
Já faz 13 anos que ouvimos o tom de voz inconfundível de Adele no álbum de estreia, “19”, lançado em 2008. Lá foram dados os primeiros passos para que ela se tornasse, em pouco tempo, uma das artistas mais respeitadas e bem-sucedidas da sua geração. Ávidos por novos lançamentos – que não aconteciam desde o terceiro álbum, “25”, de 2015 – os fãs foram agraciados na última quinta (14), com o lançamento de “Easy On Me”, primeiro single do novo álbum da cantora britânica, intitulado “30”, que será lançado em 19 de novembro.
Como a atriz Alicia Silverstone já adiantou no seu TikTok, só tem uma forma de se preparar para uma nova música da Adele: prepara o álcool e a melancolia, pois o seu coração está prestes a quebrar (ainda bem que é sexta-feira, certo?). Brincadeiras à parte, a música “Easy On Me” é uma sinfonia aos ouvidos – um presente para os fãs que sem dúvida não irão se decepcionar com o novo lançamento.
“You can’t deny how hard I have tried (você não pode negar o tanto que eu tentei)
I changed who I was to put you both first (eu mudei quem eu era para para colocar vocês dois primeiro)
But now I give up (mas agora eu desisto)
Go easy on mе, baby (vá com calma comigo, baby)
I was still a child (eu era uma criança)
Didn’t get the chance to (não tive a chance)
Feel thе world around me (de sentir o mundo ao meu redor)”
Apesar do tom triste da letra, que trata de separação e término, o videoclipe traz à tona o tom de reconstrução. Cheio de referências – em especial ao vídeo de “Rolling in The Deep” e “Hello”, Adele deixa a casa que construiu, joga fora as partituras das músicas antigas, e segue em direção ao novo. A música é madura, com vocais excepcionais, a ponto de emocionar até os corações mais duros.
Quem aí não estava com saudades de Adele? Há muito tempo especula-se sobre o retorno da artista, mas foi quando projeções do número 30 apareceram nos principais pontos turísticos do mundo – Buckingham Palace, em Londres, Torre Eiffel, Paris, e no Empire State, em Nova York, que o burburinho ganhou ainda mais força, no dia 1º de outubro. Pouco depois veio a confirmação, e agora, finalmente, a chance de ouvirmos a faixa na íntegra. O poder de Adele não é pequeno – até os fãs são os mais conceituados! Ninguém menos que Alicia Keys pediu um feat durante uma live que Adele fez no Instagram.
Ao todo, Adele já vendeu mais de 120 milhões de álbuns em todo o mundo. Quem poderia dizer que a jovem de apenas 17 anos, que postou seu trabalho da graduação em artes no MySpace, ganharia pouco depois reconhecimento de uma gravadora e lançaria o primeiro álbum, “19”, sucesso de crítica e de vendas. Foram nada menos que dois Grammys recebidos pelo trabalho – o de Best New Artist e Best Female Pop Vocal Performance, com a faixa “Chasing Pavements” (particularmente, uma das minhas favoritas).
Sucesso absoluto no seu país, e ganhando reconhecimento nos Estados Unidos pouco a pouco, o sucesso mundial veio com força no álbum seguinte – “21”, que conta com os hits “Rolling in the Deep” e “Someone Like You”. Em 2012, Adele levou todos os prêmios Grammy a que estava indicada – um total de seis. Alguns anos depois veio o álbum “25”, que conta com o hit “Hello”.
Sempre explícita em relação à temática de seus álbuns, Adele retrata com cada projeto uma fase de sua vida e os relacionamentos que teve ao redor. “19” contava as histórias da juventude, incidentes e namoros. “21” tinha tudo para ser um álbum mais otimista, e começou inspirado no relacionamento que a cantora tinha no momento – mas que veio a terminar, e passou a ser um álbum que contou histórias de términos, depressão e corações partidos. “25” seria um álbum de “reconciliação”, uma reflexão a esta fase de sua vida. Hoje aos 33 anos, o álbum “30” deve trazer um recorte dos 30 anos da cantora, fase em que ela se separou do ex-marido, com temáticas como separação, divórcio e maternidade. Mas mais do que isso – sobre reconstrução, e sobre quem te ajuda nesse caminho. “Eu cuidadosamente reconstruí a minha casa e meu coração, e esse álbum narra isso. A casa é onde o coração está”, contou Adele no Twitter ao explicar a temática do seu novo álbum.
Em entrevista para a Vogue da Inglaterra, ela diz que o projeto “30” é para seu filho. “Eu queria explicar para ele, por este álbum, quando ele tiver seus 20 ou 30 anos, quem eu sou e o motivo pelo qual eu voluntariamente decidi demolir a vida dele inteira em busca da minha felicidade”. Ao definir os trabalhos anteriores, ela é direta ao ponto – “Eu estava bêbada no 21; eu não lembro muito. Eu só lembro de estar muito triste. No 25, eu estava obviamente sóbria, pois eu era uma nova mãe. Eu estava mais preocupada com o que as pessoas iriam querer ou não. Neste [30], eu fiz a decisão consciente de, pela primeira vez na vida, ‘o que eu quero?’”, completa. Estamos prontos para te ouvir, Adele!

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.