Estamos na semana mais rosa do ano, e no mundo da música isso não seria diferente. Chegou nesta sexta-feira, 21 de julho, o tão aguardado “Barbie: The Album”, trilha sonora que acompanha o filme da boneca mais famosa do mundo. Com curadoria de Mark Ronson, a OST une diferentes gêneros musicais em uma aventura energética. Não vai mudar vidas, mas vai embalar o fim de semana com muita animação.
O desafio de Ronson ao aceitar o projeto seria encontrar os artistas e canções que se encaixariam com a visão de Greta Gerwig, diretora do longa – algo que não seria o cliché necessariamente esperado de um filme da Barbie. O longa traz a sua pitada ácida de humor e crítica, e as músicas deveriam trazer o mesmo tom. O resultado foram erros e acertos: algumas faixas que passam despercebidas (Dominic Fike, por exemplo), e outras que surpreendem (o pop punk de GAYLE vai fazer você bater o cabelo). Entre canções já conhecidas e outras inéditas, o que predomina é o pop – bem chiclete, mas não sempre óbvio. Artistas como Dua Lipa e Lizzo encabeçam o time, que ainda é reforçado pelo reggaeton de KAROL G e o kpop do Fifty Fifty.
Começamos com Lizzo, com “Pink” – uma pegada levemente disco na qual ela canta:
“What you wearin’? Dress or suit? (O que você está vestindo? Vestido ou terno?)
Either way, that power looks so good on you (De qualquer forma, esse poder cai be mem você)”
Seguimos a linha pop e levemente cliché com as já conhecidas – e já sucessos – “Dance The Night”, de Dua Lipa, para na sequência entrar na homenagem ao maior hit da Barbie que tivemos até hoje. Em “Barbie World”, Nicki Minaj e Ice Spice embarcam em um remix da canção de 1997 do grupo dinamarquês Aqua, “Barbie Girl”.
A linha dance continua com “Speed Drive”, de Charlie XCX. A música, que também já havia sido lançada em preparação ao álbum completo, traz a interpolação das músicas “Mickey”, lançada em 1981 por Toni Basil, e “Cobrastyle”, da banda sueca Teddybears. Na sequência, o clima ganha nova energia com o reggaeton de KAROL G ao lado de Aldo Ranks em “WATATI”.
Sam Smith segue com “Man I Am”, uma faixa divertida e irônica como o filme.
“And all the papers say that there’s no Ken without Barbie (E todos os jornais dizem que não tem Ken sem a Barbie)
But, baby, there’s no woman who could possibly stop me (Mas, bebê, não tem mulher que poderia me parar)”
O pop psicodélico segue com Tame Impala em “Journey to the Real World”, que dá a porta de entrada para a primeira balada do álbum – “I’m Just Ken”, do protagonista do longa Ryan Gosling.
“‘Cause I’m just Ken (Porque eu sou apenas o Ken)
Anywhere else I’d be a ten (Em qualquer outro lugar, eu seria um 10)
Is it my destiny to live and die a life of blonde fragility? (É o meu destino viver e morrer uma vida de fragilidade loira?)”
Em uma perfeita balada rock anos 80, a canção traz guitarras de Slash, além da participação de Wolfgang Van Halen e do novo baterista do Foo Fighters, Josh Freese. A canção encabeça uma mudança de linha na trilha, que segue com uma sonoridade mais levemente mais rock nas próximas faixas. “Hey Blondie”, por Dominic Fike, seguida por “Home”, do trio americano HAIM.
O clima melancólico também aparece em “What Was I Made Of?”, de Billie Eilish.
“Think I forgot how to be happy (Acho que eu esqueci como ser feliz)
Somethin’ I’m not, but somethin’ I can be (Uma coisa que eu não sou, mas que eu posso ser)
Somethin’ I wait for (Uma coisa pela qual eu espero)
Somethin’ I’m made for (Uma coisa para a qual eu fui feita)”
The Kid LAROI segue o clima mais tranquilo em “Forever & Again”, para então animar novamente com “Silver Platter”, por Khalid. PinkPantheress trazem a doce e já conhecida “Angel”, que antecipa “butterflies”, de GAYLE – uma ótima versão pop punk que interpola “Butterfly”, do Crazy Town.
Ava Max traz “Choose Your Fighter”, para então fecharmos cheios de energia com o kpop do Fifty Fifty com a rapper Kaliii em “Barbie Dreams”. Perfeita para colocar o lookinho rosa e ir curtir o fim de semana bem “barbiezinha”.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
As Linhas da Mão é um longa documental sobre encontros imprevisíveis que fez Viviane de Cássia Ferreira, uma artista brasileira de cinquenta anos, falar sobre a sua experiência e vivência com a loucura. O longa reúne músicas, conversas e performances que, juntos, abrem uma discussão política da arte, assim como estereótipos do que é a loucura no mundo atual.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Lucía tem 6 anos e é uma menina transexual que seus colegas continuam chamando pelo antigo nome. Querendo fugir daquele ambiente, ela só quer a chegada do verão para deixar para trás o inferno que sofre na escola. Mas, sua mãe tentará esconder sua situação na cidade para se desconectar e poder ficar calma. Os desejos de ambas não demorarão a se complicar durante alguns meses que mudarão suas vidas.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta animação, Beckett (Mo Gilligan) é um gato mimado que não reconhece a sorte que ao ser resgatado e acolhido por Rose (Simone Ashley), uma estudante apaixonada e de bom coração. Mas sua rotina sofre mudanças quando ele perde sua nona vida e o destino entra em cena para colocá-lo em uma jornada transformadora.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
A relação entre Eugenie, uma conceituada cozinheira, e Dodin, para quem trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, seu vínculo se transforma em um romance e dá origem a pratos deliciosos que impressionam até mesmo os chefs mais conceituados. Quando Dodin se depara com a relutância de Eugenie em se comprometer com ele, ele decide começar a cozinhar para ela.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Baseado em experiências reais de quase morte, o longa de Stephen Gray e Chris Radtke explora a vida após a morte com a orientação de best-sellers do New York Times, especialistas, médicos e sobreviventes que ajudam a lançar uma luz sobre o que nos espera.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta sequência da franquia Ghostbusters, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida.