Para tudo! Hoje é mais um dia de luta: o Dia Internacional contra a LGBTIfobia. Para relembrar a importância dessa data e todos os seus significados, a Prefeitura de Curitiba estará promovendo durante os próximos dias uma programação para lá de especial com a Mostra da Diversidade Sexual de Cinema.
A programação acontece entre está quinta (19) e sexta-feira (20), na Cinemateca, onde será exibidos curtas-metragens com a temática da diversidade sexual. A mostra terá entrada gratuita para todo os públicos. Confira a programação completa abaixo.
Sinopse: Um médico tradicional de uma pequena cidade é acusado de assassinar sua esposa e seu amante. Durante o julgamento, o dia do crime é relembrado através das opiniões dos habitantes do lugarejo, acabando por influenciar o veredito final. Entretanto, a verdade é bem diferente.
Sinopse: As aventuras do Bofe na Coleira, perdido na selva de pedra da cidade grande, eternamente perseguido por personagens bizarros.
Sinopse: Duas amigas sofrem com o preconceito e a opressão de uma sociedade católica e conservadora de uma típica cidade do interior brasileiro. Diante das pressões da Igreja e da família, uma delas revolve deixar a cidade.
Sinopse: Dois meninos em um banheiro público. Eles usam drogas e falam sobre sexo. Mas o filme ganha outro tom quando eles revelam o que realmente querem.
Sinopse: Documentário feito na Cidade do México sobre uma singular personagem e seus sentimentos a respeito de sexo e religião.
Sinopse: No passado, duas garotas resolvem fugir.
Sinopse: Baseado no conto homônimo de Caio Fernando Abreu, narra o encontro de um jovem e um sargento durante o alistamento militar na década de 1970.
Sinopse: Em um subúrbio paulistano, uma história de amor banal. Uma família comum, pai, mãe, dois filhos. E um cachorro. E o oculto,o perverso e a violência dos desejos.
Sinopse: Dois adolescentes, Caio e Mari, saem em busca de diversão noturna nas ruas de São Paulo. Eles dançam, riem, brincam e aprendem.
Sinopse: À noite, encontra um parceiro na Galeria Metrópole, Isaías, para se relacionar sexualmente. Apesar da intensa relação que acontece entre os dois, Isaías pede que Antônio o mate.
Sinopse: Grete, celebridade da praia de Canoa Quebrada, está morto. Sua história remonta ao tempo em que fatos marcantes o levam a tomar a decisão crucial de abandonar o Circo Máximo e se aventurar por conta própria. O começo do fim.
Sinopse: O corpo de um travesti morto é preparado para o funeral por outros travestis. A família, após receber o corpo, decide enterrá-lo como homem. Uma procissão de travestis segue ao velório para dizer adeus. Colocam-se os sapatos. A morte nada mais é que uma janela.
Sinopse: O filme retrata o casal de mulheres Lu e Lígia, juntas há mais de 30 anos.
Sinopse: Após a despedida, a espera. Após a espera, o retorno. Depois de tudo, o que se espera é estarem reunidos e cada dia é suficiente para que se aguarde o próximo.
Sinopse: Rio de Janeiro, Parada Gay, três personagens se encontram na multidão. O que elas buscam?
Você sabe a história por trás do dia 17 de maio? Caso não saiba, a gente te conta. Neste mesmo dia, em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) finalmente excluiu o homessexualismo da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde. Só a partir dessa data tão importante, que a homossexualidade foi o reconhecida tornando legítima a sua existência. Por esse motivo, 17 de maio ficou conhecido como o Dia Internacional de Luta Contra a LGBTIfobia, dando visibilidade a estas questões e contribuindo para o enfrentamento da violência e discriminação contra as pessoas LGBTI+.
Após a longa e intensa mobilização social, em 13 de junho de 2019 o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu enquadrar a LGBTfobia como tipo penal definido na Lei do Racismo — Lei 7.716/1989. Além do Brasil, hoje, outros 42 países signatários da Organização das Nações Unidas (ONU) possuem legislações de proteção aos direitos das pessoas LGBTI+, prevendo responsabilização por ofensas e agressões.
Não é sobre apenas uma data, mas também sobre existência.
Quando: 19 e 20 de maio de 2022 (quinta e sexta-feira)
Local: Cinemateca (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174)
Horários: das 19h às 21h45
Ingressos: gratuito
Data de Lançamento: 28 de novembro
Jardim dos Girassóis acompanha o casal Roberto (Rodrigo Lombardi) e Carol (Fernanda Vasconcellos), que vivem uma vida regada a muito amor junto dos filhos. Um acontecimento trágico, porém, abala as estruturas da família. Lamentando a perda de um dos membros, todos tentam seguir em frente, apesar da dor. O filho mais novo do casal Lucas, entretanto, vira peça-chave para o desenrolar dessa fatalidade, uma vez que passa a conviver e ser perseguido pelo espírito inconformado com a própria morte. A partir daí, a família deve buscar ajuda espiritual para acabar com os momentos perturbadores e perigosos que colocam Lucas em risco e começam a acontecer cotidianamente. Baseado no romance espírita de mesmo nome da autora Lygia Barbiere do Amaral, Jardim dos Girassóis mostra, através das premissas religiosas do espiritismo, esse entrelaçamento entre vidas passadas e vidas atuais.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Em Tesouro, uma filha curiosa viaja para a terra natal de seu pai para reconstruir as raízes de sua família. Tesouro narra a história da jornalista Ruth (Lena Dunham) em uma viagem para a Polônia acompanhada de seu pai Edek (Stephen Fry). Sobrevivente do Holocasuto, Edek tomou uma decisão muitos anos atrás de deixar seu país de origem, esquecer seu passado e seguir em frente, não desejando confrontar o que passou. Bem-humorado, charmoso e extrovertido, ele aceita acompanhar Ruth nessa jornada inicialmente apenas para vigiá-la, fazendo então seu próprio roteiro divertido. Quando, entretanto, os dois vão visitar o antigo lar da família, o clima pesa e Edek passa a sabotar os planos da filha, que deseja conhecer os lugares onde ele viveu e cresceu antes do Holocausto. Entre conflitos geracionais e situações cômicas, pai e filha se conectam pela primeira vez, descobrindo histórias emocionantes e enfrentando um trauma familiar através do humor e da sensibilidade.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Em A Redenção: A História Real de Bonhoeffer, enquanto o mundo oscila à beira da aniquilação durante a Segunda Guerra Mundial, Dietrich Bonhoeffer (Jonas Dassler), um pregador do amor envolvido em um assassinato contra um tirano maligno, é levado ao epicentro de uma conspiração mortal para assassinar Hitler (Marc Bessant). Com sua fé e destino em jogo, Bonhoeffer deve escolher entre defender suas convicções morais ou arriscar tudo para salvar milhões de judeus do genocídio. Sua mudança de pregar a paz para tramar assassinatos alterará o curso da história ou lhe custará tudo? Até onde alguém irá para defender o que é certo?
Data de Lançamento: 28 de novembro
O Clube das Mulheres de Negócios é ambientado em um mundo onde os estereótipos de gêneros são invertidos, portanto, mulheres ocupam posições de poder que normalmente são ocupados por homens, e homens cumprem os papeis de serem socialmente submissos. A narrativa irá acompanhar Jongo (Luís Miranda), um fotógrafo renomado com o seu amigo jornalista, Candinho (Rafa Vitti), que chegam de manhã em um clube de campo em São Paulo. Esse clube, comandado por Cesárea (Cristina Pereira) e sua melhor amiga, Brasília (Louise Cardoso). Jongo já está preparado para o que os aguarda naquele ambiente onde metade das mulheres estão envolvidas com a justiça, já Candinho, terá um dia cheio de revelações escandalosas que o farão refletir sobre suas amizades e sua identidade. O Clube das Mulheres de Negócios aborda questões emergentes não apenas do machismo, mas também do racismo, do classicismo e da corrupção, enraizados na cultura patriarcal do Brasil e do mundo.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Sequência da já clássica animação musical da Disney, Moana 2 acompanha o reencontro de Moana e Maui para uma nova aventura pelos mares. Passados três anos desde a última jornada marítima, um chamado de seus ancestrais leva a jovem polinésia Moana de volta para águas perigosas e distantes da Oceania com um grupo improvável de marinheiros. Com a ajuda também do semideus Maui, ela deve quebrar uma maldição terrível que um deus cruel e com sede de poder colocou sobre uma das ilhas de seu povo. Nessa grandiosa missão, Moana e sua equipe vão desbravar novos territórios e enfrentar velhos e novos inimigos, como monstros marítimos, feitiços e deuses do mal. Tudo isso em busca de reconectar sua nação e assegurar a paz dos oceanos.