O Olhar de Cinema acabou, mas a programação continua – online. Curtas-metragens brasileiros que fizeram parte do Festival Internacional de Curitiba estarão disponíveis para assistir gratuitamente na plataforma Itaú Cultural Play. São 23 filmes disponíveis até 07 de julho. A mostra online apresenta até filmes premiados, como o vencedor “Quarto Vazio” e “BAOBAB”, menção honrosa da Mirada Paranaense. São exibidos curtas da Mirada Paranaense, Mostra Competitiva Brasileira e Pequenos Olhares.
Todos os curtas exibidos na mostra Mirada Paranaense poderão ser assistidos no streaming. “Quarto Vazio”, de Julia Vidal, ganhou o Prêmio AVEC-PR Ari Cândido Fernandes (da Associação de Vídeo e Cinema do Paraná). O filme acompanha uma mulher lidando com um grande trauma. Já em “BAOBAB”, uma garota com dificuldades de fazer a árvore genealógica para uma tarefa da escola conversa com sua avó sobre ancestralidade. O curta de Bea Gerolin venceu Menção Honrosa na mostra.
Temas emergentes como saúde mental e os resquícios da pandemia também se destacam entre as temáticas dos curtas. Vídeos que desafiam as convenções do formato e celebram o lado experimental da sétima arte completam a lista da Mirada Paranaense. Estão em cartaz “Adam”, “Esse Navio Vai Afundar”, “Jacu Herói”, “Nada Ficou no Lugar”, “Prontuário nº 415361” e “Terra Incógnita”.
A mostra que destaca filmes para o público infantil e juvenil ganha destaque no streaming. Participam sete curtas que lançam novos olhares com o toque infantil para temas como natureza e música. Serão exibidos “Almadia”, “Ana e as Montanhas”, Ária”, “Casa na Árvore”, “Lagrimar”, “Os Defensores de Típota” e “Pororoca”.
A Mostra Competitiva Brasileira celebrou produções criativas e originais. Dos curtas exibidos no festival, oito poderão ser vistos na plataforma. Estarão disponíveis “O Lado de Fora Fica Aqui Dentro”, “ Capturar o Fantasma”, “Caravana da Coragem”, “Cavaram uma Cova no Meu Coração”, “Povo do Coração da Terra”, “Rinha”, “Se Eu Tô Aqui é Por Mistério” e “Viventes”. “Caravana da Coragem” venceu o prêmio de Melhor Curta-Metragem nacional, e “Povo do Coração da Terra” foi selecionado para o Prêmio Especial do Júri.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
O ano é 1978 e o Camboja, que foi renomeado como Kampuchea Democrático, está sob o domínio de Pol Pot e do seu Khmer Rouge há três anos. O país está economicamente devastado e quase 2 milhões de cambojanos morreram durante um genocídio ainda não declarado. Três franceses aceitaram o convite do regime na esperança de conseguir uma entrevista exclusiva com Pol Pot – um repórter que conhece o país, um fotojornalista e um intelectual que se sente próximo da ideologia revolucionária. Mas à medida que descobrem uma realidade diferente por trás da propaganda e recebem tratamento especial por parte do regime, todas as suas convicções são gradualmente viradas de cabeça para baixo.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
Uma nova adaptação do clássico do terror, Nosferatu é um conto gótico sobre a obsessão de um terrível vampiro por uma mulher assombrada. A história se passa nos anos de 1800 na Alemanha e acompanha o rico e misterioso Conde Orlok (Bill Skarsgård) na busca por um novo lar. O vendedor de imóveis Thomas Hutter (Nicholas Hoult) fica responsável por conduzir os negócios de Orlok e, então, viaja para as montanhas da Transilvânia para prosseguir com as burocracias da nova propriedade do nobre. O que Thomas não esperava era encontrar o mal encarnado. Todos ao seu redor lhe indicam abandonar suas viagens, enquanto, longe dali, Ellen (Lily-Rose Depp) é continuamente perturbada por sonhos assustadores que se conectam com o suposto homem que Thomas encontrará e que vive sozinho num castelo em ruínas nos Cárpatos. A estranha relação entre Ellen e a criatura a fará sucumbir a algo sombrio e tenebroso?