De festival a lançamentos: Curitiba tem boas opções de cinema durante o Connect Week

Olhar de Cinema. Foto: Walter Thoms.
Foto: Walter Thoms.

Muitas novidades no cinema acontecem durante a semana do Connect Week. Grandes lançamentos nacionais recentes continuam nas telonas, animações e filmes de terror ganham suas estreias. E até um festival de cinema toma conta da cidade: o Olhar de Cinema. Confira dicas para aproveitar a movimentação desses dias.

Mallandro, o Errado que Deu Certo

Mallandro. Foto: Divulgação.

Uma comédia de erros é o mote do novo filme de Sérgio Mallandro. “Mallandro, o Errado que Deu Certo” mistura elementos da vida real com ficção para criar situações cômicas à altura das pegadinhas do Mallandro. Participações especiais de Xuxa e Zico estrelam o longa-metragem. O filme estreia no circuito nacional no dia 13 de maio.

A Semente do Mal

A Semente do Mal. crédito: Divulgação.

Os fãs de terror ganham uma estreia assustadora no dia 13: “A Semente do Mal”. Gabriel Abrantes (do filme “Diamantino”) dirige essa história sobre um homem que busca suas raízes em Portugal. Mas o que era para ser um momento de reencontro com a família biológica pode se tornar um pesadelo.

Divertida Mente 2

Divertida Mente 2. Foto: Divulgação.

Riley e sua Tristeza retornam aos cinemas em 20 de junho. Em Divertida Mente 2, Riley é agora adolescente, descobrindo novas emoções como Ansiedade, gerando novas e desafiadoras situações.

Tipos de Gentileza

Tipos de Gentileza. Foto: Divulgação.

O aguardado filme de Yorgos Lanthimos chega às telonas no dia 20 de junho. Estrelado por Emma Stone, Jesse Plemons e Willem Dafoe, é uma antologia que discute o controle e uso da espiritualidade para dominar as pessoas.

Vulcânicos

Dias Vulcânicos. Foto: Divulgação.

O Connect Week também está no cinema. Nos dias 21 e 22 de junho, acontece a exibição da animação de 9 minutos “A Day in Pompeii (Um dia em Pompeia)”, seguida de conversa com geólogos do Núcleo-PR da Sociedade Bras. de Geologia. Em ambos os dias, a exibição acontece às 9h na Cinemateca. O evento é gratuito, mas está sujeito a lotação da sala – ingressos disponíveis no site Sympla.

Cinemateca de Curitiba (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 1174).

Olhar de Cinema

Mário de Andrade: O turista aprendiz. Foto: reprodução.

Com o Olhar de Cinema começando poucos dias antes do Connect Week, muita da programação do festival acontece ao mesmo tempo. A sexta-feira que inaugura o evento de inovação tem destaques no cinema, como o documentário “Mário de Andrade: O Turista Aprendiz” no Cinemark Mueller, às 19h. Na Mostra Competitiva Internacional, os filmes “Os Paraísos de Diane”, da Suíça (14h) e que retrata uma jovem grávida numa jornada intimista, e “Eu Não Sou Tudo Aquilo Que Quero Ser”, sobre uma fotógrafa da República Tcheca em tempos de ocupação (18h30), também são exibidos no mesmo cinema.

Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127).

Olhar Retrospectivo

Hou Hsiao-hsien

Hou Hsiao-hsien. Foto: Divulgação.

A mostra “Olhar Retrospectivo” celebra o diretor taiwanês Hou Hsiao-Hsien. No dia 15, dois filmes deles ganham as telas do Cinemark Mueller. Às 16h15, “A Assassina”, último longa do diretor, sobre uma assassina dividida entre o amor e o dever. Às 20h45, é exibido “Tempo de Viver e Tempo de Morrer”, que acompanha um adolescente taiwanês desde o fim dos anos 1940 até o início dos anos 1960.

Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127).

Idade da Pedra

Idade da pedra. Foto: reprodução.

O brasileiro “Idade da Pedra” é destaque do domingo (16) no Cinemark Mueller, às 19h. A jornada de um homem em situação de rua ganham tons de reflexão sobre a condição do país. Outra sala do mesmo cinema, às 19h, exibe o aguardado “As Noites Ainda Cheiram a Pólvora”, do moçambicano Inadelso Cossa, investigando as memórias da família em um país que ainda tem cicatrizes da guerra civil.

Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127).

Cine Passeio

Praia Formosa. Foto: Divulgação.

Aguardados filmes da Mostra Competitiva Brasileira ganham as telas do Cine Passeio. No dia 17, 14h15, será apresentado “O Sol das Mariposas”, primeiro longa solo de Fábio Allon que usa as paisagens rurais do Paraná para discutir machismo e preconceito nos plantios de café. No dia seguinte (18), 14h15, “Praia Formosa” muda o cenário: a região portuária do Rio de Janeiro é apresentado por uma mulher congolesa trazida pela escravização, mostrando a crueza das raízes coloniais e a força de resistência das mulheres.

Cine Passeio (R. Riachuelo, 410).

Salão de Baile

Salão de Baile. Foto: Reprodução.

Um filme nacional encerra o Olhar de Cinema. “Salão de Baile” é um documentário sobre a cultura ballroom no Rio de Janeiro, mostrando a resistência por meio da dança e o poder transformador da arte. O longa passa às 19h no Cinemark e às 19h15 no Cine Passeio.

Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127).

Cine Passeio (R. Riachuelo, 410).

Sobre o Connect Week

Inovação e tecnologia são os conceitos que norteiam o Connect Week. Em sua segunda edição, o evento se consagra como referência no setor, conectando empresários, startups, investidores, estudantes e entusiastas de diferentes ecossistemas que pensam novas formas de revolucionar mercados e relações. Em 2024, contará com 120 eventos simultâneos, que vão de palestras a premiações espalhadas por toda Curitiba, reafirmando o tema “Inovação para todos”. O Connect Week acontece de 14 a 23 de junho, com inscrições e mais informações em connectweek.com.br.

Por Brunow Camman
03/06/2024 02h59

Artigos Relacionados

Connect Week do riso à emoção: Stand up e peças de teatro em Curitiba

A palavra conecta: eventos do Festival da Palavra para destacar a literatura