
Há 17 anos (quase uma vida), um fenômeno televisivo deu o primeiro passo na carreira musical e iniciou uma jornada de sucesso repleta de hits. É o RBD, grupo mexicano que faz parte do imaginário e infância de muitos – em especial no Brasil – e que celebrou mais um aniversário do primeiro álbum, #Rebelde, no início de dezembro. O grupo tem em sua carreira nove álbuns lançados, e apesar de alguns desentendimentos entre os integrantes ao longo dos anos, o legado rebelde é inegável. Vai dizer: tem muita gente que coloca o grupo na trilha sonora daqueles nostálgicos passeios de carro (se identificou?).
É muito especial como cada fenômeno musical atinge uma determinada geração com mais força. O motivo para mim é simples – a identificação acontece por meio da alegria e emoções que as músicas nos oferecem, e esse tipo de conexão fica marcada por toda a vida. No caso do RBD, o grupo quebrou barreiras ao ultrapassar as fronteiras do México e alcançar popularidade no restante da América – de Norte a Sul – e até mesmo na Ásia. Tiveram impacto não só na música, mas também na moda, e influenciaram diversos artistas. É o caso de Pablo Vittar, Marília Mendonça e Anitta, por exemplo, que já mencionaram ter vivido a fase Rebelde.
Em notícias mais recentes, o grupo teve um reencontro oficial em 2020, com a realização do show online que reuniu na transmissão ao vivo mais de 320 mil espectadores de 20 países. Depois disso, a promessa de uma turnê mundial – que passaria pelo Brasil em 2022, mas que agora, devido à pandemia e outras crises internas do grupo, pode ficar só para 2024. Na quinta-feira, uma surpresa da integrante Dulce María trouxe uma nova versão da música “Te Daria Tudo” ao lado de Priscilla Alcantara – não só em espanhol, mas também em português. O lançamento vem logo na sequência de mais uma novidade para o mundo Rebelde – Anahí apresentou uma versão rock de “Nuestro Amor” na última semana, em parceria com a banda Moderatto.
Nos bastidores, alguns desentendimentos e problemas de percurso nos deixam em dúvida a respeito do futuro do grupo. O comportamento Christopher Uckermann é um dos mais criticados, e pode ter sido a alavanca para o recente unfollow de Anahí ao Instagram do RBD. Enquanto isso, as carreiras solo seguem estáveis, entregando muitas novidades aos ávidos fãs.
Mas hoje o objetivo é relembrar, entrar no clima de nostalgia, e marcar o motivo de tanto sucesso e tantas boas memórias no imaginário dos millennials. A trajetória foi curta – o grupo nasceu em 2004 e fez seu último show em 21 de dezembro de 2008, em Madrid, na Espanha. Composto por Alfonso Herrera, Anahí, Christian Chávez, Christopher von Uckermann, Dulce María e Maite Perroni, o grupo nasceu a partir da novela Rebelde, que permaneceu no ar até 2006 – e foi muito além do que o universo televisivo e marcaram o fenômeno como um dos mais importantes da cultura pop latina. No total, mais de 15 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, além de visitas a 23 países e shows em 116 cidades e fazendo a maior turnê de um artista internacional no Brasil, fazendo 13 shows em 12 cidades.
O legado é tão expressivo que vai render ainda mais novidades. Estreia em janeiro de 2022 uma nova versão da novela Rebelde na plataforma Netflix, e a nova versão deve contar com 7 novas regravações do grupo original. Estão preparados para viver tudo de novo?
Como não só de fatos podemos viver, vamos de música? Abaixo, selecionei cinco faixas preferidas do grupo. Me conta qual é a sua favorita e o que ela te faz lembrar? Vamos juntos!
Como não podia deixar de ser, a primeira música é a estreia do grupo – dá para dizer que é o hino dessa geração? A canção é também a abertura da primeira temporada da novela que deu origem ao grupo, e não tem quem não lembre do épico trecho “y soy rebelde” (até quem não sabe nada do grupo, conhece!). Quantas memórias vem à tona ao som dessa música, não é?
O terceiro single do álbum de estreia do RBD traz tudo o que o grupo tem de melhor. Uma dramática canção de amor, retratada no videoclipe com momentos do grupo em meio à neve. Não poderia faltar uma sessão de fotos congelante com roupas de banho, certo? A melodia é triste e emocionante, e tornou-se um dos momentos mais esperados dos shows do grupo.
A música “Ser o Parecer” vem do álbum Celestial, lançado depois do fim da novela. Trouxe um visual diferente ao grupo, e marcou como o sexteto foi muito além do lugar onde começou. Continuou no clima pop rock, e canções embasadas em muitas histórias de amor.
Não podemos deixar de falar do primeiro single do álbum mais recente do grupo – “Ser o Parecer: The Global Virtual Union (En Vivo)”. Lançado no fim de 2020, a faixa traz os quatro integrantes que participaram do show online promovido em dezembro do mesmo ano – Anahí, Christian Chávez, Christopher von Uckermann e Maite Perroni. A música é uma homenagem ao legado da banda, e traz referências a diversos sucessos anteriores do RBD.
Último single da primeira fase do grupo, a canção de despedida foi lançada em 2009 para acompanhar o álbum de mesmo nome. No clipe, imagens de bastidores de toda a trajetória do grupo, performances e também da novela Rebelde. A ideia foi olhar para trás e compartilhar as memórias deixadas pelo sexteto. Deu vontade de chorar?

Data de Lançamento: 29 outubro
Em Picuí, no sertão da Paraíba, um grupo de cientistas desenvolve um experimento ousado para tentar controlar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue. Para alcançar o objetivo, eles recorrem a uma tecnologia envolvendo urânio, mas o plano foge do controle e dá início a uma ameaça de grandes proporções. Diante do risco de uma catástrofe, um pesquisador brasileiro precisa encontrar uma maneira de conter as consequências do experimento antes que elas se espalhem. Enquanto enfrenta uma corrida contra o tempo, ele descobre que impedir o desastre pode exigir decisões difíceis e colocar sua própria vida em perigo.
Quando: 29 de outubro

Data de Lançamento: 29 outubro
Fatherland acompanha a história de Thomas Mann e sua filha Erika. Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, este homem decidiu embarcar em uma emocionante viagem ao lado de sua filha em pleno auge da Guerra Fria. Explorando uma Alemanha completamente em ruínas, e um Estados Unidos dominado pelos soviéticos, ele precisou ficar 16 anos exilado no país. No entanto, ao retornar para sua casa na Alemanha, ele reencontrou muito mais do que a sua amada pátria, e sim polarizações e divisões extremas, até mesmo em sua família, que criaram feridas profundas e jamais cicatrizadas.
Quando: 29 de outubro

Data de Lançamento: 29 outubro
No Limite da Justiça conta uma história real que acompanha um agente negro do FBI (Yahya Abdul-Mateen II) quando ele precisa se juntar a Greg Scarpa (Mark Wahlberg), um poderoso assassino da máfia, para tentar investigar os assassinatos brutais contra líderes dos direitos civis no Mississippi na década de 1960. Quando a vingança começa a se confundir com a missão, eles se unem cada vez mais em uma caçada mortal. Agora, apesar de seus valores completamente divididos, eles irão entender que a lei tem limites, já eles não.
Quando: 29 de outubro

Data de Lançamento: 29 outubro
As Dez Vantagens de Morrer Depois de Você acompanha Julia (Giulia Be) e Gabi (Any Gabrielly) que, por mais que sejam amigas desde crianças, são completamente diferentes uma da outra. Gabi é uma menina cautelosa, tímida e tem medo de enfrentar novos desafios. Por outro lado, Julia é totalmente extrovertida, carismática e se joga em tudo o que a atrai. Para a surpresa das meninas, tudo está prestes a mudar quando uma mentirinha espalhada sem pretensão vira uma tragédia, resultando em um acidente de carro com a Julia. A menina precisa fazer uma cirurgia de risco e então resolveu deixar um presente para Gabi: dez cartas com dez desafios diferentes. Julia fez isso caso ela não sobreviva e a amiga precisará cumprir cada desafio, mexendo completamente com a vida de Gabi.
Quando: 29 de outubro

Data de Lançamento: 29 outubro
Nova adaptação do clássico romance de Jane Austen. Razão e Sensibilidade acompanha a família Dashwood, mais especificamente as duas irmãs Elinor and Marianne. Após a morte do patriarca, que deixou as heranças e propriedades da família para seu único filho do primeiro casamento, a viúva Sra. Dashwood e suas três filhas são deixadas sem residência fixa ou renda para sobreviver. As quatro, então, mudam-se para um chalé em Devonshire de uma prima distante que caridosamente a concede para a família. Os problemas, porém, permanecem, já que a falta de uma fortuna diminui as chances de matrimônio da romântica Marianne e
Quando: 29 de outubro

Data de Lançamento: 29 outubro
O filme 100 Dias, dirigido por Carlos Saldanha, é inspirado no livro Cem Dias entre o Céu e o Mar, de Amyr Klink, e retrata a impressionante jornada do navegador brasileiro, que se tornou a primeira pessoa a atravessar o Oceano Atlântico Sul a remo. Em 1984, Klink realizou a travessia solitária em um percurso de quase sete mil quilômetros, partindo de Lüderitz, na Namíbia, até Camaçari, na Bahia, ao longo de 100 dias, entre junho e setembro. Além de narrar a aventura épica, o filme explora camadas mais profundas, como a relação complexa de Amyr (Filipe Bragança) com sua família, especialmente com o pai, e como essa travessia pode simbolizar sua busca por autoconhecimento e superação. A obra não se limita à façanha física, mas aborda o simbolismo maior dessa jornada, revelando um aspecto psicológico e emocional que vai além do que foi descrito no livro. 100 Dias traz à tona o espírito de resiliência e coragem, ao mesmo tempo em que convida o público a refletir sobre as motivações pessoais de Amyr Klink e o impacto transformador dessa experiência única.
Quando: 29 de outubro

Data de Lançamento: 29 outubro
Em Três Horas Para Viver, uma garota de sete anos está esperando pela chegada de um fígado capaz de salvar sua vida. A carga preciosa é protegida por Hank Malone (Alan Ritchson), um entregador de alto nível. No entanto, a tarefa que parecia simples se transformou em uma perigosa missão de vida ou morte para ele quando o líder de um importante sindicato do crime passa a querer o órgão para si. Angustiado, Hank entra em um jogo de caça e fuga para entregar a encomenda a garotinha em um período de tempo menor do que 3 horas.
Quando: 29 de outubro