Foi divulgado recentemente o ranking da “QS World University Latin America“, que lista as melhores instituições de ensino superior da América Latina. As universidades do estado do Paraná se destacaram no ranking e conquistaram posições importantes, como por exemplo a classificação da Universidade Federal do Paraná em 1º entre as instituições paranaenses.

Além disso, a UFPR ficou com o 35ª lugar entre as instituições latinas e em 11º entre as universidades públicas brasileiras. Além da UFPR, a UEL e a UEM também conquistaram boa posições. ficando empatadas em 23º lugar nacional e na 96ª posição entre as instituições da América Latina.

Entre os critérios de classificação, as três instituições se destacaram nos indicadores de: proporção de professor por estudante; professores com doutorado; quantidade de artigos por professor; citações de artigos científicos; rede internacional de pesquisa; e alcance na internet. Critérios como reputação acadêmica, reputação de empregabilidade, quantidade de artigos por professor e citação de artigos científicos, também são apontados.

O ranking foi divulgado na última quarta-feira (11) e tem o objetivo de auxiliar na escolha de quem procura uma instituição para estudar. Para conferir outras instituições, acesse o site oficial do QS World University Latin America.