
Será que já podemos chamar 2022 de revival do pop punk? No início do ano, o Paramore anunciou que estava novamente em estúdio, e também confirmou a participação como um dos headliners do festival When We Were Young, que acontecerá em outubro na cidade de Las Vegas, Estados Unidos. O festival está repleto de nomes que muito ouvimos lá no início do século – My Chemical Romance, Avril Lavigne, Jimmy Eat World, Dashboard Confessional e The All-American Rejects são alguns dos confirmados, e o anúncio levou o Twitter a loucura. Tem espaço também para os novatos, como Linda Lindas, Jxdn e Lil Huddy. Uma fato é certo – seja com a nova onda, ou com um retorno da galera que já conhecemos, o gênero está mais vivo do que nunca.
Eu já falei um pouco sobre o pop punk em clima de nostalgia (confere aqui 😉), mas você deve concordar que mais é sempre melhor. Especialmente quando a música dá tantos motivos para voltarmos a ouvir o gênero. Um bom exemplo dessa conexão anos 2000-2020 é o Paramore com a Olivia Rodrigo, com a polêmica da música “Good 4 U”. Desde o lançamento, a melodia da canção da jovem já lembrou bastante um dos singles de maior sucesso da banda americana, “Misery Business”. Depois de um tempo, a dupla compositora da canção original – Hayley Williams e Josh Farro – ganharam créditos na música de Olivia pela interpolação – ou seja, quando algum elemento original de outra canção é utilizado em uma nova gravação. Sem entrar em detalhes do fato, o sucesso de “Good 4 U” é um exemplo do quanto o pop punk adolescente voltou a ter espaço na música. Depois de muitos anos em que o gênero ficou esquecido, as guitarras voltaram a ter seu espaço no mainstream.
Quem voltou às origens recentemente também é a veterana Avril Lavigne. O single “Bite Me”, o primeiro do álbum que a cantora deve lançar esse ano (confira aqui), tem clara inspiração nos primórdios da carreira da canadense. Mais leve, mais divertido, menos dramático. O segundo lançamento dessa nova fase é “Love It When You Hate Me (feat. blackbear)”, lançada em 14 de janeiro, e que também tem a mesma pegada.
Enquanto o festival que vai reunir tantas bandas que amamos acontece a muitas milhas daqui, vamos ter que nos contentar em curtir a onda por playlists e muito som alto. Então, vamos comigo relembrar hits de algumas das bandas que estão nesse line-up dos sonhos?
O Paramore nunca parou de fazer hits – e encontramos muitos singles de sucesso desde que a banda começou, lá em 2004. “Ain’t it Fun”, por exemplo, é de 2014, e venceu o Grammy na categoria “Melhor Música de Rock”. Pouco sabemos sobre o próximo álbum do grupo, mas a vocalista Hayley Williams disse em 2020 que eles estavam ouvindo muitas músicas antigas que eles ouviam quando estavam crescendo, e também indicaram que o novo álbum será repleto de guitarras. O revival vem…
Não é à toa que esse videoclipe foi reconhecido como o melhor do século em 2017 pela MTV. A obra é icônica, e acompanha a faixa que foi nomeada pelo Hall da Fama do Rock and Roll como uma das músicas que “ajudaram a moldar o rock and roll”. A banda natural de Nova Jersey, Estados Unidos, anunciou uma nova turnê no início do 2020, mas a mesma foi adiada devido à pandemia. Será que agora vem aí?
Quem lembra dos cabelos escorridos, o delineador preto, a gravata em cima da basiquinha branca e o skate na mão? Essa era Avril Lavigne em seu primeiro single, “Complicated”, que já dominou as paradas do mundo em 2002. Ela foi a responsável por abrir as portas para muitas artistas femininas com uma guitarra na mão e muitas composições na cabeça (confira aqui), e apesar de diversas mudanças de estilo ao longo dos anos, permanece no topo!
Parte da trilha sonora do filme Homem-Aranha 2 de 2004, “Vindicated”, do Dashboard Confessional, é um hino do gênero. A banda iniciou em 2020 uma turnê de comemoração aos 20 anos do grupo, mas foram poucos shows realizados devido à pandemia. Mas vem mais por aí: um novo álbum, intitulado “All The Truth That I Can Tell Out”, está previsto para ser lançado em 25 de fevereiro deste ano.
Em 2008, o The All-American Rejects lançou o terceiro álbum de estúdio, e com ele o single “Gives You Hell” – a mais bem-sucedida canção do grupo. A música também fez parte da trilha sonora de Glee – cantada por Lea Michele, e ainda integra a trilha de diversos games de música como Rock Band e Guitar Hero (saudades). Para fechar a nostalgia com chave de ouro!
Mas não para por aí! Tem gente nova também embarcando no clima punk, e é pra isso que fiz a playlist abaixo com todos – eu digo todos – os participantes do line-up do festival When We Were Young, para você conhecer artistas novos e relembrar os já amados. Vamos ouvir?

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.