Viva Clarice! Projeto em homenagem a escritora promove 400 ações em Curitiba

Foto: Reprodução

Vocês estão prontos para uma imersão no mundo de Clarice Lispector? Em homenagem ao centenário de nascimento da escritora, o projeto Viva Clarice!, que começa a partir desta segunda-feira (23) e se estenderá até dezembro, traz 400 ações a capital. A princípio, a programação estava planejada para 2020, quando Clarice faria 100 anos, entretanto, devido a COVID, os planos tiveram que ser adiados.

Até dezembro deste ano, o projeto Viva Clarice! realizará diversas atividades culturais gratuitas em escolas municipais, colégios estaduais e bibliotecas de Curitiba. Desde março, já foram realizadas 250 rodas de leitura na rede pública de ensino da capital paranaense, com aproximadamente 7 mil participantes.

Professores e diretores interessados podem solicitar as ações em suas escolas pelo e-mail [email protected] e ver todas as informações no site producoesdopinguim.com. Há ainda outras atividades presenciais que serão realizadas e abertas ao público em geral, na Casa de Leitura Wilson Bueno, também com acesso gratuito, que serão divulgadas em breve com mais detalhes.

OFICINAS

O projeto Viva Clarice! também engloba cinco oficinas de mediação literária que serão ministradas pela mediadora de leitura e escritora Lilyan de Souza. As ações vão acontecer nos dias 23 e 30 de maio no Colégio Estadual Paulo Leminski (bairro Tarumã), dias 24 e 25 de maio no Colégio Estadual Benedicto João Cordeiro (bairro Sítio Cercado) e no dia 27 de maio no Farol do Saber Gibran Khalil Gibran (bairro Centro Cívico).

A intenção é formar novos mediadores – sobretudo professores da rede pública municipal e estadual que desejam conhecer as múltiplas possibilidades de trabalho com textos de Clarice Lispector em sala de aula, atividades extracurriculares, bibliotecas e outros espaços.

SEMANA DE PALESTRAS

Entre os dias 12 a 15 de dezembro, acontece na Biblioteca Pública do Paraná, a Semana Clarice Lispector e Seu Centenário. O objetivo dessa atividade é contemplar o público que já tem uma relação com a obra da escritora, promover uma discussão mais teórica e crítica com especialistas do assunto reconhecidos no Brasil e no exterior. A organização também vai comprar livros da Clarice Lispector, que serão utilizados durante o projeto. Ao final, as obras serão doadas para o acervo das Casas de Leitura da Fundação Cultural de Curitiba.

CLARICE EM NÚMEROS

Clarice Lispector é a escritora brasileira mais traduzida no mundo. Até agora, segundo levantamento da UNESCO de 2012, foram 113 traduções.  Do mandarim ao croata, do norueguês ao russo, do turco ao hebraico, Clarice já foi publicada em 40 países: os mais recentes são Macedônia, Hungria, Sérvia e Eslováquia. Entre os autores de língua portuguesa com mais títulos traduzidos, é a única mulher num ranking só de homens como José Saramago (534), Jorge Amado (421) e Fernando Pessoa (374). Clarice ocupa a nona posição, à frente de Machado de Assis (97). Com 1.098 traduções, Paulo Coelho é o primeiro colocado.

Serviço – Viva Clarice!

Quando: até 15 de dezembro de 2022

Onde: Em escolas municipais, colégios estaduais e bibliotecas de Curitiba

Horário: 21h

Quanto: Gratuito

Por Carol Maltaca
23/05/2022 14h43

Artigos Relacionados

Após reclamações de vizinhos, MON deixa de promover eventos no Parcão

Rafael Portugal traz show a Curitiba no palco do Guairão