Mesmo com senhores feudais e seus vassalos, batalhas de espada e de parecer uma típica história medieval, “O Último Duelo” se mostra atual e infelizmente uma representação muito similar a de uma mulher que hoje busca justiça.
O longa é baseado no livro homônimo escrito por Eric Jager e conta a história real de Jean e Marguerite de Carrouges que em 1386 acusaram Jacques Le Gris de ter estuprado Marguerite. A acusação resultou no último duelo judicial na França. O duelo até a morte revelava a vontade de Deus, e o homem que sobrevivesse estaria contando a verdade.
A história do último duelo dividiu opiniões durante todos esses anos, mas assim como Jager, os roteiristas Nicole Holofcener, Ben Affleck, Matt Damon escolhem acreditar na versão de Marguerite. Embora tenha alguns erros, como a metáfora desnecessária usando um cavalo, o longa, dividido em três capítulos que leva o espectador pela versão da história de cada protagonista, tem um roteiro consistente e sensível.
Apesar de ter escrito o roteiro, o capítulo e a performance de Matt Damon deixam a desejar. Seja pela incapacidade de manter o sotaque ou pela falta de carisma que o ator emprega em sua atuação, Jean de Carrouges, mesmo sendo um dos protagonistas e um dos “injustiçados” com o ato de Le Gris, não consegue ganhar a empatia do público. Fica claro que o intuito é que o personagem seja alguém mais simples e até injustiçado, mas mesmo com essa narrativa Jean não consegue ganhar ninguém para o seu time.
Infelizmente a monotonia e a antipatia do personagem de Matt Damon prejudicam o primeiro ato do filme e, com certeza fará com que no futuro – quando o filme chegar aos streamings – o público de casa pause e troque de título.
No segundo capítulo as coisas começam a melhorar. Ao invés de guerras começamos a experimentar a vida luxuosa dos senhores feudais. Ainda que o ponto de vista continue masculino, desta vez acompanhando Jacques Le Gris, é possível observar através de pequenos detalhes o papel das mulheres da corte. As performances também melhoram exponencialmente.
Adam Driver dá vida a Le Gris, um galanteador que em sua narrativa consegue convencer o público de sua integridade até o último segundo quando se revela apenas mais um homem que se vê como proprietário do corpo de uma mulher. Junto com Jodie Comer, que interpreta Marguerite de Carrouges, os atores apresentam as performances mais consistentes, que se encaixam perfeitamente na história.
Ben Affleck, também no segundo capítulo, traz uma interpretação impecável do Conde Pierre. Um personagem caricato, exatamente o que você espera da corte francesa da idade média. Affleck não tem medo de exagerar na sua versão de Pierre, o tornando quase um alívio cômico em alguns momentos, o que traz um respiro ao filme.
Por fim, no último capítulo conhecemos a versão de Marguerite de Carrouges, a filha de um nobre traidor da coroa que teve como única opção casar sua filha com um escudeiro sem muitos bens. Ao contrário de seu papel em “Free Guy”, Jodie Comer parece se encaixar perfeitamente em dramas de época e traz uma representação sóbria e graciosa de Marguerite. No clímax da trama, apesar de Jean e Jacques estarem duelando, os olhos se voltam para a personagem de Comer.
Ridley Scott, mais uma vez em seu elemento, não decepciona. Seja no foco nas correntes ao que envolvem os pés da personagem ou nas encenações do mesmo acontecimento, o tom que o diretor traz ao filme, junto com o trabalho dos roteiristas, consegue transmitir a seriedade da história.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em A Última Sessão, acompanhamos o menino Samay em sua descoberta do mundo mágico do cinema. Nessa história sensível, em uma cidade no interior da Índia, o menino de 9 anos assiste um filme no Galaxy Cinema e sua vida muda completamente e uma paixão feroz começa. Samay passa a faltar às aulas do colégio e a roubar um pouco de dinheiro da casa de chá de seu pai para assistir filmes. Com um desejo enorme de se tornar cineasta, Samay conhece Fazal, o projecionista do cinema e os dois fazem um acordo: Samay traz para Fazal as deliciosas comidas preparadas por sua mãe, enquanto Fazal permite que Samay veja infinitos filmes todos os dias na sala de projeção. Uma amizade profunda é forjada pelos dois e, logo, é colocada a teste graças a escolhas difíceis e transformações nacionais importantes. Agora, para perseguir seu sonho, Samay deve deixar tudo o que ama e voar para encontrar o que mais deseja.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em Marcello Mio, Chiara (Chiara Mastroianni), filha dos icônicos Marcello Mastroianni e Catherine Deneuve (Catherine Deneuve), é uma atriz que vive um verão de intensa crise existencial. Insatisfeita com sua própria vida, ela começa a se questionar sobre sua identidade e, em um momento de desespero, afirma a si mesma que preferiria viver a vida de seu pai, uma lenda do cinema, do que enfrentar a sua realidade. Determinada, Chiara começa a imitar Marcello em tudo: veste-se como ele, adota seu jeito de falar, respira como ele. Sua obsessão é tamanha que, com o tempo, as pessoas ao seu redor começam a entrar nessa sua estranha transformação, passando a chamá-la de Marcello. Em um jogo de espelhos entre passado e presente, Marcello Mio explora a busca por identidade, legado e o impacto da fama na vida pessoal de uma mulher perdida em sua própria sombra.
Data de Lançamento: 11 de dezembro
O grupo de K-pop NCT DREAM apresenta sua terceira turnê mundial nesse concerto-documentário único. Gravada no icônico Gocheok Sky Dome, em Seul, a apresentação reúne um espetáculo vibrante, com coreografias e performances extraordinárias. O filme ainda conta com cenas de bastidores, mostrando o esforço depositado para dar vida a um show dessa magnitude. O concerto se baseia na história do Mystery Lab, um conceito cunhado pelo grupo. NCT DREAM Mystery Lab: DREAM( )SCAPE dá o testemunho de uma grandiosa turnê.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Queer é um filme de drama histórico dirigido por Luca Guadagnino, baseado na obra homônima de William S. Burroughs e inspirado em Adelbert Lewis Marker, um ex-militar da Marinha dos Estados Unidos. A trama segue a vida de Lee (Daniel Craig), um expatriado americano que se encontra na Cidade do México após ser dispensado da Marinha. Lee vive entre estudantes universitários americanos e donos de bares que, como ele, sobrevivem com empregos de meio período e benefícios do GI Bill, uma lei que auxiliou veteranos da Segunda Guerra Mundial. Em meio à vida boêmia da cidade, Lee conhece Allerton (Drew Starkey), um jovem por quem desenvolve uma intensa paixão. O filme explora temas de solidão, desejo e a busca por identidade em um cenário pós-guerra, com uma ambientação que retrata fielmente a atmosfera da Cidade do México nos anos 1950.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
A Different Man, é um thirller psicológico, dirigido e roteirizado por Aaron Schimberg, terá a história focada no aspirante a ator Edward (Sebastian Stan), no qual é submetido a passar por um procedimento médico radical para transformar de forma completa e drástica a sua aparência. No entanto, o seu novo rosto dos sonhos, da mesma forma rápida que veio se foi, uma vez que o mesmo se torna em um grande pesadelo. O que acontece é que, por conta da sua nova aparência, Edward perde o papel que nasceu para interpretar. Desolado e sentindo o desespero tomar conta, Edward fica obcecado em recuperar o que foi perdido.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
As Polacas é um drama nacional dirigido por João Jardim e selecionado para o Festival do Rio de 2023. O filme é inspirado na história real das mulheres que chegaram ao Brasil vindas da Polônia em 1867 com a esperança de uma vida melhor. Fugindo da perseguição aos judeus e da guerra na Europa, o longa acompanha a saga de Rebeca (Valentina Herszage), uma fugitiva polonesa que vem ao Brasil com o filho, Joseph, para reencontrar o esposo e começar a vida do zero. Porém, as promessas caem por terra quando, ao chegar no Rio de Janeiro, a mulher descobre que o marido morreu e, agora, está sozinha em um país desconhecido. Até que seu caminho cruza com o de Tzvi (Caco Ciocler), um dono de bordel envolvido com o tráfico de mulheres que faz de Rebeca seu novo alvo. Refém de uma rede de prostituição, Rebecca se alia às outras mulheres na mesma situação para lutar por liberdade.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Do aclamado diretor Alejandro Monteverde, conhecido por Som da Liberdade, Cabrini, narra a extraordinária jornada de Francesca Cabrini (Cristiana Dell’Anna), uma imigrante italiana que chega a Nova York em 1889. Enfrentando um cenário de doenças, crimes e crianças abandonadas, Cabrini não se deixa abater. Determinada a mudar a realidade dos mais vulneráveis, ela ousa desafiar o prefeito hostil em busca de moradia e assistência médica. Com seu inglês precário e saúde fragilizada, Cabrini utiliza sua mente empreendedora para construir um império de esperança e solidariedade. Acompanhe a ascensão dessa mulher audaciosa, que, enfrentando o sexismo e a aversão anti-italiana da época, se torna uma das grandes empreendedoras do século XIX, transformando vidas e deixando um legado de compaixão em meio à adversidade.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em Kraven – O Caçador, acompanhamos a história de origem de um dos vilões da franquia Homem-Aranha. De origem russa, Kraven (Aaron Taylor-Johnson) vem de um lar criminoso e de uma família de caçadores. Seus poderes nascem de uma força sobrenatural e super humana que o faz um oponente destemido e habilidoso. A relação complexa com seu pai Nicolai Kravinoff (Russell Crowe) o leva para uma jornada de vingança e caos para se tornar um dos maiores e mais temidos caçadores de sua linhagem. De frente para questões familiares, Kraven mostra sua potência nesse spin-off.