Espetáculo estreia com temporada gratuita no Mini Guaíra em dezembro

Elenco da peça Uma Juventude Fascinante. Foto: Eika Yabusame.
Foto: Eika Yabusame

No mês de dezembro, o auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório), recebe a peça “Uma Juventude Fascinante”. Com entrada gratuita, as apresentações acontecem às 19h30 nas quartas, quintas, sextas e domingos. Já aos sábados, as sessões do espetáculo são duplas e ocorrem às 17h e 19h30.

A peça tem origem chilena, com texto do autor Guillermo Calderón, e estreou em 2008. Para a versão brasileira, a adaptação ficou por conta do diretor Diego Fortes e a primeira montagem estreou em 2019, na Mostra Oficial do Festival de Teatro de Curitiba.

Sobre a obra

O enredo se passa em uma sala de aula em Santiago, onde uma única aluna (Gabriela Freire) comparece à aula, enquanto seus colegas participam de uma manifestação estudantil. Ao se deparar com o melancólico professor, ela apresenta seus aprendizados sobre Buda e ambos enfrentam um conflito geracional em uma trama com um humor ácido e envolvente. A peça traz paralelos entre o Brasil e outros países da América do Sul, abordando temas como educação e poder.

De acordo com Diego, a obra tem o objetivo de fazer com que o público saia do teatro reflexivo. “Este espetáculo desperta uma série de provocações em diversas esferas — emocional, social e política. A escrita de Calderón é um verdadeiro fenômeno, equilibrando de forma magistral a reflexão e a emoção. Trata-se de um texto que exige atores experientes e sensíveis e que, sem dúvida, suscitará muitas conversas entre o público após a apresentação”, afirma.

Elenco

O ator Leandro Daniel, atualmente em cena na novela “No Rancho Fundo”, da TV Globo, conta que o convite para atuar na peça veio em 2013.  “Na época, não conhecia a dramaturgia do Calderón, mas o texto atendeu completamente às minhas expectativas artísticas, com uma narrativa ágil e uma visão crítica sobre as transformações sociais da América Latina”, comenta.

Segundo ele, a conexão com a peça foi se aprofundando ao longo dos anos. “Li e reli o texto diversas vezes, percebendo novas camadas a cada leitura. Hoje, aos 49 anos, sinto que estou no momento ideal para interpretar a personagem”, completa.

Para Gabriela, vencedora do prêmio CINEPE 2023 e CINEMATO 2023, nas categorias “Melhor atriz” e “Melhor atriz revelação”, o convite foi uma grande surpresa. “Foi um privilégio contracenar com o Leandro e voltar ao teatro com um texto tão bonito, que nos oferece um espaço seguro e honesto para refletir sobre nossas dores e sombras, tem sido maravilhoso. Cada ensaio e cada troca trazem aprendizados, não só sobre a cena, mas também sobre mim mesma”, revela.

Inclusão

Durante a temporada em Curitiba, as performances dos dias 07 e 14 contam com intérprete de Libras simultâneo, garantindo a acessibilidade para o público com deficiência auditiva. Além disso, serão realizadas sessões exclusivas para alunos e professores do ensino médio da rede pública, com debate em seguida da peça. O objetivo é estimular  reflexão e diálogo sobre os temas abordados na obra.

Ainda, será oferecida uma oficina de dramaturgia, intitulada “Ferramentas Criativas para Dramaturgia“, ministrada por Diego Fortes, com inscrições gratuitas.

SERVIÇO – Espetáculo “Uma Juventude Fascinante” em Curitiba

Quando: 05 a 22 de dezembro de 2024

Horário: quinta, sexta e domingo, às 19h30; Sábado, às 17h e 19h30

Onde: Teatro Guaíra –  Auditório Glauco Flores de Sá Brito (R. Amintas de Barros, 70)

Quanto: Entrada gratuita

Ingressos: Retirados no local uma hora antes do espetáculo.

Por Yasmin Luz
26/11/2024 16h36

Artigos Relacionados

“A Lista” em Curitiba: peça familiar de Lilia Cabral vem a Curitiba em sessão única

Curitiba vai receber maior show de drones nesta quarta-feira (27) para anunciar atrações do Verão Maior