Vestibular da UFPR é adiado para janeiro; ENEM também sofre alterações

Com esse cenário atípico da crise do coronavírus, algumas medidas estão sendo tomadas para que ninguém saia prejudicado diante das incertezas do futuro. Além do ENEM, que nesta quarta-feira (20) teve o seu adiamento confirmado, o vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) também sofreu alterações e adiou as provas para janeiro de 2021.

A decisão foi tomada pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) e a informação foi confirmada pelo reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca. O vestibular que estava previsto para acontecer normalmente esse ano ganhou uma nova data e deve ser retomado em 10 de janeiro de 2021

A decisão desse adiamento saiu logo após o Ministério da Educação anunciar também o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que inclusive é uma das portas de entrada para os estudantes na UFPR.

A decisão foi tomada seguindo as recomendações do órgãos de saúde sobre aglomerações e pensando também nos risco de contaminação para os candidatos e para os aplicadores de provas. Além disso, outros motivos entraram em discussão, como as dificuldades para reservar espaços para a prova e o transporte de candidatos que vêm de outras regiões e às vezes precisam passar por rodoviárias,  aeroportos e etc.

ENEM

A mudança do ENEM foi finalmente aprovada nesta quarta-feira (20). Após pressões da população para adiar as provas por conta da COVID-19, o que impossibilita muitos estudantes de estudarem de forma descente, o Ministério da Edução anunciou que as provas serão adiadas por 30 a 60 dias. O exame que aconteceria em novembro, poderá acontecer em dezembro ou janeiro do próximo ano.

De qualquer modo, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio termina nesta sexta-feira (22), às 23h59. Em junho, a INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) realizará uma pesquisa online com os inscritos para decidir a melhor data do exame.

Por Pedro Pinheiro
20/05/2020 18h26