As estações do ano podem até ser ao contrário do hemisfério Norte, mas nessa sexta-feira, excepcionalmente, vamos dar as boas-vindas ao outono, pegar o nosso cachecol quentinho, tomar um café com caramelo e passar a sexta-feira inteira ouvindo ao novo (velho) álbum da Taylor Swift – Red (Taylor’s Version). Esse é o segundo trabalho regravado da cantora, que lançou Fearless (Taylor’s Version) em abril deste ano. Mais uma vez, Taylor não desaponta. O trabalho que já era impecável ganha ainda mais requinte, e é complementado por faixas do chamado “From The Vault” (“do cofre”, em tradução literal), com músicas que fariam parte do álbum, mas ficaram de fora do lançamento original. Entre elas, a mais esperada dos fãs – “All Too Well (10 minute version)”.
São 30 faixas no total, e um verdadeiro deleite aos fãs – mas que ainda pode conquistar novos ouvintes para a cantora. Eu sou fã de carteirinha, e a era Red é uma das minhas favoritas. Lançado originalmente em 2012, o álbum marcou os primeiros passos da cantora com canções mais pop, deixando em segundo plano em diversos títulos a raiz country que a fez estourar na música. Sucesso de vendas, o trabalho passou sete semanas em primeiro lugar na Billboard. No entanto, dividiu os críticos na época, que questionaram a transição musical da cantora. Foi isso que a levou a mudar “oficialmente” de gênero musical com seu álbum seguinte – 1989, o primeiro trabalho totalmente pop de Swift.
Para quem está totalmente por fora e não viveu o drama da cantora com sua música – e o principal motivo que a levou a essas regravações –, vamos a um breve resumo. Depois de tentar comprar por anos os direitos das gravações originais dos seus seis primeiros álbuns, os masters foram vendidos para a Ithaca Holdings, que tem Scooter Braun como um dos executivos. Na época, Taylor publicou detalhes do processo, contou sobre o bullying que sofreu nas mãos de Scooter ao longo dos anos, e admitiu que fez de tudo para adquirir as gravações, sem sucesso. Ela decidiu regravar todas as canções, e agora está aos poucos lançando o resultado desse trabalho.
Com isso, Swift tem tido a chance de reviver cada era de sua carreira, e ainda com muito mais liberdade na hora de escolher o catálogo e qualquer outra decisão a respeito dos lançamentos. Em Red (Taylor’s Version), as canções do álbum original têm por objetivo serem regravações idênticas, mas com uma voz mais madura e produção sutilmente mais elaborada, soam revigoradas. Algumas em especial ganham uma vida ainda mais especial em relação às originais como “Treacherous”, que liga diretamente com “I Knew You Were Trouble”. “We Are Never Ever Getting Back Together” continua tão genuína e alegre como antes, e “Starlight” ganha instrumental mais evidente.
Mas o que realmente se destaca – a cereja do bolo de todo o trabalho – são as canções “From The Vault”. Em entrevista nesta semana ao programa americano The Tonight Show with Jimmy Fallon, Taylor explicou que desenterrou essas músicas que não entraram no álbum, pois ela pensou que entrariam no próximo. Mas, no fim, o álbum seguinte se tornou algo completamente diferente. “Essa foi uma oportunidade para eu voltar atrás e regravar toda a música que estava no álbum original, e o que eu estou mais animada é para as músicas que ninguém ouviu ainda”, conta ela.
Tivemos a chance de ouvir na voz de Taylor canções como “Better Man”, que foi gravada por Little Big Town, e Babe, gravada pelo Sugarland. “Message in a Bottle”, segundo Taylor a primeira música que ela escreveu ao lado do rei da música pop Max Martin e Shellback, poderia facilmente fazer parte de 1989. “Run”, mais uma colaboração com Ed Sheeran (além de “Everything Has Changed”, que já fazia parte do álbum original). Outras participações especiais inéditas são ainda com Phoebe Bridgers, na canção “Nothing New”, na qual ela canta: “How can a person know everything at 18 then nothing at 22 (como pode uma pessoa saber tudo aos 18 anos e nada aos 22?)”. Assim, as canções e letras da artista vão se conectando, e podemos achar referências até nos trabalhos mais recentes, como Folklore e Evermore, de 2020. Red traz ainda Chris Stapleton, em “I Bet You Think About Me”, além de Gary Lightbody do Snow Patrol em “The Last Time”.
Mas a canção mais aguardada é, sem dúvida, “All Too Well; (10 Minute Version)”. Sobre a música, Taylor explica que era originalmente a sua favorita, mas que nem sempre os títulos que ela mais gosta se tornam singles. No fim das contas, a música se tornou uma favorita dos fãs (e dos críticos), e aparece em diversas listas como a melhor música da carreira Swift. No programa Jimmy Fallon, ela explica como aconteceu a versão de 10 minutos. “Eu estava passando por um momento triste, e eu estava nos ensaios da minha próxima turnê. Eu comecei a tocar violão com os mesmos quatro acordes diversas vezes, e a banda entrou junto. Comecei a cantar o que eu estava sentindo, e a música foi crescendo”, conta. O momento durou por 10 a 15 minutos, e por sorte, foi gravado. A versão que aparece agora no álbum é exatamente, segundo ela, como foi originalmente composta, antes de ser cortada para se tornar uma canção “normal” de cinco minutos.
O que já era incrível, ficou ainda melhor. Dá para acreditar? Na nova versão, Taylor canta:
“Uma joia sempre carente e amorosa, cujo brilho se reflete em você
Agora estou chorando em um banheiro de festa
Alguma atriz me perguntando o que aconteceu
Você, foi isso que aconteceu, você
Você que encantou meu pai com piadas modestas
Bebericando café como se estivesse em um programa noturno
Mas então ele me observou vigiar a porta da frente a noite toda desejando que você viesse
E ele disse que deveria ser divertido completar 21 anos”
Já pegou os lencinhos? E tem mais! A música ganhou um curta-metragem escrito e dirigido por Swift, estrelado por Sadie Sink (Stranger Things), Dylan O’Brien (Maze Runner) e Taylor Swift.
Agora, vou compartilhar um pouco do que senti ouvindo essa obra-prima (sou tendenciosa? Sim! Mas é muito amor pela Taylor, minha gente). Eu lembro até hoje quando ouvi “Our Song” pela primeira vez. Eu sempre gostei de música country, mesmo sem ser muito popular por aqui, e foi com essa música que conheci a cantora, lá em 2006. Eu me identifiquei muito e passei a acompanhar Taylor desde então, passando por todas as eras. Eram álbuns que eu gostava do início ao fim, sem pular nenhuma música. Admirei ainda mais ao ver ela tomando as rédeas de sua carreira, incentivando o empoderamento feminino e buscando transformar aos poucos o seus arredores com sua influência.
Os fãs sofrem um pouco – são meses e meses de “seca” de vez em quando, sem um post sequer nas redes sociais, em especial nesses últimos meses. Mas vez ou outra somos presenteados com surpresas inesquecíveis – como foi em 2020, com o lançamento dos dois álbuns Folklore e Evermore, e agora com os relançamentos e canções inéditas. No fim das contas, a espera sempre vale a pena.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em A Última Sessão, acompanhamos o menino Samay em sua descoberta do mundo mágico do cinema. Nessa história sensível, em uma cidade no interior da Índia, o menino de 9 anos assiste um filme no Galaxy Cinema e sua vida muda completamente e uma paixão feroz começa. Samay passa a faltar às aulas do colégio e a roubar um pouco de dinheiro da casa de chá de seu pai para assistir filmes. Com um desejo enorme de se tornar cineasta, Samay conhece Fazal, o projecionista do cinema e os dois fazem um acordo: Samay traz para Fazal as deliciosas comidas preparadas por sua mãe, enquanto Fazal permite que Samay veja infinitos filmes todos os dias na sala de projeção. Uma amizade profunda é forjada pelos dois e, logo, é colocada a teste graças a escolhas difíceis e transformações nacionais importantes. Agora, para perseguir seu sonho, Samay deve deixar tudo o que ama e voar para encontrar o que mais deseja.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em Marcello Mio, Chiara (Chiara Mastroianni), filha dos icônicos Marcello Mastroianni e Catherine Deneuve (Catherine Deneuve), é uma atriz que vive um verão de intensa crise existencial. Insatisfeita com sua própria vida, ela começa a se questionar sobre sua identidade e, em um momento de desespero, afirma a si mesma que preferiria viver a vida de seu pai, uma lenda do cinema, do que enfrentar a sua realidade. Determinada, Chiara começa a imitar Marcello em tudo: veste-se como ele, adota seu jeito de falar, respira como ele. Sua obsessão é tamanha que, com o tempo, as pessoas ao seu redor começam a entrar nessa sua estranha transformação, passando a chamá-la de Marcello. Em um jogo de espelhos entre passado e presente, Marcello Mio explora a busca por identidade, legado e o impacto da fama na vida pessoal de uma mulher perdida em sua própria sombra.
Data de Lançamento: 11 de dezembro
O grupo de K-pop NCT DREAM apresenta sua terceira turnê mundial nesse concerto-documentário único. Gravada no icônico Gocheok Sky Dome, em Seul, a apresentação reúne um espetáculo vibrante, com coreografias e performances extraordinárias. O filme ainda conta com cenas de bastidores, mostrando o esforço depositado para dar vida a um show dessa magnitude. O concerto se baseia na história do Mystery Lab, um conceito cunhado pelo grupo. NCT DREAM Mystery Lab: DREAM( )SCAPE dá o testemunho de uma grandiosa turnê.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Queer é um filme de drama histórico dirigido por Luca Guadagnino, baseado na obra homônima de William S. Burroughs e inspirado em Adelbert Lewis Marker, um ex-militar da Marinha dos Estados Unidos. A trama segue a vida de Lee (Daniel Craig), um expatriado americano que se encontra na Cidade do México após ser dispensado da Marinha. Lee vive entre estudantes universitários americanos e donos de bares que, como ele, sobrevivem com empregos de meio período e benefícios do GI Bill, uma lei que auxiliou veteranos da Segunda Guerra Mundial. Em meio à vida boêmia da cidade, Lee conhece Allerton (Drew Starkey), um jovem por quem desenvolve uma intensa paixão. O filme explora temas de solidão, desejo e a busca por identidade em um cenário pós-guerra, com uma ambientação que retrata fielmente a atmosfera da Cidade do México nos anos 1950.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
A Different Man, é um thirller psicológico, dirigido e roteirizado por Aaron Schimberg, terá a história focada no aspirante a ator Edward (Sebastian Stan), no qual é submetido a passar por um procedimento médico radical para transformar de forma completa e drástica a sua aparência. No entanto, o seu novo rosto dos sonhos, da mesma forma rápida que veio se foi, uma vez que o mesmo se torna em um grande pesadelo. O que acontece é que, por conta da sua nova aparência, Edward perde o papel que nasceu para interpretar. Desolado e sentindo o desespero tomar conta, Edward fica obcecado em recuperar o que foi perdido.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
As Polacas é um drama nacional dirigido por João Jardim e selecionado para o Festival do Rio de 2023. O filme é inspirado na história real das mulheres que chegaram ao Brasil vindas da Polônia em 1867 com a esperança de uma vida melhor. Fugindo da perseguição aos judeus e da guerra na Europa, o longa acompanha a saga de Rebeca (Valentina Herszage), uma fugitiva polonesa que vem ao Brasil com o filho, Joseph, para reencontrar o esposo e começar a vida do zero. Porém, as promessas caem por terra quando, ao chegar no Rio de Janeiro, a mulher descobre que o marido morreu e, agora, está sozinha em um país desconhecido. Até que seu caminho cruza com o de Tzvi (Caco Ciocler), um dono de bordel envolvido com o tráfico de mulheres que faz de Rebeca seu novo alvo. Refém de uma rede de prostituição, Rebecca se alia às outras mulheres na mesma situação para lutar por liberdade.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Do aclamado diretor Alejandro Monteverde, conhecido por Som da Liberdade, Cabrini, narra a extraordinária jornada de Francesca Cabrini (Cristiana Dell’Anna), uma imigrante italiana que chega a Nova York em 1889. Enfrentando um cenário de doenças, crimes e crianças abandonadas, Cabrini não se deixa abater. Determinada a mudar a realidade dos mais vulneráveis, ela ousa desafiar o prefeito hostil em busca de moradia e assistência médica. Com seu inglês precário e saúde fragilizada, Cabrini utiliza sua mente empreendedora para construir um império de esperança e solidariedade. Acompanhe a ascensão dessa mulher audaciosa, que, enfrentando o sexismo e a aversão anti-italiana da época, se torna uma das grandes empreendedoras do século XIX, transformando vidas e deixando um legado de compaixão em meio à adversidade.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em Kraven – O Caçador, acompanhamos a história de origem de um dos vilões da franquia Homem-Aranha. De origem russa, Kraven (Aaron Taylor-Johnson) vem de um lar criminoso e de uma família de caçadores. Seus poderes nascem de uma força sobrenatural e super humana que o faz um oponente destemido e habilidoso. A relação complexa com seu pai Nicolai Kravinoff (Russell Crowe) o leva para uma jornada de vingança e caos para se tornar um dos maiores e mais temidos caçadores de sua linhagem. De frente para questões familiares, Kraven mostra sua potência nesse spin-off.