Será que já podemos chamar 2022 de revival do pop punk? No início do ano, o Paramore anunciou que estava novamente em estúdio, e também confirmou a participação como um dos headliners do festival When We Were Young, que acontecerá em outubro na cidade de Las Vegas, Estados Unidos. O festival está repleto de nomes que muito ouvimos lá no início do século – My Chemical Romance, Avril Lavigne, Jimmy Eat World, Dashboard Confessional e The All-American Rejects são alguns dos confirmados, e o anúncio levou o Twitter a loucura. Tem espaço também para os novatos, como Linda Lindas, Jxdn e Lil Huddy. Uma fato é certo – seja com a nova onda, ou com um retorno da galera que já conhecemos, o gênero está mais vivo do que nunca.
Eu já falei um pouco sobre o pop punk em clima de nostalgia (confere aqui 😉), mas você deve concordar que mais é sempre melhor. Especialmente quando a música dá tantos motivos para voltarmos a ouvir o gênero. Um bom exemplo dessa conexão anos 2000-2020 é o Paramore com a Olivia Rodrigo, com a polêmica da música “Good 4 U”. Desde o lançamento, a melodia da canção da jovem já lembrou bastante um dos singles de maior sucesso da banda americana, “Misery Business”. Depois de um tempo, a dupla compositora da canção original – Hayley Williams e Josh Farro – ganharam créditos na música de Olivia pela interpolação – ou seja, quando algum elemento original de outra canção é utilizado em uma nova gravação. Sem entrar em detalhes do fato, o sucesso de “Good 4 U” é um exemplo do quanto o pop punk adolescente voltou a ter espaço na música. Depois de muitos anos em que o gênero ficou esquecido, as guitarras voltaram a ter seu espaço no mainstream.
Quem voltou às origens recentemente também é a veterana Avril Lavigne. O single “Bite Me”, o primeiro do álbum que a cantora deve lançar esse ano (confira aqui), tem clara inspiração nos primórdios da carreira da canadense. Mais leve, mais divertido, menos dramático. O segundo lançamento dessa nova fase é “Love It When You Hate Me (feat. blackbear)”, lançada em 14 de janeiro, e que também tem a mesma pegada.
Enquanto o festival que vai reunir tantas bandas que amamos acontece a muitas milhas daqui, vamos ter que nos contentar em curtir a onda por playlists e muito som alto. Então, vamos comigo relembrar hits de algumas das bandas que estão nesse line-up dos sonhos?
O Paramore nunca parou de fazer hits – e encontramos muitos singles de sucesso desde que a banda começou, lá em 2004. “Ain’t it Fun”, por exemplo, é de 2014, e venceu o Grammy na categoria “Melhor Música de Rock”. Pouco sabemos sobre o próximo álbum do grupo, mas a vocalista Hayley Williams disse em 2020 que eles estavam ouvindo muitas músicas antigas que eles ouviam quando estavam crescendo, e também indicaram que o novo álbum será repleto de guitarras. O revival vem…
Não é à toa que esse videoclipe foi reconhecido como o melhor do século em 2017 pela MTV. A obra é icônica, e acompanha a faixa que foi nomeada pelo Hall da Fama do Rock and Roll como uma das músicas que “ajudaram a moldar o rock and roll”. A banda natural de Nova Jersey, Estados Unidos, anunciou uma nova turnê no início do 2020, mas a mesma foi adiada devido à pandemia. Será que agora vem aí?
Quem lembra dos cabelos escorridos, o delineador preto, a gravata em cima da basiquinha branca e o skate na mão? Essa era Avril Lavigne em seu primeiro single, “Complicated”, que já dominou as paradas do mundo em 2002. Ela foi a responsável por abrir as portas para muitas artistas femininas com uma guitarra na mão e muitas composições na cabeça (confira aqui), e apesar de diversas mudanças de estilo ao longo dos anos, permanece no topo!
Parte da trilha sonora do filme Homem-Aranha 2 de 2004, “Vindicated”, do Dashboard Confessional, é um hino do gênero. A banda iniciou em 2020 uma turnê de comemoração aos 20 anos do grupo, mas foram poucos shows realizados devido à pandemia. Mas vem mais por aí: um novo álbum, intitulado “All The Truth That I Can Tell Out”, está previsto para ser lançado em 25 de fevereiro deste ano.
Em 2008, o The All-American Rejects lançou o terceiro álbum de estúdio, e com ele o single “Gives You Hell” – a mais bem-sucedida canção do grupo. A música também fez parte da trilha sonora de Glee – cantada por Lea Michele, e ainda integra a trilha de diversos games de música como Rock Band e Guitar Hero (saudades). Para fechar a nostalgia com chave de ouro!
Mas não para por aí! Tem gente nova também embarcando no clima punk, e é pra isso que fiz a playlist abaixo com todos – eu digo todos – os participantes do line-up do festival When We Were Young, para você conhecer artistas novos e relembrar os já amados. Vamos ouvir?
Data de Lançamento: 30 de junho de 2022
Data de Lançamento: 30 de junho de 2022
Minions 2: A Origem de Gru é a continuação das aventuras dos Minions, e desta vez, eles ajudam um Gru ainda criança, descobrindo como ser vilão. Na década de 1970, Gru está crescendo no subúrbio. Fã de um grupo de supervilões conhecido como Vicious 6, Gru traça um plano para se tornar malvado o suficiente para se juntar a eles.
Data de Lançamento: 1 de julho de 2022
Data de Lançamento: 1 de julho de 2022
Data de Lançamento: 3 de julho de 2022
Nesta série original da HBO Latin America que se passa em um Brasil que aprovou a descriminalização da maconha, o jovem traficante Biriba enfrenta um dilema: permanecer no mundo do crime ou tentar a sorte na legalidade. Mas fugir da sua antiga vida não será tão fácil quanto parece.
Data de Lançamento: 29 de junho