Um dos grandes diferenciais do Psicodália, sem dúvidas, é a quantidade de atrações e bandas de qualidade. Humano que sou, não consegui ir a alguns deles, ainda que quisesse exercer um quê de onipresença que me colocasse ao mesmo tempo em todos os lugares. Estar na Fazenda Evaristo foi, a todo momento, para mim, o que Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa, definiu muito bem: eu sentia-me nascido a cada momento para a eterna novidade do Mundo.
Não foram poucos os veículos que caracterizaram várias das apresentações como históricas, e nenhum deles mentiu. Eu poderia realmente narrar cada detalhe dos espetáculos nos quais estive presente, entretanto, farei algo conciso e cujo impacto se dê pela junção de uma breve descrição, um trecho de um poema e uma imagem. Sempre vivi literatura, e acho que ela pode falar melhor do que qualquer descrição: ela pode evocar sentimentos e ativar a imaginação.
Eram dois os palcos principais, o Solar e o Lunar, ambos cobertos para o caso da chuva que nunca chegou. Além disso, havia o Palco dos Guerreiros e o Palco Livre.
Saibam, apenas, que estar no Psicodália é assistir a shows de grandes artistas sentado em frente ao palco, pulando em um canto com os amigos ou simplesmente encostado em um lugar qualquer. Poucos celulares eram vistos gravando, e as pessoas foram hipnotizadas por um bem comum: a música. O que a música uniu, o homem não separa. Vamos lá?
Majestosa no palco, Elza, sentada, fez as pessoas chorarem, sorrirem, pularem e sentirem o poder que emana de uma mulher atemporal. Mostrou o que a mulher deve fazer se alguém levantar a mão pra ela. Mostrou que a carne mais barata do mercado é, hoje, a que tem mais valor.
Eis o núcleo — depois vem a criança
nascida de mulher,
vem o homem nascido de mulher;
eis o banho de origem,
a emergência do pequeno e do grande,
e de novo a saída. (Walt Whitman)
Naná, com seus mais de 80 anos e seus instrumentos, comanda as águas do Rio Amazonas através das bocas e palmas do público. É compositor natural, é alquimista: corpos se transformam em mais intrumentos, e a plateia, para ele, é seu coro. Com ele, se sente a unidade universal nas batidas do tambor.
E agora, a cada noite conto as estrelas.
E a cada noite obtenho o mesmo número.
E quando elas não se mostram para serem contadas,
Conto os buracos que deixam. (Amiri Baraka)
Singelos, os meninos que compõem A Banda pareciam muito à vontade enquanto um público vasto aproveitava a brisa fresca de uma tarde muito, muito quente. Pessoas sentadas no chão, em cadeiras, com copos de cerveja nas mãos e dançando aqui e acolá sem compromisso. Claro que houve o pequeno fuzuê da Oração. Cabia muito bem naquele show.
Ainda um grito de vida e
Voltar
Para onde é tudo belo
e fantástico:
a palmeira, o sabiá,
o longe. (Drummond)
Ele começou a cantar no meio de todos, convidando as pessoas para sua apresentação maquiado com glitter e vestindo uma camiseta que dizia: Bicha! Alegrando a tarde de todos, interrompeu a felicidade e deu espaço pra sofrência. E quanta dor! Uma dor gostosa, ainda assim. Aquela nostalgia que bate de esperanças idas. Enquanto Ana Larousse afinava o violão, Fressato ensinou como fazer a pose da capa da Xuxa e arrancou risos, com muitos repetindo a faceta. Voltou à sofrência e arrancou algumas lágrimas. Léo é assim. Corta o dedo e sorri com gosto! Faz piada de coração partido, mesmo que doa.
— “Bendito seja vós, Senhor, que o sofrimento
Concedeis como alívio à nossa perdição,
Essência divinal, suavíssimo fermento,
Que depura e conforta o nosso coração! (Baudelaire)
Esses caras dispensam apresentações e sempre transformam qualquer canto em uma imensa reunião de rockeiros (quem não é, se transforma). Ivo esteve presente por lá, claro, e sempre vai estar: ele vive na essência da música!
sou tão louco quanto sempre fui
eles não entendem
que não parei de me pendurar pelos calcanhares
da janela do 4° andar –
eu ainda o faço
agora mesmo
aqui sentado (Bukowski)
Encerramos essa parte da matéria, pois já está bem recheada. Logo tem mais, incluindo uma entrevista exclusiva e outras apresentações que aconteceram, além de mais atrações. Continue ligado no nosso site!
Confira também: Psicodália: festival do fim do mundo
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.