Taeyang, do Big Bang, e Jimin, do BTS, lançam “Vibe” e unem duas gerações do k-pop

Foto: Divulgação

A vibe de sexta-feira tá on! Pode até ser clichê, mas é perfeito para o que promete o novo single do sul-coreano Taeyang, integrante do grupo Big Bang, ao lado de Jimin, do BTS. “Vibe” chegou em todas as plataformas nesta sexta-feira, 13, e promete embalar o fim de semana – com direito a challenge que você já pode aprender para postar nas redes sociais.

Mas vamos, primeiro, recapitular. Temos aqui dois grandes astro de duas gerações distintas do k-pop. Taeyang é membro do Big Bang, um dos maiores grupos do gênero, que estreou em 2006. Faz parte da segunda geração do k-pop, e é considerado um dos mais influentes grupos por terem sido responsáveis por ajudar a expandir a onda coreana pelo mundo. O álbum “Alive”, de 2012, foi o primeiro álbum coreano a emplacar na parada da Billboard 200. Estão na lista de boy bands que mais venderam álbuns e singles na história, e lançaram o trabalho mais recente, “Still Life”, em abril de 2022. Este é o primeiro lançamento solo de Taeyang após retornar do serviço militar obrigatório em 2019.

Jimin é membro do BTS, da conhecida terceira geração do gênero, e atualmente o grupo de k-pop mais conhecido do mundo. Estreou em 2013, e desde então coleciona recordes ao levar a cultura da Coreia do Sul para todos os continentes. Depois do mais recente lançamento em grupo – “Proof”, de junho de 2022, o BTS anunciou que iria focar em atividades individuais por um período, além de iniciar o processo de alistamento obrigatório ao exército dos membros do grupo, para então retornarem em 2025. Neste período, membros como j-hope, RM, Jungkook e Jin já lançaram trabalhos solo, e agora é a vez do Jimin.

Taeyang não é novato na questão de lançamentos solo – o primeiro foi em 2008, com “Hot”. O mais recente trabalho foi lançado em 2017, com o álbum “White Night”, o que faz de “Vibe” o primeiro single do artista em seis anos. Ele e Jimin são muito conhecidos por suas habilidades vocais, algo que destaca na música lançada nesta sexta. Além disso, colocam à frente suas personalidades e muita dança. Taeyang assina a letra ao lado de Vince, enquanto a composição é assinada por ele com Jimin, Teddy, Kush, Vince e 24.

Em uma live pouco antes do lançamento da música, Taeyang contou como a parceria tomou forma. Segundo ele, a ideia inicial partiu do produtor Teddy, que sugeriu que uma colaboração com Jimin daria certo. Após conhecer o cantor em um evento, a conversa abriu portas para que ele o convidasse ao estúdio para trabalharem juntos. Jimin já havia mencionado o quanto admirava o artista, inclusive. Ambos trabalharam na coreografia, que também seria parte importante do trabalho, e foi assinada pela dançarina americana Bailey Sok. “Foi difícil aprender”, disse Taeyang em entrevista à Rolling Stone.

E vocês, estão preparados pra dançar?

Por Deyse Carvalho
13/01/2023 17h05

Artigos Relacionados

Louis Tomlinson busca identidade no novo álbum “Faith In the Future”

Jin do BTS lança single solo em música escrita ao lado de Coldplay