Mesmo com senhores feudais e seus vassalos, batalhas de espada e de parecer uma típica história medieval, “O Último Duelo” se mostra atual e infelizmente uma representação muito similar a de uma mulher que hoje busca justiça.
O longa é baseado no livro homônimo escrito por Eric Jager e conta a história real de Jean e Marguerite de Carrouges que em 1386 acusaram Jacques Le Gris de ter estuprado Marguerite. A acusação resultou no último duelo judicial na França. O duelo até a morte revelava a vontade de Deus, e o homem que sobrevivesse estaria contando a verdade.
A história do último duelo dividiu opiniões durante todos esses anos, mas assim como Jager, os roteiristas Nicole Holofcener, Ben Affleck, Matt Damon escolhem acreditar na versão de Marguerite. Embora tenha alguns erros, como a metáfora desnecessária usando um cavalo, o longa, dividido em três capítulos que leva o espectador pela versão da história de cada protagonista, tem um roteiro consistente e sensível.
Apesar de ter escrito o roteiro, o capítulo e a performance de Matt Damon deixam a desejar. Seja pela incapacidade de manter o sotaque ou pela falta de carisma que o ator emprega em sua atuação, Jean de Carrouges, mesmo sendo um dos protagonistas e um dos “injustiçados” com o ato de Le Gris, não consegue ganhar a empatia do público. Fica claro que o intuito é que o personagem seja alguém mais simples e até injustiçado, mas mesmo com essa narrativa Jean não consegue ganhar ninguém para o seu time.
Infelizmente a monotonia e a antipatia do personagem de Matt Damon prejudicam o primeiro ato do filme e, com certeza fará com que no futuro – quando o filme chegar aos streamings – o público de casa pause e troque de título.
No segundo capítulo as coisas começam a melhorar. Ao invés de guerras começamos a experimentar a vida luxuosa dos senhores feudais. Ainda que o ponto de vista continue masculino, desta vez acompanhando Jacques Le Gris, é possível observar através de pequenos detalhes o papel das mulheres da corte. As performances também melhoram exponencialmente.
Adam Driver dá vida a Le Gris, um galanteador que em sua narrativa consegue convencer o público de sua integridade até o último segundo quando se revela apenas mais um homem que se vê como proprietário do corpo de uma mulher. Junto com Jodie Comer, que interpreta Marguerite de Carrouges, os atores apresentam as performances mais consistentes, que se encaixam perfeitamente na história.
Ben Affleck, também no segundo capítulo, traz uma interpretação impecável do Conde Pierre. Um personagem caricato, exatamente o que você espera da corte francesa da idade média. Affleck não tem medo de exagerar na sua versão de Pierre, o tornando quase um alívio cômico em alguns momentos, o que traz um respiro ao filme.
Por fim, no último capítulo conhecemos a versão de Marguerite de Carrouges, a filha de um nobre traidor da coroa que teve como única opção casar sua filha com um escudeiro sem muitos bens. Ao contrário de seu papel em “Free Guy”, Jodie Comer parece se encaixar perfeitamente em dramas de época e traz uma representação sóbria e graciosa de Marguerite. No clímax da trama, apesar de Jean e Jacques estarem duelando, os olhos se voltam para a personagem de Comer.
Ridley Scott, mais uma vez em seu elemento, não decepciona. Seja no foco nas correntes ao que envolvem os pés da personagem ou nas encenações do mesmo acontecimento, o tom que o diretor traz ao filme, junto com o trabalho dos roteiristas, consegue transmitir a seriedade da história.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
As Linhas da Mão é um longa documental sobre encontros imprevisíveis que fez Viviane de Cássia Ferreira, uma artista brasileira de cinquenta anos, falar sobre a sua experiência e vivência com a loucura. O longa reúne músicas, conversas e performances que, juntos, abrem uma discussão política da arte, assim como estereótipos do que é a loucura no mundo atual.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Lucía tem 6 anos e é uma menina transexual que seus colegas continuam chamando pelo antigo nome. Querendo fugir daquele ambiente, ela só quer a chegada do verão para deixar para trás o inferno que sofre na escola. Mas, sua mãe tentará esconder sua situação na cidade para se desconectar e poder ficar calma. Os desejos de ambas não demorarão a se complicar durante alguns meses que mudarão suas vidas.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta animação, Beckett (Mo Gilligan) é um gato mimado que não reconhece a sorte que ao ser resgatado e acolhido por Rose (Simone Ashley), uma estudante apaixonada e de bom coração. Mas sua rotina sofre mudanças quando ele perde sua nona vida e o destino entra em cena para colocá-lo em uma jornada transformadora.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
A relação entre Eugenie, uma conceituada cozinheira, e Dodin, para quem trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, seu vínculo se transforma em um romance e dá origem a pratos deliciosos que impressionam até mesmo os chefs mais conceituados. Quando Dodin se depara com a relutância de Eugenie em se comprometer com ele, ele decide começar a cozinhar para ela.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Baseado em experiências reais de quase morte, o longa de Stephen Gray e Chris Radtke explora a vida após a morte com a orientação de best-sellers do New York Times, especialistas, médicos e sobreviventes que ajudam a lançar uma luz sobre o que nos espera.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta sequência da franquia Ghostbusters, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida.