A literatura está presente na nossa rotina em todos os aspectos. Seja para ler o nome de um ônibus, ver o nome de uma rua ou ler uma mensagem. É nesses pequenos detalhes que nós começamos a perceber a importância do ato de ler. Foi pensando nisso que surgiu o projeto on-line e gratuito: “Leituras Urbanas: Literatura nas Ruas da Cidadania“.

Envolvendo os 75 bairros da cidade, o projeto que iria acontecer de maneira presencial, teve que ser modificado, em virtude da pandemia. A programação começa nesta terça-feira (17) e vai até o dia 27 de abril de 2021.

Os encontros que aconteceriam presencialmente foram transformados em atividades de mediação online. Ao todo serão:

  • 90 vídeos de leitura compartilhada;
  • 12 ciclos temáticos de leitura virtual;
  • Dez encontros com escritores renomados, como por exemplo Célia Cris Silva, Gloria Kirinus, Lucas Buchile, Luci Collin, Luís Henrique Pellanda;
  • Três oficinas de escrita;
  • Um concurso literário.

Lembrando que toda a programação é gratuita e voltada aos diferentes perfis de público e faixa etária.

Além disso, o “Leituras Urbanas: Literatura nas Ruas da Cidadania” exibirá um vídeo inédito por mês e vai premiar os três melhores textos das oficinas com kit de livros e publicações num caderno especial (com tiragem de 2 mil exemplares e distribuição gratuita). Esse incentivo servirá como porta de entrada para quem deseja seguir a carreira de escritor.

Os principais objetivos da iniciativa é estimular o gosto pela literatura e a escrita, aproximar diferentes escritores e agentes culturais da população e assim ajudar a facilitar o acesso ao conhecimento.

Para conferir toda a programação, horários e como participar, acesse o site oficial do projeto Leituras Urbanas.