, o grupo nasceu a partir da novela Rebelde, que permaneceu no ar até 2006 – e foi muito além do que o universo televisivo e marcaram o fenômeno como um dos mais importantes da cultura pop latina. No total, mais de 15 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, além de visitas a 23 países e shows em 116 cidades e fazendo a maior turnê de um artista internacional no Brasil, fazendo 13 shows em 12 cidades.

O legado é tão expressivo que vai render ainda mais novidades. Estreia em janeiro de 2022 uma nova versão da novela Rebelde na plataforma Netflix, e a nova versão deve contar com 7 novas regravações do grupo original. Estão preparados para viver tudo de novo?

Como não só de fatos podemos viver, vamos de música? Abaixo, selecionei cinco faixas preferidas do grupo. Me conta qual é a sua favorita e o que ela te faz lembrar? Vamos juntos!

1. “Rebelde”

Como não podia deixar de ser, a primeira música é a estreia do grupo – dá para dizer que é o hino dessa geração? A canção é também a abertura da primeira temporada da novela que deu origem ao grupo, e não tem quem não lembre do épico trecho “y soy rebelde” (até quem não sabe nada do grupo, conhece!). Quantas memórias vem à tona ao som dessa música, não é?

2. “Sálvame

O terceiro single do álbum de estreia do RBD traz tudo o que o grupo tem de melhor. Uma dramática canção de amor, retratada no videoclipe com momentos do grupo em meio à neve. Não poderia faltar uma sessão de fotos congelante com roupas de banho, certo? A melodia é triste e emocionante, e tornou-se um dos momentos mais esperados dos shows do grupo.

3. “Ser o Parecer”

A música “Ser o Parecer” vem do álbum Celestial, lançado depois do fim da novela. Trouxe um visual diferente ao grupo, e marcou como o sexteto foi muito além do lugar onde começou. Continuou no clima pop rock, e canções embasadas em muitas histórias de amor.

4. “Siempre He Estado Aqui”

Não podemos deixar de falar do primeiro single do álbum mais recente do grupo – “Ser o Parecer: The Global Virtual Union (En Vivo)”. Lançado no fim de 2020, a faixa traz os quatro integrantes que participaram do show online promovido em dezembro do mesmo ano – Anahí, Christian Chávez, Christopher von Uckermann e Maite Perroni. A música é uma homenagem ao legado da banda, e traz referências a diversos sucessos anteriores do RBD.

5. “Para Olvidarte de Mí”

Último single da primeira fase do grupo, a canção de despedida foi lançada em 2009 para acompanhar o álbum de mesmo nome. No clipe, imagens de bastidores de toda a trajetória do grupo, performances e também da novela Rebelde. A ideia foi olhar para trás e compartilhar as memórias deixadas pelo sexteto. Deu vontade de chorar?

Por Angela Antunes
10/12/2021 17h34

Artigos Relacionados

De Queen a ABBA: grandes artistas que nunca levaram um Grammy para casa

8 hits de Natal para você se preparar para as festas