Entre os dias 03, 07, 09 e 10 de dezembro, o projeto cultural AP da 13 encerra seu programa de capacitação teatral , interpretação e produção cultural “Novos Olhares”, com uma semana de leituras dramáticas. A partir das 20h, o local abre o seu espaço para apresentar os trabalhos dos alunos.
Os textos escolhidos são: “Todas as Coisas Brilhantes” do inglês Duncan Mcmillan; “Tulipas” da francesa Noëlle Renaude; “Satan Circus” do brasileiro Paulo Zwolinski; e “Oxigênio” do escritor russo Ivan Viripaev, que podem ser assistidos de forma gratuita.
Ao longo do segundo semestre, os 32 alunos do projeto participaram de oficinas ministradas por artistas do cenário curitibano. Interpretação, figurino, cenografia, iluminação e escrita criativa foram alguns dos módulos que os participantes tiveram a oportunidade de aprender. Além disso, aulas de iluminação, caracterização e maquiagem, e preparação de corpo e voz também fizeram parte do curso.
Idealizado pelo artista Eduardo Ramos, em parceria com a cooperativa Photon Cultural, a iniciativa foi desenvolvida para democratizar o acesso à educação cultural para alunos de regiões periféricas de Curitiba. O projeto conta com a direção de produção de Iara Elliz, e coordenação de Guilherme Greca.
De acordo com Eduardo, a troca de informações foi “um momento de aprendizado sobre a importância de compartilhar conhecimentos técnicos e nossas trajetórias às novas gerações de artistas”, conta o diretor.
O projeto “Novos Olhares” trouxe, ainda, algo inédito em Curitiba: bolsas remuneradas para 16 participantes do curso, com o objetivo de cobrir despesas de transporte ou alimentação, e assim, participarem com tranquilidade no aperfeiçoamento das artes.
Fundado em 2018, o AP da 13 é uma destaque de espaço cultural independente em Curitiba. O local conta com uma programação multicultural para a realização de oficinas de interpretação, residências artísticas, mostras de teatro e dança, festivais e exposições. Já recebeu mais de 7 mil pessoas entre artistas e público de todo o Brasil, tornando-se referência artística na capital paranaense.
Quando: dias 03, 07, 09 e 10 de dezembro de 2024 (terça-feira, sábado, segunda-feira e terça-feira)
Horários: dias 03, 09 e 10, às 20h30, dia 07, às 19h
Onde: AP da 13 Espaço Multicultural (Rua Treze de Maio, 1001, ap 01)
Quanto: entrada gratuita.
Reservas: Através do WhatsApp (41) 988787126
Data de Lançamento: 02 de janeiro
O ano é 1978 e o Camboja, que foi renomeado como Kampuchea Democrático, está sob o domínio de Pol Pot e do seu Khmer Rouge há três anos. O país está economicamente devastado e quase 2 milhões de cambojanos morreram durante um genocídio ainda não declarado. Três franceses aceitaram o convite do regime na esperança de conseguir uma entrevista exclusiva com Pol Pot – um repórter que conhece o país, um fotojornalista e um intelectual que se sente próximo da ideologia revolucionária. Mas à medida que descobrem uma realidade diferente por trás da propaganda e recebem tratamento especial por parte do regime, todas as suas convicções são gradualmente viradas de cabeça para baixo.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
Uma nova adaptação do clássico do terror, Nosferatu é um conto gótico sobre a obsessão de um terrível vampiro por uma mulher assombrada. A história se passa nos anos de 1800 na Alemanha e acompanha o rico e misterioso Conde Orlok (Bill Skarsgård) na busca por um novo lar. O vendedor de imóveis Thomas Hutter (Nicholas Hoult) fica responsável por conduzir os negócios de Orlok e, então, viaja para as montanhas da Transilvânia para prosseguir com as burocracias da nova propriedade do nobre. O que Thomas não esperava era encontrar o mal encarnado. Todos ao seu redor lhe indicam abandonar suas viagens, enquanto, longe dali, Ellen (Lily-Rose Depp) é continuamente perturbada por sonhos assustadores que se conectam com o suposto homem que Thomas encontrará e que vive sozinho num castelo em ruínas nos Cárpatos. A estranha relação entre Ellen e a criatura a fará sucumbir a algo sombrio e tenebroso?