Foi numa dessas viajadas matinais pensando em personagens e cenas e tramas e etc que a conheci.
Do alto da minha varanda atirada no sofá de sempre ainda bebericando o café com leite morno que só tomo morno pelo trauma das inúmeras queimadas de língua, meus olhos fitaram uma moça atravessando a rua. Não sei o que me prendeu tanto. Mas acompanhei seu atravessar do descer ao subir do meio-fio.
Aqui digo moça porque com minha miopia que é ridícula de pequena mas que já me impede de ver feições a longas distâncias não saberia precisar se era uma guria de vinte e pouco, cinquenta e pouco ou sei lá quantos poucos. Então por ora, decido por moça. E a moça enxerga bem.
Mas voltemos. Uma moça de cabelos supercompridos e escuros (isso deu pra ver bem aqui do alto porque eram supercompridos tipo, mesmo. Daqueles que quase batem na bunda). Decido mantê-los. Também mantenho entre seus figurinos o vestido bordô até a canela e de mangas também longas.
Ela atravessava a rua numa constância tranquila e relativamente lenta diferente dos outros transeuntes que mesmo na faixa e com o sinal vermelho pros carros davam uma aceleradinha pra dar tempo de cruzar a via rápida sem dar ruim. Ela não. Ia num desfile como se atravessar a rua fizesse parte do passeio.
Logo indago sua reação se algum louco passar no embalo do sinal recém aberto com ela ainda no meio do trajeto. Na certa aos berros lançaria o guarda-chuvas em direção ao carro. Sua calma chega à explosão em segundos, ficou tanto tempo muda que quando alguém tenta furar sua bolha de paz: ativa a dinamite.
Ah sim, o guarda-chuva. A moça atravessava a rua com um guarda-chuva também no tom vermelho e de longe vejo uns pontos escuros, então um guarda-chuva vermelho com bolinhas pretas. Queria dizer que era um dia de puta sol, o que causaria talvez maior estranheza na moça estar andando com guarda-chuva e vestido compridão de mangas longas e justificaria ter despertado minha atenção. Mas não, caia um aguaceiro quase torrencial – com o perdão dos meus exageros – então nada mais natural que estivesse ali, com um guarda-chuvas.
No fim, sei lá se foi o vestidão bordô ou o cabelão escuro quase na bunda ou o andar meio lento e concentrado ou a personalidade explosiva ou o guarda-chuva de bolinhas ou o fato de enxergar super bem, mas Marta prendeu meu olhar.
E pensando bem, Marta não é uma moça, é uma senhora.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.