Atenção vestibulandos! Se você estava ansioso esperando uma data de quando fosse acontecer o vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), esse é seu momento! A prova acontecerá no dia 18 de julho. Além disso, uma nova informação surgiu: o vestibular será realizado em uma única fase, diferentes dos outros anos.

Quem definiu esse novo modelo foi o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal do Paraná. A prova será composta então por 60 questões objetivas e uma produção de texto.

Para quem não se lembra, anteriormente o vestibular tinha 90 questões. Com uma redução de 30% no número de questões, passam então a ser apenas 60 perguntas, de múltipla escolha. Quanto ao texto, haverá apenas uma questão de produção textual, valendo 30% da nota total. O modelo do texto é dissertativo argumentativo.

Para os cursos que tinham questões discursivas específicas na segunda fase, será dado um peso maior nas disciplinas da prova objetiva. Por exemplo, no curso de Direito, as questões de História e Sociologia terão peso maior na prova objetiva da fase única. Já os cursos de Música e Arquitetura, que possuem provas de habilidades específicas, terão a situação tratada separadamente pelo Núcleo de Concursos (NC).

Mais informações acesse o site oficial da UFPR.