Imagine-se em uma experiência multissensorial. Sons que ecoam em sua mente, luzes misteriosas, ocultismo escancarado, crenças, protagonismo sem vontade e libertação pela implosão do ser. Suporte, tentativa de sobrevivência, cansaço, a vontade de desistir da luta e a obrigação de continuar a batalha pela esperança de um futuro melhor que nunca chega. Sente-se, pois, em PRINCÍPIA, há um discurso: deus é mulher.
Com pitadas sutis de simbolismo francês, Baudelaire e Rimbaud aplaudiriam. O caos e a órbita são mera obra do acaso, Flores do Mal. A dor que excrucia a mulher virtuosa que recebe em seus braços uma criatura que tudo serve a ela para conseguir a satisfação sexual (não sem uma resistência, não sem pesar, saciando os próprios desejos sabendo que logo depois será relegada a um papel secundário) é exibida sutilmente e escancarada logo depois. Ela sofre com o abandono, mas aprendeu que, no mundo dos homens, esse é o quinhão que lhe cabe.
Trazendo referências mitológicas repletas de significado, o ator Heleno Rohn personifica o bode, uma figura que passeia na linha do andrógino, um Deus humano, grego, cristão, pagão, viril e de contraponto.
Bruxas foram queimadas no maior feminicídio socialmente aplaudido da História. São bruxas sim, pois, continuar resistindo aos séculos é um desafio árduo. Caídas, formando um símbolo pagão, levantam-se e, com muito esforço, se unem para se reerguerem (mesmo que ideologias opostas tragam outras que abrem mão da sororidade para manter o sistema).
Um berro é dado. Elas gritam, se autoflagelam, acreditam que a culpa é delas, das próprias vítimas de mazelas externas. Depois, vestem-se lindamente para encarar o mundo como se nada estivesse acontecendo. E as exibições de nudez feminina, bem, acabam com a erotização de algo que deveria ser, desde sempre, natural.
Em PRINCÍPIA, há também outros gritos. Um homem vestido de mulher para escancarar a fragilidade masculina discursa. Também tem seus sofrimentos. O de se encaixar em uma cama de Procusto para se ajustar quando, tudo o que quer, é ser ele mesmo. Obediência e compromisso sem fidelidade. Uma resignação, um pedaço de carne em vão.
Descrença.
Entretanto, a esperança se mantém. A mulher virtuosa escancara suas sutilezas para sobreviver. Ora, sempre, para que tudo fique bem. A Bíblia, afinal, é uma metáfora para o dia a dia. Se há Deus, quem sabe, mas não é sobre ele que o livro sagrado fala. É sobre nós e nossa conduta. deusas, por outro lado, pode-se afirmar: há.
Deixe seus pecados de lado e encare que a natureza é tudo o que vai sobrar, nada além disso. O homem se revolta e sai do palco. Foi viver o verdadeiro protagonismo. Não sem um último suspiro.
Uma procissão se inicia. A besta foi decapitada. Uma sugestão é dada por uma mulher coberta que desaparece e deixa apenas um rastro de sua existência.
No fim, um pensamento: rogai por nós.
Amém.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.