São oito anos sem um dos maiores grupos de todos os tempos. Quando os quatro (originalmente cinco) membros do One Direction disseram “até logo” no programa que os uniu, o X-Factor, em 31 de dezembro de 2015, os fãs torciam para uma breve pausa. Tornou-se uma parada permanente na explosiva carreira da banda, responsável por trazer à tona uma nova invasão britânica ao redor do mundo.
Mas enquanto os fãs curtem as empreitadas solo dos meninos, um pouco de nostalgia nunca faz mal – e é por isso que vamos relembrar a trajetória meteórica destes cinco rapazes britânicos tão memoráveis na vida de muitos fãs do pop.
Mas antes, vamos recapitular como estão os membros do grupo atualmente. Harry Styles terminou recentemente a “Love On Tour”, que até então foi a quarta maior turnê de todos os tempos. Niall Horan está prestes a lançar uma nova edição do álbum “The Show” na próxima semana, 3 de novembro. Liam Payne adiou a vinda ao Brasil devido a problemas de saúde, mas deve lançar novo álbum após a recuperação. Louis Tomlinson lançou no início do mês o documentário “All Of Those Voices”, e segue em turnê na Europa para então seguir a novas direções. Zayn Malik, membro original do grupo que deixou o quinteto em 2015, se arrisca em novos projetos, como o lançamento de um coquetel não alcoólico. De fato, foram muitas as conquistas dos membros – tanto nas carreiras solo, quanto no legado que construíram anteriormente.
Harry, Niall, Liam, Louis e Zayn tinham entre 16 e 18 anos quando fizeram a audição que mudaria a direção de suas vidas (clichê, eu sei, mas não tem como não brincar com as direções ao falar do 1D). Liam já tinha experiência – ele havia tentado participar do programa dois anos antes, mas os jurados sugeriram que ele voltasse um tempo depois. Eles não conseguiram seguir na competição na categoria individual, e foram então colocados em um grupo montado pelo jurado Simon Cowell com a jurada convidada Nicole Scherzinger. Juntos, cada um dos membros trouxe uma personalidade diferente, e a trajetória não poderia ter sido mais bem-sucedida.
Depois de ficar em terceiro lugar no programa, o 1D começou a trabalhar no primeiro álbum – que rendeu nada menos que o hino “Whats Makes You Beautiful”, lançado em 2011. Não demorou muito para o sucesso tomar o mundo, e “Up All Night” fez com que o One Direction se tornasse o primeiro grupo britânico a estrear o primeiro álbum da carreira em primeiro lugar na Billboard 200. Aliás, o trabalho ficou em número um em 16 países.
Apenas um ano depois, o grupo já lançou o segundo trabalho, “Take Me Home”, do qual fazem parte músicas como “Live While We’re Young” e “Little Things”. O trabalhou foi ainda mais popular que o primeiro, e chegou em primeiro lugar em mais de 34 países. Logo o grupo partiu para a segunda turnê mundial – um ritmo frenético de trabalho.
2013 chega com outro grande hino para os fãs – “Best Song Ever”, primeiro single do terceiro trabalho, “Midnight Memories”, de 2013. O álbum marcou uma sonoridade mais madura do grupo, com os membros creditados em 15 das 18 canções da tracklist. “Story of My Life” é outro destaque da carreira do grupo.
Depois de um muito bem-sucedido filme, “One Direction: This Is Us”, que se tornou o quarto maior filme de show até então, o grupo embarcou na turnê mundial “Where We Are” – que passou pelo Brasil em 2014 com apresentações no Rio de Janeiro e São Paulo.
O quarto álbum veio em 2014, intitulado “Four” (seria um presságio?), liderado pelo single “Steal My Girl”. É claro que mais recordes viriam com o trabalho – o grupo se tornou o único em 58 anos da história da Billboard a ter os quatro primeiros álbuns em primeiro lugar na parada americana.
2015 foi o ano das partidas e términos. Logo no início, em março, Zayn anunciou a saída do grupo. Inicialmente, ele alegou que gostaria de ter um tempo como um jovem comum fora dos holofotes, mas alguns anos depois, ele citou em entrevistas que não tinha espaço para liberdade criativa dentro do quinteto.
Logo mais, em julho, veio a primeira música como quarteto – “Drag Me Down”, lançada sem nenhuma promoção, mas ainda assim um dos grandes sucessos do One Direction. Foi o primeiro single do quinto e último álbum, “Made In The A.M.”, lançado em novembro de 2015.
Cinco anos, cinco álbuns, mais de 300 shows. O grupo optou pela pausa – ideia originalmente proposta por Harry, que em entrevista a Rolling Stone disse que percebeu estar exausto e que não gostaria levar os fãs ao esgotamento . Ele afirma que eventualmente todos os membros concordaram – Louis, no entanto, disse que ficou furioso na época. Em entrevista a Capital FM, ele disse que apesar de falarem que eles trabalhavam muito, ele achava que isso era normal para uma banda do porte do 1D. Mas, eventualmente, ele entendeu a decisão de todos.
Recentemente, em abril deste ano, Harry disse em entrevista ao James Corden que nunca diria nunca para uma reunião do One Direction. “Se houver uma época em que todos nós gostaríamos de fazer isso, não vejo porque não aconteceria”, afirmou. Quem sabe as preces dos Directioners não é atendida um dia 💙
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.