Enquanto espero pingar uma ideia pego da caixinha retangular forrada com tecido tema oriental as duas bolinhas chinesas metálicas (agora descubro bolas Baoding) e com a ajuda dos cinco dedos começo a girá-las no sentido horário massageando a palma da mão direita.
Pela janela aberta, o sol acende as linhas de cobre que contornam os dragões verde e branco desenhados nas bolas com fundo vermelho e a cada volta na minha palma elas cantam com seus sinos internos.
Desligo o Spotify e me atento aos sons emitidos pelas bolinhas, ao eco do impacto metálico quando se chocam — os dragões dançam na minha mão no ritmo que eu controlo.
Paro a dança e balanço uma bolinha por vez perto do ouvido tentando diferenciar os sinos. Já li que tem uma pegada sonora ying yang aí, cada uma toca suas notas, mas não distingo nada.
Volto a girá-las no mesmo sentido e quando vejo, estou numa disputa interna meio frenética tentando movimentar o mais rápido possível e causando nos dragões enjoo de tanto rodar e rodar e rodar. Não preciso nem pesquisar pra saber que obviamente uma das funções dessas tais bolinhas é trabalhar ansiedade, e eu querendo acelerar.
Ainda olhando pras bolinhas circulando agora bastante rápido e num ritmo de coordenação até que bem razoável, enxergo nelas o tempo passando como ponteiros do relógio. Penso nos prazos estourando e eu perdida e embalada pelos sinos metálicos ying yang.
Paro o movimento. Imagino como seria bom girá-las no sentido anti-horário e o tempo voltar um tiquinho, ou passar mais devagar quem sabe. Com a ajuda excepcional do dedão da mão direita, começo a tentativa de giro das bolinhas no sentido anti-horário. Até consigo, mas o som que elas emitem vira ruído e a velocidade pra manter a coordenação (adivinha só) me deixa meio ansiosa.
Passo as bolinhas pra mão esquerda achando que não vai rolar coordenação. Tento o giro no anti-horário. Me surpreendo: funciona. De olhos fechados, escutando a música dos sinos desejo que o tempo volte um pouco.
Ao erguer as pálpebras, bato o olhar no relógio analógico de parede na minha esquina. Marca duas horas atrás. E aí lembro que tenho que trocar a pilha.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.