Superlua poderá ser vista de Curitiba nesta segunda-feira (26)

Não vai deixar essa oportunidade passar, né? Nesta segunda-feira (26), nos horários entre 18h e 18h40, o céu da capital paranaense vai ganhar um elemento diferente: a Superlua Rosa. Apesar de ganhar esse nome, a coloração da superfície não mudará, mas seu tamanho sim. O fenômeno poderá ser observado a olho nu, sem a necessidade de algum equipamento especial.

Esse evento acontece porque varia de acordo com a posição da Lua em sua órbita. No ano, o fenômeno ocorre de duas a três vezes. Apesar de sua cor não mudar, quem observar a lua, poderá ver que ela estará até 14% maior e quase 30% mais brilhante do que o comum.

Foto: Freepik

O fenômeno de origem dos Estados Unidos, ganhou esse nome devido a uma homenagem às flores rosas que se espalham pelos campos da América do Norte, depois do frio do inverno. Sendo assim, Superlua Rosa (Super Pink Moon, em inglês), nada mais é do que uma celebração do fim do inverno no Hemisfério Norte.

Mas não basta só isso para que o curitibano veja a lua, né? É claro que o tempo da cidade precisa colaborar, sem neblina ou chuva. Então cruze os dedos e torça para pode ver esse fenômeno nos céus!

Por Pedro Pinheiro
26/04/2021 16h21