Estamos na semana mais rosa do ano, e no mundo da música isso não seria diferente. Chegou nesta sexta-feira, 21 de julho, o tão aguardado “Barbie: The Album”, trilha sonora que acompanha o filme da boneca mais famosa do mundo. Com curadoria de Mark Ronson, a OST une diferentes gêneros musicais em uma aventura energética. Não vai mudar vidas, mas vai embalar o fim de semana com muita animação.
O desafio de Ronson ao aceitar o projeto seria encontrar os artistas e canções que se encaixariam com a visão de Greta Gerwig, diretora do longa – algo que não seria o cliché necessariamente esperado de um filme da Barbie. O longa traz a sua pitada ácida de humor e crítica, e as músicas deveriam trazer o mesmo tom. O resultado foram erros e acertos: algumas faixas que passam despercebidas (Dominic Fike, por exemplo), e outras que surpreendem (o pop punk de GAYLE vai fazer você bater o cabelo). Entre canções já conhecidas e outras inéditas, o que predomina é o pop – bem chiclete, mas não sempre óbvio. Artistas como Dua Lipa e Lizzo encabeçam o time, que ainda é reforçado pelo reggaeton de KAROL G e o kpop do Fifty Fifty.
Começamos com Lizzo, com “Pink” – uma pegada levemente disco na qual ela canta:
“What you wearin’? Dress or suit? (O que você está vestindo? Vestido ou terno?)
Either way, that power looks so good on you (De qualquer forma, esse poder cai be mem você)”
Seguimos a linha pop e levemente cliché com as já conhecidas – e já sucessos – “Dance The Night”, de Dua Lipa, para na sequência entrar na homenagem ao maior hit da Barbie que tivemos até hoje. Em “Barbie World”, Nicki Minaj e Ice Spice embarcam em um remix da canção de 1997 do grupo dinamarquês Aqua, “Barbie Girl”.
A linha dance continua com “Speed Drive”, de Charlie XCX. A música, que também já havia sido lançada em preparação ao álbum completo, traz a interpolação das músicas “Mickey”, lançada em 1981 por Toni Basil, e “Cobrastyle”, da banda sueca Teddybears. Na sequência, o clima ganha nova energia com o reggaeton de KAROL G ao lado de Aldo Ranks em “WATATI”.
Sam Smith segue com “Man I Am”, uma faixa divertida e irônica como o filme.
“And all the papers say that there’s no Ken without Barbie (E todos os jornais dizem que não tem Ken sem a Barbie)
But, baby, there’s no woman who could possibly stop me (Mas, bebê, não tem mulher que poderia me parar)”
O pop psicodélico segue com Tame Impala em “Journey to the Real World”, que dá a porta de entrada para a primeira balada do álbum – “I’m Just Ken”, do protagonista do longa Ryan Gosling.
“‘Cause I’m just Ken (Porque eu sou apenas o Ken)
Anywhere else I’d be a ten (Em qualquer outro lugar, eu seria um 10)
Is it my destiny to live and die a life of blonde fragility? (É o meu destino viver e morrer uma vida de fragilidade loira?)”
Em uma perfeita balada rock anos 80, a canção traz guitarras de Slash, além da participação de Wolfgang Van Halen e do novo baterista do Foo Fighters, Josh Freese. A canção encabeça uma mudança de linha na trilha, que segue com uma sonoridade mais levemente mais rock nas próximas faixas. “Hey Blondie”, por Dominic Fike, seguida por “Home”, do trio americano HAIM.
O clima melancólico também aparece em “What Was I Made Of?”, de Billie Eilish.
“Think I forgot how to be happy (Acho que eu esqueci como ser feliz)
Somethin’ I’m not, but somethin’ I can be (Uma coisa que eu não sou, mas que eu posso ser)
Somethin’ I wait for (Uma coisa pela qual eu espero)
Somethin’ I’m made for (Uma coisa para a qual eu fui feita)”
The Kid LAROI segue o clima mais tranquilo em “Forever & Again”, para então animar novamente com “Silver Platter”, por Khalid. PinkPantheress trazem a doce e já conhecida “Angel”, que antecipa “butterflies”, de GAYLE – uma ótima versão pop punk que interpola “Butterfly”, do Crazy Town.
Ava Max traz “Choose Your Fighter”, para então fecharmos cheios de energia com o kpop do Fifty Fifty com a rapper Kaliii em “Barbie Dreams”. Perfeita para colocar o lookinho rosa e ir curtir o fim de semana bem “barbiezinha”.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Princesa Adormecida é um longa dirigido por Claudio Boeckel e trata-se da segunda adaptação dos livros Princesas Modernas, de Paula Pimenta (Cinderela Pop). A trama irá conta sobre Rosa (Pietra Quintela), uma adolescente, que assim como qualquer outra, sonha em ter a sua liberdade e independência. No entanto, essa conquista fica sendo apenas um sonho, uma vez que seus três tios que a criaram como uma filha, Florindo (Aramis Trindade), Fausto (Claudio Mendes) e Petrônio (René Stern), superprotegem a menina a todo custo, não permitindo que ela viva as experiências que a adolescência traz. Quando Rosa completa seus 15 anos, ela descobre que o mundo ao qual ela pertence, na verdade é um sonho, e o mundo com o qual ela sonhava, é a sua verdadeira realidade. Rosa é uma princesa de um país distante e, por isso, sua vida pode estar em perigo. Rosa é mais que uma simples jovem que vai à escola e se diverte com sua melhor amiga e troca mensagens com o seu crush. Um mistério do passado volta à tona e uma vilã vingativa coloca sua vida em perigo.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Dirigido por Fede Álvarez, Alien: Romulus é um thriller de ficção científica que retorna às raízes da franquia de sucesso Alien, o 8º Passageiro (1979). Ambientado entre os eventos do filme de 1979 e Aliens, O Resgate (1986), a trama acompanha um grupo de jovens colonizadores espaciais que se aventuram nas profundezas de uma estação espacial abandonada. Lá, eles descobrem uma forma de vida aterrorizante, forçando-os a lutar desesperadamente por sua sobrevivência. O elenco inclui Cailee Spaeny, David Jonsson, Archie Renaux e Isabela Merced. A produção é assinada por Ridley Scott, enquanto o roteiro é de autoria do próprio Álvarez, baseado nos personagens criados por Dan O’Bannon e Ronald Shusett. Com essa nova abordagem, o filme busca resgatar a atmosfera claustrofóbica e o terror psicológico que consagraram a franquia, prometendo agradar tanto aos fãs antigos quanto aos novos espectadores.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Meu Filho, Nosso Mundo, longa dramático do renomado diretor Tony Goldwyn, irá acompanhar o comediante de stand-up, com casamento e carreira falidos, Max Bernal (Bobby Cannavale) e por conta dessas complicações da sua vida, ele convive com o seu pai, Stan (Robert De Niro). Max têm um filho de 11 anos, chamado Ezra (William A. Fitzgerald), junto com a sua ex-esposa, Jenna (Rose Byrne), com quem vive brigando sobre a melhor maneira de criar o menino, uma vez que o mesmo é diagnosticado com o espectro autista. Cansado de ser forçado a confrontar decisões difíceis sobre o futuro do filho e decidido a mudar o rumo do jogo, Max parte com Ezra em uma viagem de carro cross-country para encontrar um lugar onde possam ser felizes, algo que resulta em um impacto transcendente em suas vidas e na relação íntima de pai e filho.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Protagonizado por Haley Bennett e dirigido por Thomas Napper, o A Viúva Clicquot apresenta a história de Barbe-Nicole Ponsardin – uma viúva de 27 anos que depois da morte prematura do marido – desrespeita as convenções legais e assume os negócios de vinho que mantinham juntos. Sem apoio, ela passa a conduzir a empresa e a tomar decisões políticas e financeiras desafiando todos os críticos da época ao mesmo tempo em que revolucionava a indústria de Champagne ao se tornar uma das primeiras empresárias do ramo no mundo. Hoje, a marca Veuve Clicquot é uma das mais reconhecidas e premiadas do setor e sua ousadia já a sustenta por 250 anos de história.