Quinze minutos de fama: a sorte e carma de ser artista de um só hit

foto: Reprodução

Colocar uma música nas paradas de sucesso de todo o mundo, uma letra na ponta da língua de diversas gerações, impactar uma geração e marcar a época. Pode parecer que só tem coisa boa nessa frase, não é? Mas o que para alguns é apenas positivo, para outros se tornou o início do fim. Quando uma música alcança um sucesso estrondoso, sempre fica a questão – será que o artista vai conseguir novamente ter algum outro trabalho com tamanho impacto? Muitas vezes isso não acontece – e é assim que aparecem os famosos “one-hit wonders”, ou artistas de um único hit. 

Aproveito para já perguntar para você – qual música é o seu one-hit wonder favorito? A playlist que eu montei – e que está ali no final da matéria, é só um ponto de partida! Compartilha a sua música favorita que vamos aumentando e enriquecendo essa lista – pois são muitos!

Tenho certeza que não vão ser todos que irão concordar com a seleção. Diversos destes artistas da lista seguiram lançando novos trabalhos e fazendo sucesso em meio aos fãs. Mas não conseguiram chegar ao mesmo nível ou sequer perto do sucesso anterior. Sabe quando você conhece muito uma música de um artista, mas não consegue lembrar de nenhuma outra música dele?

Eu tenho uma música favorita nesse gênero – Jennifer Paige, “Crush”, lançada em 1998. Se me perguntarem se eu sei mais algum detalhe sobre a artista, não vou saber dizer. Mas sei que desde que ouvi a música em alguma trilha sonora de filme adolescente anos 90, ela marca sempre presença em diversas playlists. Tem outros hinos que todo mundo conhece tão bem, mas se pedirem para falar de quem é a música… tarefa difícil!

Para celebrar essas canções e músicos que tiveram os seus “quinze minutos de fama”, o jornalista musical Steve Rosen declarou em 1990 o dia 25 de setembro com o Dia Nacional dos One-Hit Wonders – uma ótima oportunidade para relembrarmos dessas canções tão marcantes que infelizmente não tiveram um segundo single a altura. Perfeito para curtir a chegada do fim de semana! Vem comigo?

1 – Vanessa Carlton – “A Thousand Miles”

Vamos já começar por polêmica. Eu gosto muito da Vanessa Carlton, e inclusive curti algumas músicas que ela lançou depois. Mas a melodia de “A Thousand Miles” é tão marcante, tão inesquecível – difícil achar alguém que não conheça. No entanto, depois disso, pouco da carreira da artista conseguiu alcançar voos semelhantes. 

A música foi lançada em 2002 como o primeiro single do álbum de estreia da artista, “Be Not Nobody”. O videoclipe é um show à parte – foi gravado sem efeitos especiais, apenas com a cantora (com cinto de segurança) e o piano em cima de uma caçamba. O resultado foi marcante!

Para quem quer acompanhar mais da carreira da cantora, tem músicas recentes disponíveis! O mais novo trabalho de Vanessa foi o álbum “Love is an Art”, lançado em 2020, com versão deluxe lançada este ano.

2 – Travie McCoy e Bruno Mars – “Billionaire”

A maioria das pessoas talvez conheça Travie McCoy como vocalista principal do Gym Class Heroes, mas foi durante um hiato da banda que ele lançou o álbum solo de estreia, “Lazarus”, em 2010, com o primeiro single “Billionaire”, uma colaboração com Bruno Mars. A música foi um sucesso estrondoso por todo o mundo. Depois disso, no entanto, o artista até chegou a lançar alguns outros singles, sem chegar nem perto do sucesso da estreia.

Em 2021, o artista assinou com a Hopeless Records e já lançou dois singles, “A Spoonful of Cinnamon” e “Loved me Back to Life”, disponíveis nas plataformas digitais.

3 – A-ha – “Take on Me”

Essa escolha pode gerar alguma polêmica… e se levarmos em consideração o país de origem do A-ha, e algumas outras regiões do mundo (até mesmo Brasil), eles realmente têm uma carreira longa e estável. Queridos por fãs dos anos 80, estão com show agendado para Curitiba, que deve acontecer em 2022 depois de adiamentos devido à pandemia. Mas ao nível de “Take on Me”, nada chegou a tamanha proporção. Imagina o quanto vai ser louco ouvir esse hit ao vivo?

A banda natural da Noruega contabiliza ao longo da carreira dez álbuns de estúdio, e inúmeras turnês de sucesso – isso fez deles um dos 50 atos mais bem pagos da música no mundo. Para quem só conhece a faixa mais famosa, vale começar a descobrir mais pela discografia do grupo – nunca é tarde!

4 – Natalie Imbruglia – “Torn”

Aqui temos um dos exemplos de músicas que não fizeram grande sucesso no seu lançamento original, e ganharam o mundo pela versão de outro artista. É o caso de “Torn”, da australiana Natalie Imbruglia. A música é originalmente da banda americana de rock alternativo Ednaswap, e ganhou o mundo na voz da cantora. O álbum que acompanhou a faixa, “Left of the Middle”, de 1997, foi imenso sucesso com mais de 7 milhões de cópias vendidas no mundo. 

Na última semana, a cantora lançou “Firebird”, sexto álbum da sua carreira, que leva o single “Build it Better” como protagonista.  

5 – Semisonic – “Closing Time”

A banda de rock alternativo Semisonic viu o nome do grupo alcançar renome mundial com o hit “Closing Time”, de 1998. Depois de três álbuns, a banda deu uma pausa, e voltou a se reunir em 2017 para comemorar o aniversário de 20 anos do trio. Em 2020, lançaram o EP “You’re Not Alone”, o primeiro trabalho com inéditas desde 2001.

Bonus track – 4 Non Blondes – “What’s Up”

Outra música que faz parte da playlist é “What’s Up”, do 4 Non Blondes. A banda da vocalista Linda Perry lançou apenas um álbum, mas passou nada menos que 51 semanas na Billboard 200 e vendeu 1,5 milhões de cópias. O mais engraçado é que apesar da música se chamar “What’s Up”, essa frase não é dita em nenhum momento na música. O verso que se repete inúmeras vezes é “What’s Going On”, mas a banda preferiu o outro título para não ser confudido com a faixa célebre de mesmo nome de Marvin Gaye.

Para quem quer relembrar, tem muito mais na playlist que preparei para vocês – e não esquece de comentar e dizer qual música ficou de fora!

Por Angela Antunes
01/10/2021 16h11

Artigos Relacionados

Jonas, RBD, Sandy & Junior: quando artistas que amamos voltam aos palcos!

Vem conhecer o universo do Coldplay e BTS com o novo single, “My Universe”