Após reclamações de vizinhos, MON deixa de promover eventos no Parcão

Foto: Divulgação

Digamos que não é um adeus, mas talvez um até breve. O Museu Oscar Niemeyer (MON) decidiu suspender a realização de eventos no Parcão, após receber uma reclamação do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Centro Cívico e um questionamento no Ministério Público do Paraná (MPPR) sobre a organização de tais programações.

Conforme a nota encaminhada pelo Museu, será reavaliado a política de eventos, para assegurar que eles sejam realizados de uma forma que se adéque às missões do MON e para que os espaços comportem adequadamente o público externo, sem prejudicar a experiência dos visitantes do museu, que são a prioridade da instituição.

Dessa maneira, os eventos realizados na área externa estão suspensos por tempo indeterminado.

Confira a nota na íntegra:

O Museu Oscar Niemeyer é o maior museu de arte da América Latina. Em 2022 comemora 20 anos e se consolida como um dos mais importantes do país. Instalado num espaço de 35 mil metros quadrados de área construída, o MON tem hoje uma coleção de aproximadamente 14 mil obras de arte.

Faz parte da missão do museu, além de colecionar e expor, proporcionar experiências e diálogos entre público e arte. Além disso, os espaços do MON são locados para terceiros para realização de eventos de natureza cultural e corporativa, conforme previsão de seu Estatuto Social.

Após algumas ocorrências relacionadas a eventos de maior porte realizados na área externa do MON, incluindo questionamentos pelo Ministério Público do Paraná e pelo Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) do bairro Centro Cívico, a instituição optou por reavaliar sua política de eventos, para assegurar que as ações realizadas sejam adequadas às missões do MON e os espaços comportem adequadamente o público externo, sem prejudicar a experiência dos visitantes do museu, que são a prioridade da instituição.

Assim, os eventos realizados na área externa estão suspensos, para que o MON possa garantir o bom atendimento dos visitantes e acesso às suas dependências, assim como viabilizar a realização de eventos culturais de qualidade para o público em geral. 

Ressaltamos que a suspensão é apenas para eventos realizados nos espaços externo, não se aplicando a eventos realizados dentro das dependências do museu em espaços como vão livre, auditório Poty Lazzarotto e salão de eventos.

Não houve cancelamentos. Todos os eventos externos que tinham contrato firmado com o MON já foram realizados.

Por Carol Maltaca
20/05/2022 13h30

Artigos Relacionados

Confira a programação da 22ª Semana Nacional de Museus em Curitiba

Rock Camp Curitiba terá programação para pessoas adultas no segundo semestre