
Quem aí já chorou com o lançamento do dia, o álbum mais recente de Adele? Para ajudar ainda mais na nossa estabilidade emocional, estamos cada vez mais próximos das festas de fim de ano – momento sempre desafiador para todos. Mas se tem uma coisa que eu amo – e que só faz sentido nessa época – são as músicas de Natal!
Não é de hoje que as canções natalinas ganham destaque até mesmo nas paradas da Billboard – e algumas das mais famosas datam de alguns séculos atrás. Então, se você é como a minha cunhada Tracy que já aproveita a primeira oportunidade para montar as suas quatro árvores de Natal, vamos nessa comigo para aproveitar ao máximo o clima do polo Norte (mesmo que as temperaturas por aqui não acompanhem).
Uma das mais emblemáticas canções de Natal é sem dúvida “Noite Feliz”. Ela foi escrita em 1818 por um padre austríaco, Joseph Mohr, que pediu a um amigo e tocador de órgão Franz Xaver Gruber para que compusesse a melodia para um poema que ele havia escrito dois anos antes. A canção se tornou conhecida mundialmente, traduzida para mais de 300 idiomas diferentes.
Muitos artistas pop dão destaque especial para as canções natalinas, com álbuns e músicas especiais, turnês temáticas, entre outras ações. Mas no Brasil também temos bons exemplos. Quem não conhece “Então é Natal”, de Simone? A música foi lançada em 1995, e é uma versão de “Happy Xmas (War Is Over)”, de John Lennon e Yoko Ono. Originalmente, a canção tem tom político, mas ganhou versos mais brandos na versão em português. Na letra, marca o período de renovação com um convite a refletir sobre o ano que passou.
Para embalar a trilha sonora e aproveitar cada segundo das próximas semanas até o fim do ano, separei algumas canções – algumas clássicas e outras de artistas que amamos – que não podem ficar de fora da sua playlist natalina. Vamos juntos?
Ouso dizer que um dos embaixadores das trilhas de Natal é definitivamente o Pentatonix. O brilhante grupo a cappella americano é muito conhecido por realizar covers de grandes músicas e também canções originais, mas eles se destacam ainda mais com os álbuns natalinos. O mais recente está fresquinho – Evergreen, lançado no finalzinho de outubro, traz o single “The Prayer”, ótimo exemplo para entrarmos no clima. Para quem gosta do grupo, vale conferir ainda mais canções da discografia – ao todo, o Pentatonix já lançou cinco álbuns específicos de Natal.
A rainha do Natal é Mariah Carey e o tópico não está aberto a discussão! O hino “All I Want For Christmas Is You” foi lançado em 1994, e todos os anos volta à tona (e às paradas de sucesso) quando as festas de fim de ano se aproximam. Dá para acreditar que esse é o maior hit internacional da cantora americana, com o marco de 26 países em número um? Em 2019, a música ficou em 1.º lugar na Billboard Hot 100 pela primeira vez, e alcançou o topo das paradas do Reino Unido em 2020. Ao que tudo indica, a música ganha ainda mais popularidade a cada ano que passa – um hit eterno e imortal!
Saudades do Justin Bieber com carinha de neném, minha filha? Fazem exatos 10 anos que Justin lançou “Mistletoe”, single do seu álbum de Natal, “Under the Mistletoe”. O clipe fofinho faz a gente lembrar os bons tempos e sonhar com os flocos de neve natalinos!
Em 2019 foi a vez de Taylor Swift embalar o clima de Natal com “Christmas Tree Farm”. A letra traz lembranças da cantora de suas férias de fim de ano na fazenda da família, e o clipe fofinho traz imagens desses momentos de infância ao lado do irmão e dos pais.
“Jingle Bell Rock” foi lançada em 1957 por Bobby Helms – mas eu tenho certeza que, quando você pensa nessa música, o que vem em mente é a apresentação icônica das plastics no filme Meninas Malvadas. Momento histórico!
Lançada em 2014, a Ariana Grande também tem um hit de Natal – “Santa Tell Me”, que chegou junto ao seu primeiro EP temático. Fofinha, com uma leve pegada R&B, é clássica Ariana e perfeita para o clima natalino!
Clássica e atemporal, “What Christmas Means to Me” aparece no álbum natalino lançado em 1967 de Stevie Wonder, e dá para perder as contas de quantas vezes foi regravada por diversos artistas – de Jessica Simspon a John Legend, Cee Lo e até Mary-Kate e Ashley Olsen (!). Mas o toque motown de Stevie é especial e traz muita energia a nossa playlist de Natal.
Eu não tinha como deixar essa canção de fora. Depois do estrondoso sucesso de “Dynamite”, do BTS, no ano passado, o fim do ano trouxe uma nova versão – intitulada “Holiday Remix”. A música ainda ganhou apresentações fofíssimas e ficou perfeita para as celebrações de fim de ano. Para quem curtiu, vale a pena conferir também algumas canções de Natal lançadas pelos membros na plataforma Soundcloud – no ano passado, V lançou “Snow Flower feat. Peakboy”, e Jimin presenteou os fãs com “Christmas Love”. Será que vem mais esse ano?
***
São muitos outros títulos que não podem ficar de fora – e é claro que eu preparei uma playlist para você curtir e deixar no repeat até às 0:00 do dia 25 de dezembro (ou tá permitido ouvir música de Natal o ano todo?).

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.