Samuel Beckett é um forte nome do teatro da língua inglesa. Irlandês e considerado um dos últimos modernistas e recebeu o Nobel de Literatura em 1969. É com ele que Renato Borghi e Élcio Nogueira abrem as portas de casa para o espetáculo Fim de jogo, no Festival de Curitiba.
Tratou-se de um movimento natural para ambos. Em um bate-papo, Borghi contou sobre sua trajetória pessoal e profissional, o que foi determinante para a escolha da obra. “Em 1979, comecei a trabalhar no que chamei de Teatro Vivo, negando que o teatro estivesse morto, que a palavra estivesse morta”. Nos anos 90, ele conheceu um grupo de jovens em oficinas e workshops. Élcio, neste momento, era seu aluno, considerado por ele o melhor. Por conta disso, o ator foi convidado para ser assistente de Renato, para logo depois assumir as rédeas do projeto. Assim, surgiu a vontade de montar um novo grupo e o Teatro Promíscuo, isso por volta de 1992.
O nome, apesar de escandaloso, não se refere à sexualidade. “Já que tínhamos que fazer sexo com camisinha, então que o teatro fosse contagioso”, pontuou. “Era promíscuo de todas as tendências. Queríamos trabalhar com profissionais de várias procedências”. Para exemplificar, ele citou uma mostra de dramaturgia contemporânea que reuniu 15 autores da nova geração da época de São Paulo. “Sempre foram projetos muito arriscados“. E esses projetos, apesar de sua característica que não inspira impulsos mercadológicos, já passaram por 15 países.
A criação dessa ‘promiscuidade’ também partiu do desejo de uma relação mais horizontal na produção de teatro, sem a figura centralizada do diretor dominante, e ela foi formada principalmente por egressos de outras escolas, resgatando os moldes de 1950, segundo Élcio. “O ator é também autor do espetáculo, é diretor de seu personagem, tem autonomia”, enfatizou Borghi.
Fim de jogo traz quatro personagens mutilados, com doenças ou deficiência física. Em um abrigo, eles observam, por uma luneta, a terra devastada fora dele. Borghi, a princípio, não teve uma boa impressão inicial com Samuel Beckett, já que não havia variação nas adaptações às quais assistiu. Pensando-se nisso, foi dado um direcionamento que explorasse o limite entre estranho e familiar: o conceito de lampejo. “Na maioria das cenas que criamos, a maioria das pessoas se encontra em situações cotidianas, e esse lampejo de estranheza é um rasgo que representa Beckett”, disse Élcio, citando uma cena em que, no meio do diálogo, se levantava e derramava uma jarra de suco em si. “A única maneira de se trabalhar com o autor seria não negando o cotidiano”, enfatizou.
Borghi passou por uma situação que impulsionou a decisão da montagem da peça nos moldes em que desejava, isso após a aproximação dele com as obras do irlandês no fim da década de 90, na execução de oficinas que abordavam o autor: tendo passado por intervenções cirúrgicas na coluna, ele chegou a ficar paralítico por um tempo. A dependência gerada pela situação despertou a atenção dos dois entrevistados, que se viram, na vida real, executando ações da peça. “Foi uma aproximação a partir da vivência. Eu entendi a peça”, salientou, que foi emendado por Élcio: “Rimos muito da situação”.
Samuel Beckett, autor da peça
Como a peça já estava em andamento antes mesmo de montada, afinal, ambos estavam ‘atuando’ já no dia a dia, precisariam de um diretor que entendesse a dimensão do projeto. Foi assim que Isabel Teixeira assumiu a tarefa e teve uma ideia para a apresentação (que foi recusada por teatros): fazer na casa do próprio Borghi. O espetáculo deveria ocorrer ali. “Exploramos os limites da vida real e do teatro”, disse Élcio, explicando sobre a montagem do cenário, que envolveu intervenções no local, ainda que mantendo a essência. “O projeto surpreendeu. Foi um fenômeno”.
O apartamento não era o mais importante, segundo o ator, ainda que representasse um ponto de partida. Tratava-se mais da manifestação de uma linguagem que encontraram, não da linguagem em si, possibilitando, assim a expansão do projeto. Em algumas apresentações, há até recriações cenográficas que espelham o local original. “É como se levássemos nossa casa nas costas”, pontuou Élcio. Já em Curitiba, para o Festival, a ideia é outra, envolvendo a ocupação de casas de outras pessoas, sendo que o cenário no qual vão ocorrer “caiu como uma luva”, de acordo, ainda, com o ator — Borghi se recordou das apresentações a domicílio que faziam, rindo das situações vividas para a manutenção do teatro pelas quais os profissionais da área passam.
Sobre a importância do cenário, Élcio explicou: “O bunker poderia ser em qualquer lugar. A casa é um signo que trabalha a ideia de familiaridade, e trouxemos itens que garantam esse sentimento, como prêmios do Renato. Os pais dele constam na ficha técnica, representados, em cena, por retratos. Por ser um jogo nosso, mantivemos o espetáculo, que conta com quatro personagens, a dois. Para isso, nos inspiramos na primeira versão do Beckett, em que Clov [personagem] assume o papel de outros, e eu assumi essa tarefa para mim. A questão de ser ou não dentro da casa do próprio Renato não é tão importante. O importante é a proximidade do público“.
Renato Borghi e Élcio Nogueira
“A questão é com os espectadores. Não estamos falando de seres mutilados do século XXIII. Somos nós! O nada apresentado na peça é subjetivo. Há uma nova perspectiva para o público, que vê as coisas acontecendo em volta e se pergunta ‘o que é esse nada?’. A natureza do espetáculo é essa”, finalizou o ator.
As duas apresentações estão esgotadas, e o Curitiba Cult vai contar pra vocês o resultado dessa aventura. Continue acompanhando nossa cobertura do Festival de Curitiba e confira mais matérias exclusivas que estão por vir.
A programação completa do Festival de Curitiba e informações das vendas de ingressos você pode conferir aqui.
Foto-destaque: Patrícia Cividanes
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Marietta Baderna – Dos Palcos aos Dicionários é um documentário emocionante sobre a história da chegada da bailarina italiana que encantou os brasileiros. Em um cenário de guerra, Marietta e seu pai precisam abandonar a Itália, por ter sido dominada pela Áustria, assim buscando refúgio no Rio de Janeiro. Nas terras cariocas, a chegada da estrela do Scala de Milão animou a elite da sociedade. No entanto, sua visão mais liberal tomou frente no julgamento da população conservadora e Marietta teve seu nome atribuído a bagunça e desordem no governo de Dom Pedro II. Repleta de curiosidades, a trama conta com a presença de especialistas da dança.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Entre Penas e Bicadas mostra a tragetória de Goldbeak (David Henrie), uma jovem águia, foi criada por uma família de galinhas depois de perder seus pais. Embora acolhido com amor, ele sempre sentiu que não se encaixava completamente no galinheiro. Quando seus instintos o chamam para explorar o mundo além do quintal, ele parte em busca de sua verdadeira identidade. A jornada leva Goldbeak ao Santuário de Pássaros, onde descobre sua origem, conhece outros de sua espécie e encontra um novo propósito: integrar a Patrulha Emplumada, um grupo dedicado à proteção de Avian City. Ao lado de sua corajosa irmã adotiva, Ratchet (Valkyrae), ele enfrenta desafios que o ajudam a entender o valor da coragem, do pertencimento e da família. No entanto, Goldbeak não imagina que uma conspiração sombria está em andamento na cidade. Para proteger os que ama e provar que é digno de suas asas, ele terá que voar mais alto do que nunca, enfrentando perigos e descobrindo que o verdadeiro lar está onde o coração está.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Milton Bituca Nascimento, dirigido por Flávia Moraes, é um documentário emocionante que acompanha a turnê de despedida de Milton Nascimento, uma das maiores lendas vivas da música brasileira. Filmado ao longo de dois anos, o longa registra os últimos shows de “Bituca”, como é carinhosamente conhecido, e captura a profunda conexão entre o artista e seus fãs. Com estreia prevista para 20 de março de 2025, a obra vai além dos palcos, apresentando cenas de bastidores e depoimentos de grandes artistas nacionais e internacionais. Esses relatos celebram a importância de Milton e o impacto universal de sua música, reafirmando seu legado como um dos maiores nomes da música global. Entre emoções e celebrações, o filme é uma despedida inesquecível de um ícone cuja obra transcende fronteiras e gerações.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Os 80 Gigantes acompanha a jornada da Cia dos Ventos, um grupo de teatro de bonecos fundada por um casal de bonequeiros nos anos 2000. Tadica Veiga e Joelson Cruz construíram seus bonecos gigantes inspirados no Carnaval de Antonina e, de pouco em pouco, ganharam as ruas e a comunidade local de São José dos Pinhais, no Paraná. Durante uma década, a companhia ocupou um galpão na cidade, onde guardavam os gigantescos bonecos, além de organizar um projeto social chamado O Boneco e a Sociedade, que fez a diferença para mais de 28 mil alunos. Mas, o que se tornou uma tradição familiar e um programa especial, acaba sofrendo com uma manobra política que os despeja do espaço. Sem lar para os 80 bonecos ou para a família produtora, a Cia do Vento precisa se reinventar e, logo, reconstruir o mundo fantástico e mágico desse espetáculo teatral e artesanal.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Em Meu Verão com Gloria acompanhamos a história de amor e carinho forjada por uma criança e sua cuidadora. Aos seis anos, Cleo é apaixonada por sua babá Gloria, que a cria e cuida desde seu nascimento. Um dia, após uma notícia trágica, Gloria precisa retornar urgentemente ao seu país natal Cabo Verde, onde vivem sua família e seus filhos. Cleo sente a infelicidade e o fardo dessa notícia e, rapidamente, pede para seu pai que traga Gloria de volta em razão de uma promessa feita entre as duas: que se reencontrem o mais rápido possível. Gloria, então, convida a pequena para conhecer o seu país e passar um último verão com ela em Cabo Verde como forma de despedida. Enquanto Cleo conhece um lado desconhecido da vida da babá e desbrava um mundo novo, Gloria precisa lidar com as questões de seus dois filhos que, querendo ou não, ela deixou para trás.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Em Amor Bandido, um corretor de imóveis tenta deixar seu passado sombrio para trás até que recebe uma mensagem de sua ex-parceira de crime que ele achava que estava morta. O vencedor do Oscar Ke Huy Quan encara seu primeiro protagonista, Marvin Gable, um corretor de imóveis que vive uma vida pacata nos subúrbios de Milwaukee. Ele tenta a todo custo deixar os erros cruéis que cometeu no passado. Ele será obrigado a confrontá-los quando recebe um misterioso bilhete de Rose (Ariana DeBose), sua ex-parceira de crime que ele deixou para morrer anos atrás. Agora, Marvin precisará embarcar novamente em uma missão que envolve os assassinos mais perigosos e os fantasmas de seu passado.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Em Brave the Dark, assombrado por traumas de infância, Nathan Williams (Nicholas Hamilton) vive preso em um ciclo de escuridão e autodestruição. Após ser preso, ele encontra uma inesperada mão estendida e disposta a ajudá-lo: seu professor de teatro, Sr. Deen (Jared Harris), que paga sua fiança e o acolhe. Determinado a resgatar Nathan de seus próprios demônios, o Sr. Deen descobre segredos devastadores que ameaçam consumir o jovem por completo. O que começa como um ato de bondade transforma-se em uma batalha desesperada para salvar Nathan de seu passado e de si mesmo. Enquanto Nathan afunda cada vez mais no desespero, o Sr. Deen precisa enfrentar seus próprios limites, questionando até onde está disposto a ir para proteger alguém à beira de perder tudo.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Em O Intruso, um refugiado misterioso surge nu dentro de uma mala às margens do rio Tâmisa, apresentando-se como um enigmático forasteiro. Acolhido por uma tradicional família burguesa de classe alta, ele passa a viver na casa como funcionário. Sua presença, no entanto, desenrola uma série de encontros íntimos e transformadores com cada membro da família, abalando as convenções sociais e emocionais que sustentam suas vidas. Paralelamente, descobre-se que ele é apenas um entre vários homens idênticos espalhados por Londres, todos mascarados sob diferentes identidades. O estranho não apenas provoca desejos ocultos, mas também serve como um catalisador para despertares espirituais, permitindo que a família redefina seus próprios caminhos de forma radical e inesperada.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Em Flow, o mundo parece ter chegado ao fim, coberto apenas por vestígios da presença humana, mas sem nenhum por perto. O gato é um animal solitário que, um dia, enquanto é perseguido por uma manada de cães, vê seu lar ser devastado por uma grande enchente. Buscando uma forma de sobreviver após a inundação, ele enfrenta diferentes ameaças, até que encontra refúgio em um pequeno barco povoado por diversas espécies. Enquanto tentam fugir de toda essa situação hostil, os animais terão que se unir apesar de suas diferenças. Nesse veleiro, navegando por paisagens místicas e transbordantes, eles passam pelos desafios e perigos da adaptação a este novo cenário pós-apocalíptico. Flow acompanha uma aventura por entre as ruínas de um mundo inundado e destruído e os sobreviventes que buscam permanecer à deriva com a ajuda e esperança de cada um.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
O Brutalista se passa em 1947, quando o arquiteto visionário húngaro László Toth (Adrien Brody) e sua esposa Erzsébet (Felicity Jones) fogem da Europa devastada pela guerra em busca de um novo começo na América. Em sua jornada para reconstruir seu legado e testemunhar o surgimento da América moderna, eles se deparam com uma oportunidade que pode mudar suas vidas para sempre. O industrial rico e carismático Harrison Van Buren (Guy Pearce) oferece a László um sonho americano em bandeja de prata: a chance de projetar um grandioso monumento modernista que moldará a paisagem do país que agora chamam de lar. Este projeto ambicioso representa o auge da carreira de László, prometendo levar ele e Erzsébet a novas alturas de sucesso e reconhecimento. No entanto, o caminho para a realização de seus sonhos é repleto de desafios e reveses inesperados, que os levarão a enfrentar tanto triunfos quanto tragédias ao longo de quase três décadas.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.
Data de Lançamento: 20 de fevereiro
Fé para o Impossível é o longa biográfico do diretor Ernani Nunes que vai retratar um fato na vida de Renee Murdoch, uma pastora norte-americana, que vive no Rio de Janeiro e foi brutalmente atacada por um morador de rua que a atingiu com um pedaço de madeira na cabeça em uma corrida em setembro de 2012, no bairro da Barra da Tijuca. Internada em estado gravíssimo e com baixas perspectivas de cura sob o diagnóstico de traumatismo craniano, Renee contou com a ajuda de seu marido, Philip, e com o apoio de sua família que compartilharam a luta da pastora com o mundo a fim de reunir o máximo de pessoas para uma poderosa corrente de oração pela sua recuperação, tal ato que foi concedido pelo divino. Hoje, Renee e Philip são um casal de pastores que lideram a Igreja Interdenominacional Luz às Nações, conhecida como Ilan Church, no bairro do Recreio, a partir de um movimento de implantação de igrejas pelo Brasil e são autores do livro Dê a Volta por Cima, cujo também retrata esse ato milagroso.
Data de lançamento: 20 de fevereiro.