5 lugares para aproveitar o Dia do Vegetarianismo em Curitiba

Foto: Divulgação.

Setembro acabou, hora de acordar o Green Day! No dia 1 de outubro, é comemorado o Dia Mundial do Vegetarianismo, uma forma de nos alertar sobre o impacto do consumo desenfreado de proteína animal no meio ambiente e em nossa saúde. A dieta, diferente do veganismo, ainda abrange derivados de animais como ovos e laticínios.

Nesta sexta-feira, aproveite as sugestões abaixo para passar o dia sem consumir carne e experimentar ótimos pratos vegetarianos!

Pizzaria da Mathilda

A Pizzaria da Mathilda chegou em Curitiba no início da pandemia e já conta com duas unidades aqui na capital. Segue o estilo napolitano e respeita a tradição de fazer pizzas: para proporcionar uma experiência italiana real, as serve de forma individual, seguindo uma série de regras na receita. No cardápio, sabores clássicos como Marguerita e Quatro Formaggi e também criações, como a Abobrinha Assada (molho e queijo mussarela com fatias de abobrinhas assadas no forno, parmesão, azeite, orégano e chips de alho) e a Léon Vegana (molho, berinjela em cubos, cebola branca, azeitona preta em pedaços e basílico).

Foto: Divulgação.

Onde: Centro (Av. Vicente Machado, 859) e Juvevê (R. Rocha Pombo, 265)

Raulino Cozinha Autoral

No Raulino Cozinha Autoral, você encontra deliciosas entradas e pratos principais vegetarianos, como o Consommé de Feijão Fradinho (espesso caldo de feijão fradinho com farofinha crocante e cebolinha) e a Burrata morna ao molho sugo com crocante de prosciutto di parma dop, tomate assado e manjericão, também com versão vegana. Para o prato principal, gnocchi ao molho pesto com manteiga de ervas e cogumelos, finalizados com tomate assado.

Foto: Divulgação.

Onde: R. Recife, 220 – Cabral

Café Cultura

O Café Cultura conta com quatro unidades para você conhecer aqui em Curitiba. Lá você encontra os Paninis, sanduíches abertos com pão de fermentação natural, com opções como Panini Siena (com mussarela derretida, tomate, berinjela, abobrinha e brotos) e Panini Cogumelo (de cogumelos salteados com mussarela e tomate concassé), também disponíveis na versão vegana. Para os dias mais frios, sopas de Abóbora com gengibre e Grão de bico com tahine. Além disso, o café conta com bowls como a Quinoa com arroz de couve-flor, mix de cogumelos, pepino japonês, tomate cereja, cenoura em cubos e microverdes.

Foto: Divulgação.

Onde: ParkShoppingBarigüi, no Cabral (R. São Pedro, 696), Batel (R. Cel. Dulcídio, 558) e Batel Soho (R. Saldanha Marinho, 1050)

Prestinaria

Na Prestinaria, além de suas diversas delícias sem carne, você pode provar o Le Veggie: um croissant recheado que, a cada estação, muda o sabor, valorizando insumos da temporada. Já passaram pelas vitrines da Prestinaria sabores como creme de cogumelos e pesto com ricota e tomate confitado.

Foto: Divulgação.

Onde: Bigorrilho (R. Euclides da Cunha, 699), São Lourenço (Av. Mateus Leme, 3440), MON (R. Mal. Hermes, 999) e a Petit (R. Moyses Marcondes, 430)

Kitsune

O Kitsune vai surpreender os fãs da gastronomia oriental. Os pratos, com muitas criações vegetarianas, contam com influências indígenas. Além de versões sem carne de seus pratos, conta com o Bao Veg de Berinjela, e vários noodles veganos. Um deles é o de castanha de caju com tomate moqueado, cogumelo fresco, bom choy e óleo da casa rico em umami.

Foto: Divulgação.

Onde: R. Celeste Santi, 358 – Ahú

Por Julia Schneider
30/09/2021 14h35

Artigos Relacionados

5 restaurantes vegetarianos e veganos para conhecer em Curitiba

5 opções de restaurantes vegetarianos e veganos em Curitiba