Com esse cenário atípico da crise do coronavírus, algumas medidas estão sendo tomadas para que ninguém saia prejudicado diante das incertezas do futuro. Além do ENEM, que nesta quarta-feira (20) teve o seu adiamento confirmado, o vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) também sofreu alterações e adiou as provas para janeiro de 2021.

A decisão foi tomada pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) e a informação foi confirmada pelo reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca. O vestibular que estava previsto para acontecer normalmente esse ano ganhou uma nova data e deve ser retomado em 10 de janeiro de 2021

A decisão desse adiamento saiu logo após o Ministério da Educação anunciar também o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que inclusive é uma das portas de entrada para os estudantes na UFPR.

A decisão foi tomada seguindo as recomendações do órgãos de saúde sobre aglomerações e pensando também nos risco de contaminação para os candidatos e para os aplicadores de provas. Além disso, outros motivos entraram em discussão, como as dificuldades para reservar espaços para a prova e o transporte de candidatos que vêm de outras regiões e às vezes precisam passar por rodoviárias,  aeroportos e etc.

ENEM

A mudança do ENEM foi finalmente aprovada nesta quarta-feira (20). Após pressões da população para adiar as provas por conta da COVID-19, o que impossibilita muitos estudantes de estudarem de forma descente, o Ministério da Edução anunciou que as provas serão adiadas por 30 a 60 dias. O exame que aconteceria em novembro, poderá acontecer em dezembro ou janeiro do próximo ano.

De qualquer modo, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio termina nesta sexta-feira (22), às 23h59. Em junho, a INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) realizará uma pesquisa online com os inscritos para decidir a melhor data do exame.

You have Successfully Subscribed!