Vinhos de verão: dicas para aproveitar a bebida na temporada mais quente

Vinhos de verão. Foto: Reprodução.
Foto: Divulgação

Os dias quentes que chegam com o verão costumam ser muito celebrados com bebidas geladas, de chopes a coquetéis. Mas os vinhos também apresentam ótimas opções. Muitas vezes são associados a pratos quentes, dias frios e eventos especiais. Contudo, os vinhos têm sido popularizados como pedidas mais democráticas e versáteis. Inclusive no verão!

A temporada mais quente vem chegando, e há várias possibilidades de aproveitar essa bebida. Gabriel Baumann, sommelier do .Vin (Ponto Vin) – novo bar de vinhos de Curitiba -, dá algumas dicas para escolher opções que combinem com o verão e como servi-las.

Temperaturas

Os vinhos costumam apresentar temperaturas ideais para serem servidos. No calor, a tendência é diminuir essa temperatura, servindo qualquer bebida gelada, mas esse não é o ideal. “Isso pode fazer com que se perca estrutura das propriedades de cada vinho”, explica o sommelier. “Mas isso também vai do gosto”, afirma, permitindo que cada pessoa identifique a forma que deseja saborear a bebida.

Temperaturas ideais podem até variar, mas geralmente seguem um padrão. “Vinhos brancos mais leves e aromáticos são ideais entre 7 e 8 oC, enquanto brancos mais encorpados, entre 10 e 12 oC”, comenta. Os rosés seguem a mesma lógica. Tintos leves ficam entre 13 e 14 oC, e os mais encorpados, de 17 a 18 oC. O vinho laranja tem ganhado mais força no mercado e pode ser apresentado entre 14 e 15 oC. “Os espumantes são mais gelados: entre 3 e 5 oC”, Baumann conta.

Tinto, sim!

Vinhos tintos são, muitas vezes, considerados mais pesados. Estes acabam sendo associados sobretudo a pratos como carnes e massas de molho vermelho. O que não quer dizer que não combinem com verão. “Os tintos feitos com uvas tipo Pinot Noir, Zweigelt e Pinotage são ideais para a temporada”, o sommelier discorre. Bebidas feitas com essas castas costumam ser mais leves ou ainda mais aromáticas, mesmo quando encorpados. A escolha pelo tinto, assim, ajuda a trazer variedade na temporada, que costuma ser aproveitada com outros tipos: “verão chama branco e rosé”, opina Baumann.

Harmonizações

A gastronomia nessa temporada também valoriza alguns pratos específicos, como frutos do mar, peixes, aperitivos e entradas. O que gera novas possibilidades de combinações. “Pratos com peixes como bacalhau e tilápia combinam com um branco leve e aromático, como de uva Sauvignon Blanc”, o sommelier explica. Já pratos com camarão vão bem com um Riesling, que traz uma acidez mais natural. Se acaso o camarão for servido na moranga, uma combinação interessante é com um rosé de corpo médio.

A ostra ganha ainda mais destaque no verão,  e combina com vinhos de casta Chardonnay que tenham passado por barril de madeira, ganhando mais estrutura. Desse modo, se alia ao sabor e textura característicos do prato. Tábuas de frios, comuns em festividades de fim de ano e ideais para servir em grupos de pessoas, vão bem com tinto mais leve como Pinot Noir. “Já Iscas de peixe, e pratos como Fish and Chips, combinam com espumante Brut”, finaliza o sommelier.

SERVIÇO – .Vin

Funcionamento: quarta-feira, das 18h30 às 23h30, quinta-feira, das 18h30 às 0h, sexta-feira, das 18h30 à 1h, sábado, das 15h à 1h, domingo, das 12h às 18h

Onde: Alameda Pres. Taunay, 543

Informações: no Instagram do Ponto Vin.

Por Brunow Camman
17/12/2024 17h00

Artigos Relacionados

Natal em Curitiba 2024: veja o que fazer na ceia ou depois

12 lugares para encomendar ceia de Natal e Ano Novo em Curitiba