De Queen a ABBA: grandes artistas que nunca levaram um Grammy para casa

Foto: Divulgação/The Recording Academy

Faz 62 anos que o primeiro prêmio Grammy – então conhecido como Prêmio Gramofone – teve seu primeiro vencedor. Desde então, a honra se tornou símbolo de prestígio e reconhecimento, apesar de muitas críticas ao longo dos anos por conta da falta de diversidade nas indicações e premiados. Na última semana, conhecemos os nomeados para a edição de 2022 que, entre algumas surpresas positivas, teve também os artistas excluídos – lista que sempre ganha muita repercussão. Trata-se de um título ainda importante e levado muito a sério, mas cada vez mais aumenta o leque de artistas muito bem-sucedidos e reconhecidos pelo público e pela crítica (oi, The Weeknd?) que foram deixados de lado. Alguns deles, inclusive, nunca levaram o troféu para casa.

Pra você, ouvinte de música – ganhar um Grammy importa? Tem quem o coloque como meta e objetivo principal – e Taylor Swift é um exemplo. Depois de perder na categoria álbum do ano com Red, em 2013, ela decidiu mudar completamente o foco, deixar a sua direção musical pop mais clara, e garantir um trabalho mais coeso. No ano seguinte veio 1989, que levou o prêmio Grammy nas categorias Álbum do Ano e Melhor Álbum Pop Vocal. Depois de vencer novamente na edição deste ano do prêmio com Folklore, Taylor foi indicada novamente agora, com Evermore, na mesma categoria – mas ficou de lado em outras áreas como Música e Gravação do Ano.

Enquanto isso, uma das surpresas foi o grupo ABBA. Eu vou falar em mais detalhes logo abaixo, mas dá para acreditar que o grupo sueco nunca havia sido sequer indicado ao Grammy? Para a próxima edição veio a primeira nomeação com a música “I Still Have Faith In You”, indicada para Gravação do Ano. O campeão de indicações também foi uma surpresa – Jon Batiste, com um total de 11, sendo 8 pelo álbum WE ARE e 3 pelo trabalho feito para o filme Soul: Uma Aventura com Alma.

Outro nome que ficou de fora neste ano foi Miley Cyrus. O álbum Plastic Hearts estava elegível, mas não recebeu indicação como Melhor Álbum de Rock – e em nenhuma outra categoria. A cantora tem em sua carreira uma indicação, em 2014, como Melhor Álbum Pop Vocal. Måneskin, que tem um dos maiores hits da atualidade com a viral “Beggin’ (Live)”, ficou de fora da categoria Melhor Artista Novo, assim como uma indicação como Melhor Performance de Rock ou Gravação do Ano.

Então, vamos voltar para a pergunta inicial – o Grammy ainda é relevante? A premiação faz uma leitura realmente correta do que há de melhor na música atualmente? Todos os anos, críticas em relação ao racismo, xenofobia e machismo permeiam a academia e suas escolhas. Mas talvez alguns exemplos sejam a forma mais fácil de ver se o título realmente faz diferença na carreira dos artistas. Atualmente, o título de maior vencedor de todos os tempos é do Sir Georg Solti, condutor de orquestra, com 31 prêmios. Em segundo lugar um empate entre Beyoncé e Quincy Jones, ambos com 28. Mas e quem nunca levou a estatueta para casa, como ficou? O site Best Life Online fez uma compilação de alguns dos artistas mais importantes que nunca foram premiados, e eu destaco alguns deles para vocês logo abaixo. Vamos?

ABBA

A rainha da dança não é tão rainha assim quando o assunto é Grammy (gostaram do trocadilho?). Donos de hits como “Dancing Queen” e “Mamma Mia!”, o grupo sueco formado em Estocolmo em 1972 nunca havia sido indicado a um Grammy até este ano. A música do grupo é reconhecida mundialmente, além de ter rendido adaptações ao cinema e para a Broadway. Aos fãs, 2022 será a oportunidade de sentir um gostinho de retorno do grupo, que após lançar o primeiro álbum em 40 anos intitulado Voyage, terão um show fixo virtual em Londres entre maio e dezembro. Prontos para conhecer os ABBAtars?

QUEEN

Freddie Mercury estava a frente do seu tempo. Com o Queen, ele mudou a indústria musical, lançou hinos imortais, quebrou barreiras e estereótipos. Mas não venceu nenhuma vez em categorias competitivas no Grammy, apesar de ter sido indicado quatro vezes. No entanto, o Queen tem duas honras em categorias diferenciadas – eles fazem parte do Hall da Fama do Grammy, prêmio que vai para artistas com mais de 25 anos de carreira que tiveram impacto significativo na música e na venda de álbuns; e também recebeu em 2018 o Grammy Lifetime Achievement Award (Prêmio de Contribuição de Vida). We are the champions, não é mesmo?

KATY PERRY

Katy Perry é figurinha carimbada nas paradas de sucesso – em especial depois do álbum Teenage Dream, de 2010, que fez a artista se tornar a primeira feminina a conseguir cinco singles número 1 com apenas um álbum. Em sua carreira, ela já teve nada menos que 13 indicações ao Grammy, mas ainda não levou nenhum. Quem sabe o prêmio ainda vem?

Guns N’ Roses

Quando o assunto é rock, um dos nomes mais influentes é sem dúvida o Guns N’ Roses. A banda, formada em 1985, já teve muitos altos e baixos – mas o legado e influência na música é marcante. Appetite for Destruction ainda é o álbum de estreia mais vendido em toda a história. É desse trabalho que saíram músicas como “Welcome to the Jungle” e “Sweet Child O’Mine”, por exemplo. Apesar de terem sido indicados ao Grammy 3 vezes, a banda nunca levou nenhum prêmio – e diferentemente do Queen, também não foram reconhecidos com os prêmios de honra.

Sia

A cantora australiana Sia, dona do hit “Chandelier”, é considerada uma das mais influentes artistas da sua geração. Apesar de ter sido indicada ao Grammy nove vezes, ela nunca levou um prêmio para casa. Ainda dá tempo!

***

Vamos curtir então o som dos esnobados? Brincadeiras à parte, há muito mais para falar de um artista além de seu reconhecimento pela academia. Quem ouve e gosta sabe que a única coisa que basta para a música ser boa é trazer alegria e bons momentos. Então, vamos embarcar no fim de semana com essa playlist especial – e extremamente eclética – na qual todos os artistas tem apenas uma coisa em comum: nenhum deles levou um prêmio Grammy competitivo para casa. E olha, a seleção tá incrível. Solta o som!

Por Angela Antunes
26/11/2021 16h20

Artigos Relacionados

8 hits de Natal para você se preparar para as festas

Prepara o cachecol e vem ouvir ao novo (velho) álbum de Taylor Swift, “Red”!